Turismo

Diversão segura. Os locais que oferecem melhor acessibilidade aos clientes

Tempo, responsabilidade e tranquilidade. Viajantes com mais de 60 anos merecem atendimento e estrutura especiais. Setor turístico se prepara para oferecer qualidade a esse público que chega a 30 milhões somente no Brasil

Luíza Figueiredo*
postado em 28/11/2018 14:25

Tempo, responsabilidade e tranquilidade. Viajantes com mais de 60 anos merecem atendimento e estrutura especiais. Setor turístico se prepara para oferecer qualidade a esse público que chega a 30 milhões somente no Brasil

Já se foi o tempo em que chegar à terceira idade era o período de se sentar numa cadeira de balanço, supervisionar a vida dos netos ou se reunir com amigos em clubes de livros ou programações tranquilas. Vivendo mais, com melhor qualidade de vida, mais tempo e condição financeira estabilizada, os idosos se tornaram um segmento cobiçado por agências e clubes de viagem. O pós-60 é a idade ideal para conhecer o Brasil e o mundo.

De acordo com números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) em 2017, a população com mais de 60 anos somou 30,2 milhões no país. A estimativa é de que em 2027 atinja os 37 milhões. Os dados demonstram que a expectativa de vida cresceu. O brasileiro está vivendo mais, com melhor saúde e com uma nova mentalidade.

O fator idade, portanto, não trancou o idoso em casa. Pelo contrário, abriu a porta para descobertas, com mais desenvoltura e no ritmo adequado a cada um. Porém, tão importante quanto a liberdade conquistada pela população da terceira idade é a qualidade de serviço que é oferecido aos turistas dessa faixa etária. A questão é tão importante que o Ministério do Turismo (MTur) lançou há dois anos uma cartilha com dicas para atender bem ao turista idoso. Entre as informações importantes, a acessibilidade ganha destaque, não só para os que têm alguma deficiência, como para facilitar o acesso, dar mais qualidade e autonomia a esse público, que merece um atendimento diferenciado.

Empresários e prestadores de serviço na área do turismo estão, aos poucos, adaptando locais e treinando profissionais para atrair clientes maduros. Como modelo de inclusão, o Park Hotel Modelo, em Pinhalzinho, interior de São Paulo, é um hotel fazenda que oferece várias atividades ao ar livre à terceira idade. Além disso, as acomodações também contam com rampa de acesso e barras no banheiro, caso seja necessário. Durante todo o ano, a pousada oferece preço especial aos idosos. Esses equipamentos são alguns dos itens recomendados na cartilha do MTur.

[FOTO1293151]


O Termas de Jurema Resort Hotel, em Iretama, Paraná, oferece serviços e equipamentos especiais aos idosos. Barras em todos os banheiros, corrimões nas áreas externas, quartos espaçosos, enfermaria 24h e cadeiras de roda elétricas. O gerente-geral, Wagner Pereira, explica que a rede considera importante as melhorias à terceira idade, ;queremos personalizar nossos espaços e garantir um serviço de excelência, com todos os benefícios que os hóspedes merecem;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação