Turismo

Azul da cor do mar (de Alagoas)

O litoral do estado é conhecido pelos diversos tons do mar. Para aproveitar ao máximo, uma das alternativas é a hospedagem all inclusive. Para se preocupar apenas em relaxar e curtir as belezas

Leonardo Meireles
postado em 12/12/2018 17:00

;Faça piscinas naturais dentro do mar;
coloque um povo hospitaleiro e bom;
e que a terra seja fértil e a comida típica
melhor que o nosso maná.
Dê o nome de Alagoas e a capital pela
ciganice e beleza de suas noites,
deverá chamar-se Maceió e a padroeira;
Nossa Senhora dos Prazeres.;
(Noaldo Dantas, O dia em que Deus criou Alagoas)


Barco na praia
Colocar as pernas pra cima, pegar um bom livro e deixar o tempo passar. Ou caminhar por belas praias, ao lado de um mar que apresenta diversos tons de azul. Enfim, descansar e olhar as belezas naturais. Essas são as únicas obrigações de quem decide visitar o litoral de Alagoas. O resto vai da escolha do turista ; que pode ser gente do próprio Nordeste, que deixa o bairrismo de lado para elogiar o visual alagoano, brasileiros de todas as partes e estrangeiros, principalmente argentinos. O estado oferece passeios inesquecíveis, ao sul e ao norte. Em especial, para quem viaja com a família.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que os diversos tons de azul no mar de Alagoas é o que mais chama a atenção. Injustamente chamado de ;caribe brasileiro; ; afinal, não é possível comparar aqueles 229km de extensão a lugar nenhum no mundo por causa da combinação de fatores, como o povo, a comida e os tipos de diversão ;, o litoral do estado brilha mais forte por causa daquelas colorações. A Universidade Federal de Alagoas, inclusive, conta com vários estudos que explicam o fenômeno. Dois pontos principais são a presença menor de sedimentos vindos dos rios que ficam suspensos na água salgada e o grande depósito de calcário oriundos dos arrecifes da costa.

Redes dentro de rios ou do mar, para deixar o turista refrescado o tempo inteiro
Pronto, já dá para tirar uma onda de nerd. Agora, vamos ao que realmente importa: curtir o litoral. No caso de Alagoas, ele é dividido em sul e norte. O Turismo visitou um resort, uma pousada exclusiva para casais e uma das praias mais badaladas do litoral norte. E dará aos leitores dicas de como aproveitar bem essas modalidades de férias. Para não dizer que não falamos dele, o litoral sul é bem mais movimentado, conhecido e explorado por turistas e hotéis. Há joias como a Praia do Gunga, a Praia do Francês, as Dunas de Marapé, a Barra de São Miguel e a Foz do Rio São Francisco.

Resort reformulado

O paisagismo chama a atenção, com uma pequena lagoa de boas-vindas para os visitantes
No norte, Ipioca, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Maragogi e Sonho Verde são verdadeiros paraísos. Vamos começar por Ipioca, muito perto da capital Maceió, e o local ideal para a construção de um resort all inclusive feito com o pensamento na família. O Pratagy Beach, do grupo Wyndham, existe há 30 anos, mas há cinco uma nova direção assumiu o comando do lugar e, aos poucos, vem fazendo uma reformulação completa. Dos 242 apartamentos, por exemplo, 70% já passaram por uma renovação. Em maio de 2019, um parque aquático será inaugurado, para felicidade dos pequenos e dos pais, enquanto a piscina principal é reconstruída.

Tudo novo em folha. A parte da praia, por exemplo, foi reestruturada há cerca de um ano, com a plantação de coqueiros e a instalação de gazebos e redes no rio. A construção de apartamentos também está nos planos e acontecerá nos próximos anos. O restaurante central, Canavial, passa por uma renovação e ficará pronto ainda em dezembro, com uma área totalmente climatizada. O complexo conta ainda com um bar na piscina e outro na praia para atender os hóspedes com bebida e comida. E haja comida: como um resort all inclusive, os comes e bebes rolam durante 24 horas.

;O foco é o lazer para a família, e sempre temos uma temática diferente por mês. Em janeiro, por exemplo, será o circo. Se alguém vier aqui nos 12 meses do ano terá uma experiência diferente a cada vez;, aponta Jefferson Rodrigues, analista de marketing do Pratagy Beach. Ao todo são 15 atividades distribuídas pelo dia (e pela noite), com programação especial para as crianças de 4 a 12 anos. Desde as famosas hidroginásticas na piscina, passando por passeios de caiaque e stand-up paddle até luais, apresentações musicais, teatrais e de filmes.

Outro mundo

A área da praia do Pratagy, entre o rio e o mar, foi reformada: relaxamento total

As facilidades e os serviços para os clientes vão da entrada do resort até a beira do mar. Além de três lojas, que vendem de roupas e artesanato local até produtos de ;primeira necessidade; em uma praia ; como o sempre esquecido mas essencial protetor solar ;, há uma sala da Luck Receptivo, uma das mais tradicionais no nordeste, para marcar passeios e traslados. O local é cortado por caminhos para se levar até os quartos, com um gramado chamativo, coqueiros e os manguezais à beira do rio Meirim. A criançada faz a festa ao ver caranguejos e pequenos micos rondando as pequenas matas. Um aviso importante: não é permitido alimentar os animais, porque há uma equipe especial para o tratamento deles.

Os atuais 242 apartamentos são divididos assim: Cabana praia, Studio casal, Cabana, Superior, Superior premium e Studio família. Pelo site, os preços da diária saem a partir de R$ 852, com toda a alimentação e bebidas (inclusive diversas alcoólicas) e as atividades dentro do resort. Academia, teatro, salas de reunião e um belo playground completam as instalações antes de se chegar à ponte que leva até a praia. Então, começa um outro mundo.

A charmosa ponte de madeira, lugar ideal para tirar aquelas cobiçadas fotos que depois vão povoar as redes sociais dos hóspedes, chega até a areia. Diversas atividades são feitas ali, como vôlei, futebol, ginástica funcional e os passeios de caiaque e stand-up. De um lado, um pequeno braço do Meirim serve como base para as famosas ;redes aquáticas, nas quais a pessoa fica deitada dentro d;água, só vendo o tempo passar. Coqueiros, gazebos e cadeiras de praia ; além do bar ; completam a atmosfera, para deixar o cliente à vontade só para descansar.

Para saber mais


Costa protegida por lei federal

Uma das explicações para a cor do litoral alagoano é ser protegido por lei. O Decreto Executivo de 23 de outubro de 1997 criou a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais. O principal objetivo da APA é o cuidado, especificamente, com as praias, os recifes de coral e os manguezais, em uma área que vai do norte de Alagoas até o sul de Pernambuco, em um total de 413 mil hectares.

A proteção não é somente com fiscalização e multas. Em seu texto, o decreto diz também que a APA deve ;ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental;, além de ;incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional;.

Para o turismo, a proteção é fundamental para se manter uma das principais belezas dessa faixa de terra e mar: as piscinas naturais. Elas existem por causa da formação dos corais. Em Alagoas, a formação dessas piscinas ocorre em Pajuçara (praia urbana de Maceió), Ipioca (onde se localiza o resort Pratagy Beach), Paripueira, Japaratinga e as galés de Maragogi.


* O repórter viajou a convite do Pratagy Beach ; Wyndham

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação