Bertha Maakaroun - Especial para o Correio
postado em 03/12/2018 10:00
Rodopiam alucinadamente em sentido anti-horário. Em círculo, os dervixes trazem longos chapéus cônicos, que simbolizam o ;túmulo do ego;. Renascidos espiritualmente para a viagem da verdade, como piões libertos de suas capas pretas, deixam que as tradicionais vestes brancas flutuem sobre o maleável corpo em jejum. O pé direito comanda o giro, impondo pequenas torções sobre o pé esquerdo. Os braços se abrem, a mão direita se eleva ao céu, pronta para receber a energia divina que fluirá pela palma da mão esquerda, virada para a terra. O olhar embaralhado sem foco vaga ao alcançar, em êxtase, a união perfeita com Deus, a libertação de toda agonia e dor humana do estar e desejar.
A embriagante dança dos dervixes que rodopiam é carregada de simbologia e se inicia com a melodia da flauta de bambu ; ;ney; ;, que espalha o ;sopro de Deus; e se junta ao ;duvar; ; tambor ; aos pratos e ao ud. O ambiente se enche com o recitar da Na;t-i Serif, que louva o profeta Mohammed, os outros profetas que antes dele chegaram, e a Deus, que tudo criou.
Denominada Sema, a impressionante cerimônia é protagonizada pela ordem ascética sufista Mevlevi, corrente mística do islamismo, fundada em 1273, em Konya, região da Anatólia, na Turquia, a partir de onde gradualmente se difundiu pelo Império Turco-Otomano. A ordem sufista Mevlevi foi inspirada pelo mestre espiritual ulama ; guardião, intérprete e erudito do islã Celaleddin-i Rumi (1207-1273), também conhecido como Mevlâna, poeta persa entre os mais importantes pensadores do misticismo turco-islâmico.
E é precisamente em Konya, no Museu de Mevlâna, no antigo monastério dervixe, obra da arquitetura seljúcida do século 13, onde cerca de 1,5 milhão de peregrinos buscam todos os anos a filosofia de união espiritual e amor universal apregoada por Rumi, autor de Mathnawi, seis livros que contêm 25 mil dísticos rimados, 2,5 mil odes místicas e 1,6 mil quadras com o seu pensamento foi ditado ao longo de 15 anos, sempre que a inspiração lhe ocorria, em qualquer hora ou lugar, fosse meditando, dançando, cantando, comendo ou andando.
;Aqueles que aqui entram incompletos sairão perfeitos.; A inscrição salta sobre o portal otomano de prata do século 16, à entrada do mausoléu Kubbe-i Hadra ; em tradução livre, Mausoléu Verde ; que integra o Museu Mevlâna. Coberto com mortalha de pesado veludo bordado em ouro, sobre a qual o grande turbante simboliza a autoridade espiritual, o sarcófago de Rumi ; ou Mevlâna ; mira sobre si o domo turquesa arredondado, ainda que talvez preferisse ter por teto o infinito céu.
Rumi está enterrado ao lado do pai Sultanü;l-Ulema (1151-1231), teólogo que muito influenciou a sua formação na tradição sufista, e do seu filho, o sultão Veled (1226-1312). Esse poeta, que um dia escreveu ;a nossa morte é nosso casamento com a eternidade;, tem sobre o seu epitáfio: ;Quando estivermos mortos, não procure nosso túmulo na terra, mas o encontre no coração dos homens;. Entre os 66 sarcófagos de dervixes que repousam no mausoléu, alguns estão ocultos, outros dispostos em plataforma um nível abaixo daquela de Rumi, onde a mensagem cunhada em pedra é dedicada aos peregrinos: ;As coisas lhe parecem como você é;.