Turismo

Com melhor preço ofertado aos idosos, ficou mais fácil turistar pelo país

Leis que resguardam o direito dos idosos o impulsionam a sair de casa e conhecer novos lugares

Luíza Figueiredo*
postado em 28/11/2018 15:00

Gerusa Caldas considera importante ter equipamentos especiais em hotéis ou pousadas

Com mais disponibilidade de tempo, turistas da terceira idade podem aproveitar promoções nas baixas temporadas em hotéis, pousadas, meios de transporte, restaurantes etc. Ao mesmo tempo em que o mercado supera a ociosidade, os visitantes ganham mais opções de passeio. Com os filhos criados, muitos se aposentam e decidem que é hora de se dedicar ao bem-estar pessoal.

Além de alguns locais adotarem serviços específicos em relação à acessibilidade, eles também oferecem preços amigos aos hóspedes da melhor idade. O economista Adriano Severo parte da ideia que, com o crescimento da população de idosos, a oferta de serviços precisa se reinventar. ;Isso acontece constantemente, e é um ponto positivo para o mercado. Os idosos são os que mais precisam de atenção;.

Em Balneário Camboriú, Santa Catarina, o número de turistas idosos tanto quanto moradores visitantes só cresce. A vice-presidente do Sindicato dos Hotéis e do Conselho Municipal do Turismo, Dirce Fistarol, enfatiza ;nos sentirmos realizados porque o incentivo deixa a cidade mais feliz, não existe depressão, aqui todos dançam, fazem ginástica na praia ou em academias;.

A cidade estimula os turistas idosos no sentido financeiro, com descontos de 30 a 35% em estadias em todos os hotéis ; que adotaram rampas em sua estrutura ; nos períodos de março a dezembro, e no cultural, com atividades de lazer como ginástica na praia, caminhadas à beira-mar, atividades físicas em praças, danças no Centro de Referência, todas estas gratuitas.

É certo que a pessoa idosa, especialmente no Brasil, tem alguns benefícios (muitos garantidos pelo Estatuto do Idoso, Lei n; 10.741/2003) e prioridades. Um deles é o transporte gratuito em ônibus, trem ou barco para idosos de baixa renda em viagem interestadual.

A aposentada Maria Gerusa Caldas, 66 anos, aprova os descontos que são oferecidos, já que, segundo ela, ;podemos ir fora de temporada;. A idosa ressalta que a acessibilidade em locais comuns e principalmente nos quartos é muito importante, ;acho que as pessoas se preocupam com isso e temos que ter cuidado. O acesso faz a diferença;.


Pesquisas mostram alta no número de turistas acima dos 60 anos
Economize na viagem
Lei garante duas vagas gratuitas para maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. Caso as vagas estejam preenchidas, deve ser aplicado um desconto de, no mínimo, 50% do valor da passagem. A medida é válida para veículos convencionais, isto é, não vale para ônibus executivos, leito-cama ou similares. É preciso solicitar o benefício diretamente nos guichês da transportadora. Para emitir o bilhete de viagem gratuito, o idoso deve comprovar idade, por meio de qualquer documento de identidade oficial com foto, e também sua renda. Ou apresentar a Carteira do Idoso.

Fique esperto

Para garantir que a viagem transcorra bem, é fundamental seguir algumas recomendações.

; Evite trajetos longos: leve em consideração a quantidade e a duração dos voos ou dos deslocamentos em ônibus. No transporte aéreo, o melhor é evitar conexões, principalmente as que têm um intervalo muito curto entre um voo e outro. As escalas, apesar de não ser necessário descer da aeronave, podem tornar a viagem mais longa e, consequentemente, mais cansativa.

; Monte um roteiro leve: incluir menos passeios, considerando tempo extra para cada atividade e incluindo no planejamento alguns dias a mais. Assim, é possível aproveitar cada lugar com calma e, eventualmente, dedicar mais horas a atrativos não previstos ou àqueles que mais agradaram.

; Faça um check-up antes de viajar.

; Leve os medicamentos necessários, principalmente para viagens internacionais. Deve-se levar todos os remédios de uso contínuo e, por garantia, ter uma cópia das receitas médicas.

; Faça um seguro de saúde para viagens internacionais. Preste atenção às letras pequenas das apólices, para garantir a cobertura a qualquer tipo de eventualidade.

; Fique atento a possíveis golpes de viagem. Idosos são tidos como mais vulneráveis e podem ser alvos fáceis. Jamais passe seus dados para desconhecidos, mas tenha sempre consigo um cartão com informações básicas, incluindo endereço do hotel e telefones importantes.

; Por fim, prioridades para idosos são unanimidade em quase todo o mundo, portanto, cobre pelos seus direitos!

Fonte: Skyscanner

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação