Turismo

Tempo de Natal, em Fotaleza

O Natal chegou mais cedo ao nordeste brasileiro. Na capital do Ceará, os dias ensolarados não ficam atrás das noites iluminadas e cheias de atividades culturais

Luíza Figueiredo*
postado em 27/11/2018 17:40

Uma das apresentações natalinas, no Natal de Luz.

A imagem do natal, com neve cobrindo as árvores, o chão branquinho e as pessoas vestidas com casacos pesados está distante de nós, brasileiros. Porém, a data, para muitos, é o momento de celebrar com a família, no aconchego de casa. Quem pretende fazer uma festa diferente, pode aproveitar o sol e descobrir lugares que oferecem uma programação personalizada para que o momento seja especial. Fortaleza, a capital do Ceará, é indicada como o 2; destino mais procurado pelos turistas quando o assunto é férias no Brasil, segundo o Ministério do Turismo (MTur). E, por que não visitar esse paraíso no período natalino?

Em sua 22; edição, o Ceará Natal de Luz, é uma programação voltada para toda a família, e atrai tanto os turistas quanto os moradores da região. Inspirada na campanha da fraternidade, com o tema anual "Fraternidade e superação da violência", o objetivo é promover a paz. "Somos luz. Somos da paz", é o lema da festa deste ano. A mensagem é voltada diretamente às crianças, para que o espírito do Natal chegue até suas famílias. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Francisco de Assis Cavalcante, enfatiza que o intuito é, "eternizar a paz, contribuir para que as pessoas sejam cada vez melhores".

[FOTO1292629]

A boa notícia é que o evento já começou, na Praça do Ferreira. As cores vermelha, branco e verde tomam conta do local, com inúmeros pisca-piscas decorando grandes edifícios. A programação segue até 23 de dezembro. Serão feitas apresentações musicais, atividades de corrida e ciclismo, concurso de fotografias, entre outras atrações, diariamente. No dia 9 de dezembro, a capital receberá o cantor Gilberto Gil, que se apresentará no Cineteatro São Luiz. No dia 16 de dezembro, será a vez do cantor, Toquinho comandar o palco, na Praça Portugal.

Aos interessados em participar do concurso de fotografia, o prêmio de R$3 mil reais será ofertado ao primeiro colocado. Para isso, é preciso fazer uma foto e publicar no Instagram com a #CearaNatalDeLuz, entre os dias 23 novembro a 16 de dezembro, sem edição. A comissão julgadora escolherá as 20 melhores imagens que serão votadas.

SUSTENTABILIDADE

Desde 2007, o evento promove a troca de garrafas pet por mudas de plantas, como contribuição para a redução da poluição. A meta seria o plantio de 1 milhão de árvores plantadas até 2017, mas o número foi alcançado três anos antes. Os tipos variam entre acerola, caju, ipê, sapoti. Para este ano, a intenção é distribuir 100 mil mudas. As trocas podem ser feitas na Praça do Ferreira, de segunda a sábado, das 8h às 19h e no domingo, das 16h às 19h. Na Praça Portugal, a ação acontece somente aos fins de semana, a partir das 17h.

*Viajou à convite da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza e da companhia aérea GOL.
*Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação