Turismo

Miami de água na boca, conheça a gastronomia plural

Confira locais que pedem uma visita, mesmo que a fome não aperte, na capital latina dos Estados Unidos. Tem cubana, mexicana, dominicana, além das tradicionais japonesa e italiana. E até norte-americana!

Leonardo Meireles
postado em 25/11/2018 10:00

Na Española Way, em Miami Beach, os sabores latinos predominam

Miami está longe de ser uma cidade tipicamente norte-americana quando o assunto é a comida. Afinal, metade da população que mora lá nasceu no exterior, principalmente em países latino-americanos. Isso significa centenas de opções de sabores para todos os gostos e curiosidades. São cozinhas comandadas por chefs que preparam pratos muito bem conhecidos por eles e elas, que fizeram parte da vida deles e delas. Ou seja, originalidade direto para o paladar do cliente.

Tamanha diversidade fez com que tours culinários surgissem por toda a cidade. Um deles oferece roteiros em cinco lugares diferentes, com preços entre 50 e 70 dólares, dependendo da quantidade de pratos e restaurantes visitados. Little Havana, Wynwood, South Beach, Miami Design District e Coconut Drive são atendidos especificamente pelo serviço oferecido ao Turismo. Em duas horas e meia, as cozinhas italiana, cubana e mexicana, além de uma sorveteria e uma casa de vinhos, podem ser apreciadas pelo cliente.

O St. Roch Market reúne várias cozinhas em um só lugar: espaço e oportunidade a chefs locais
Participamos do roteiro no Miami Design District, que é uma ótima opção para o turista, já que o local é um dos mais chiques da cidade. Louis Vuitton, Cartier, Dior, Bulgari, Ermenegildo Zegna, Burberry, Tiffany, Versace e uma infinidade de outras grifes luxuosas e famosas estão por lá. Se o dinheiro é curto para entrar nessas lojas, dá pelo menos para desfilar nas calçadas e aproveitar a culinária, muito mais em conta.

Na primeira parte do tour, surge o St. Roch Market. Na verdade, um projeto que surgiu em Nova Orleans e foi repetido em Miami. ;Nosso objetivo aqui é ser uma incubadora culinária. É difícil para um chef local conseguir espaço e dinheiro. Nós ajudamos;, conta Kenzi Motai, assistente de direção do local. Lá, 12 ;vendinhas; oferecem cozinhas vegana, sulista, italiana, frutos do mar, mexicana, peruana/japonesa, israelense, vietnamita, asiática, drinques, café e sorvetes. Dá para sentar por ali e passar boas horas experimentando.

Na Esteban Kitchen, purê de mandioca, banana e, claro, carne de porco, especialidade da casa
Depois, uma passadinha na casa de vinhos Abaco, que também oferece cursos rápidos de 45 minutos. É para abrir o apetite antes de seguir para uma das casas mais famosas do local: Esteban Kitchen. Com visual retrô, a cozinha cubana brilha aqui, principalmente com pratos feitos à base de carne de porco. Uma caminhada para olhar lojas e as pessoas que frequentam o Miami Design District ; que no total possui 18 blocos ; até chegar a uma espécie de barraquinha de comida mexicana. Uma deliciosa tortilla feita de massa orgânica é oferecida em um beco, chamado de Jade Alley, para comer de pé mesmo, sem frescura.

Por fim, um sorvete para adoçar a vida. Na Mad Lab Ice Cream, sorvetes artesanais são servidos em copinhos ou casquinhas. Mas há também cheesecakes, brownies, cookies e macarons, entre outras guloseimas. Dá para comer dentro da loja ou sentar à mesa e observar a praça central do Miami Design District, onde ocorrem shows e há uma obra de arte chamada Fly;s eye dome, feita pelo artista Buckminster Fuller.

Em todos os pontos

A Mad Lab Ice Cream tem sorvetes artesanais e outras guloseimas para  a sobremesa

No burburinho da cidade, em Miami Beach, uma rua chamada Española Way chama a atenção dos turistas quando o assunto é a culinária. Havana 1957, Mojitos Lounge, Oh! Mexico e Boteco Copacabana ; yes, estamos lá ; dão uma ideia da diversidade do local. Um dos pontos de maior destaque é o restaurante espanhol Tapas y Tintos. Vale a pena provar as tapas e a paella, acompanhadas de deliciosa sangria.

Por falar em bebida, uma das modas de Brasília e do Brasil se repete em Miami: a cerveja artesanal. Os comerciantes da cidade se uniram para ganhar força e formaram um grupo chamado Miami Craft Breweries. No total, 19 cervejarias fazem parte, em bairros famosos, como Miami Beach e Coral Gables, até locais menos badalados, com Doral e Kendall. Em breve, eles prometem, haverá um roteiro da cerveja.

Outras delícias

Confira outros restaurantes, lanchonetes, sorveterias e cafés na região de Miami, além dos citados na matéria, para todos os gostos e bolsos:


; Azucar Ice Cream Company
; Casa Juancho
; Casa Panza Café
; El Cristo Restaurant
; Velvet Cr;me Doughnuts & Coffee
; Chef Creole
; Leela;s
; Green Garden Organics
; Jackson Soul Food
; Farmers Market Restaurant
; The Surf Club Restaurant
; Sushi Erika
; Vista
; Malibu Farm Miami Beach
; Mason Eatery
; Ahi Sushi Miami
; Sanguich De Miami
; Obra Kitchen Table
; Makoto
; Le Sirenuse Miami
; Pinch Kitchen
; Sherwoods Bistro
; Mandolin Aegean Bistro
; Amara at Paraiso
; 27 Restaurant
; Alter
; Mignonette
; All Day
; La Camaronera
; Joe;s Stone Crab

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação