Turismo

Um pedaço da Itália em terras capixabas

A forte influência do país europeu é decorrente da imigração. Com ela, vieram a produção do vinho e a rica gastronomia com um cardápio de massas

Marta Vieira - Especial para o Correio
postado em 17/11/2018 10:00

A cidade é a maior produtora de uvas e vinho do Espírito Santo, que também produz bebida de jaboticaba

Berço da colonização italiana no país, o município de 21,8 mil habitantes preserva também os feitos de seu ilustre filho, o patrono da ecologia no Brasil, Augusto Ruschi. O biólogo e naturalista ganhou fama internacional, ao estudar o comportamento dos beija-flores e a diversidade da fauna e da flora da mata atlântica.

Distante cerca de uma hora e meia de Vitória ou Vila Velha, Santa Teresa oferece fins de semana com gosto de festa de rua, ao som de boa música ao vivo, que o turista curte de dia e à noite, num roteiro de restaurantes com variada carta de vinhos e cardápio de massas. O ponto forte é a aconchegante Rua de Lazer (Rua Coronel Bonfim Júnior), no centro do município, tapete de cantinas e uma cafeteria sob admirável conjunto arquitetônico e cultural.

é possível conhecer a história da fundação da cidade
A primeira capela da cidade, dedicada à Santa Teresa, foi construída em 1898. Em 1906, passou por reforma e pode ser visitada diariamente. Os sinos foram doados por Dom Pedro II. No pátio da Matriz, foi erguido um monumento em homenagem ao primeiro cinquentenário da fundação do município. Lá é possível conhecer os nomes dos primeiros imigrantes.

Os aventureiros podem praticar voo livre
Santa Teresa é o maior produtor de uva e vinhos em terras capixabas. Para conhecer a produção local, comece pela feira de produtores, que vendem belos tomates, batatas, banana e quiabo, verduras e flores, ao lado da rodoviária local. Vinícolas, cachaçaria, cervejaria, cantinas e restaurantes erguidos na serra formam o circuito turístico Caravaggio, que leva ao redor de duas horas, com degustação.

Os sinos da igreja Matriz foram doados por Dom Pedro II
A 8 quilômetros do centro, o turista alcança a Rampa de Voo livre Amauri Fernandes, a 915 metros de altitude e com desnível de 280 metros. Diversas atividades de esportes de aventura podem ser feitas no local. Experimente, ainda, a observação de aves encontradas em Santa Teresa, sob agendamento com condutores especializados. Informe-se na Secretaria de Turismo e Cultura do município.

Confraternização

A forte influência do país europeu é decorrente da imigração. Com ela, vieram a produção do vinho e a rica gastronomia com um cardápio de massas


O espaço de lazer e gastronomia (Rua do Lazer) pertence aos visitantes, sem trânsito, e com apresentações musicais no asfalto, onde os restaurantes distribuem suas mesas nas noites de sexta-feira; tardes e noites de sábado e todo o domingo e feriados. As baixas temperaturas, que na média do ano gravitam em 16 graus, é companheira bem-vinda para as refeições à moda italiana, regadas a muito vinho.

A primeira morada dos italianos no Brasil oferece massas artesanais, cafés, doces e biscoitos, além de vinho, cachaça e cerveja, que o cliente pode adquirir nas lojas das fazendas e dos restaurantes que vão serpenteando as montanhas de Santa Teresa. São dezenas de empreendimentos, parte deles familiares. Ao redor de 90% da população tem descendência italiana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação