Turismo

Viajar faz bem à saúde. Aprenda com quem mais sabe sobre o assunto

Idosos dão um novo sentido à fase da vida dedicada ao descanso: desbravar os quatro cantos do mundo, fazer amizades, experimentar sabores, lugares e aventuras sem preocupação com o tempo

Luíza Figueiredo*
postado em 08/11/2018 14:30

Solange Palma da Cruz, já perdeu as contas de quantas viagens já fez

;Eu não paro em casa, tenho costume de fazer sete viagens por ano;, revela a dona de casa e costureira Solange Palma da Cruz, entre risadas. Emendar uma viagem na outra e, assim, colecionar boas memórias é o desejo de muitas pessoas. O diretor da Agência de Viagens CVC, Claudio Villanova, observou que os idosos ;estão aproveitando a aposentadoria ou até mesmo maior disponibilidade de tempo para realizarem viagens, tanto a lazer quanto para uma vivência cultural mais profunda, como os programas de intercâmbio;. Solange, de 74 anos, contabiliza mais de 50 destinos na memória e brinca: ;eu até pergunto na agência de viagem se eles não vão me dar uma passagem de brinde, do tanto que eu fecho pacote com eles;. Ela conta que desde que seu filho caçula se casou, nunca mais parou de turistar. ;Eu adoro!”.

Aos 80 anos, Dilva Pinheiro garante que a idade não é empecilho para viajar: novas aventuras

De acordo com a pesquisa Sondagem do Consumidor ; Intenção de Viagem, feita em novembro de 2017, pelo Ministério do Turismo, 30,4% dos idosos com mais de 60 anos mostraram ter intenção de viajar nos próximos seis meses. O aumento no número de pessoas da terceira idade fez com que o mercado de turismo se especializasse mundialmente na oferta de programações especiais. Claudio Villanova informou que em 2017 os idosos representaram mais de 20% dos consumidores que fecharam pacotes e embarques. Ainda no mesmo ano, segundo a diretora da Experimento Intercâmbio Cultural, Patrícia Valle, ;10% dos clientes que fecharam pacote de intercâmbio tinham mais de 60 anos;. A oferta inclui estudo em sala de aula, atividades extras, como aulas de dança e visitas guiadas a museus.

Dilva Pinheiro, 80 anos, conta que sempre gostou de viajar. A mudança dos netos para o Canadá a motivou conhecer o país. ;Sempre quis conhecer, se todo mundo vai, por que eu não posso? Foi o lugar que mais gostei. Fiquei três meses. Foi ótimo;. A aposentada conta que a idade não é empecilho para novas aventuras, ;eu tenho a saúde de ferro;.

José Maria fez intercâmbio na cidade do Porto, em Portugal, e também em Maputo, na África:

José Maria Camargos, 65 anos, já fez cinco intercâmbios por diferentes países e incontáveis viagens pelo mundo. Para ele, ;quando você viaja, conhece pessoas, e todo tempo que se tem é para viajar;. Desde 2007, ele vai à África duas ou três vezes por ano. Lá, desenvolve um trabalho social junto a uma ONG, voltada a crianças, idosos, mulheres ou pessoas necessitadas. Segundo ele, a idade é só um número. ;Só o corpo fica mais velho, mas o espírito continua o mesmo, nao tem diferença nenhuma;.

Palavra do especialista

Benefícios imediatos

O geriatra, Einstein Camargo reforça a ideia de que, ;antigamente, os idosos ficavam em casa ajudando a cuidar dos netos e hoje isso ocorre em menor proporção. De fato, eles adoram viajar;. Os benefícios que se tem em viajar não são apenas em conhecer novos lugares e costumes. A forma de ;socialização, permitindo uma troca de experiências e aprendizado; estímulos cognitivos, sobretudo para memória sensorial, melhorando atenção e permitindo ganhos cerebrais, melhora do humor e atividades físicas, como caminhadas. Conhecer lugares, falar línguas diferentes e ter sensações emocionais boas é extremamente nutritivo ao cérebro, humor e coração;, explica.

O que diz a lei
De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei n; 10.741 é obrigatória a reserva de duas vagas gratuitas nos assentos de transporte interestadual. Se estas estiverem ocupadas, o idoso desembolsará 50% do valor da passagem. Vale ressaltar que a lei se aplica em casos de idosos que recebam renda igual ou inferior a dois salários mínimos (R$ 1.908).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação