Publicidade

Correio Braziliense FÉRIAS

Relaxar é preciso. Conheça os destinos para aproveitar as férias

Festas de fim de ano, verão e recesso são quase sinônimos de viagem. É tempo de deixar o figurino formal e vestir roupas confortáveis. Na praia, no campo ou no frio, a ordem é aproveitar o descanso


postado em 19/12/2018 16:00 / atualizado em 19/12/2018 15:02

(foto: Pxhere/ Reprodução)
(foto: Pxhere/ Reprodução)

A crise econômica que apertou o cinto do brasileiro mudou o perfil do turista, mas não foi capaz de suspender as viagens de férias, quase uma necessidade vital. Recarregar as baterias para enfrentar o novo ano que chega com desafios diferentes na escola, no trabalho ou na vida familar, tem se mostrado mais importante que comprar um carro novo ou móveis e objetos mais caros. É preferível reduzir o tempo de viagem do que ficar em casa. Números de uma pesquisa realizada com moradores da região Centro-Oeste apontam que 67,2% acreditam que a crise impactará negativamente nas viagens, e 56,4% deles se hospedarão em locais mais baratos.

De acordo com o levantamento, realizado pela plataforma Booking.com, que entrevistou mais de 1 mil homens e mulheres nas cinco regiões do país, entre 29 de setembro e 4 de outubro, os brasileiros estão viajando mais dentro do país. São 87,9% de viagens domésticas, sendo 74,1% para outros estados e 13,8%, dentro do próprio estado. O destino preferido para a temporada são as praias nordestinas. A agência de viagens CVC reforça: Maceió, Fortaleza, Natal, Salvador, Porto Seguro, Recife, Porto de Galinhas, nesta ordem, são as praias mais procuradas.

Escolher o destino desejado, organizar a programação e arrumar as malas fazem parte do "pacote" de férias e compõem o cenário desejado. Os números da empresa Booking apontam que 82% costumam viajar com a família (36%) ou a dois (46%). O período do ano contribui em virtude dos festejos de Natal e do Ano-Novo, que ressaltam os sentimentos de aconchego familiar. Neste ano, mostram os dados da pesquisa, os viajantes do Centro-Oeste farão viagens de até 10 dias (55% da população), enquanto 21% passam mais de 11 dias. Já 16% aproveitam um fim de semana e 9%, somente um ferihado; os dados são referentes à região central.

Carol Pacheco organizou uma comemoração única para o Natal e a gravidez: emoção(foto: Kayo Oliveira/ Arquivo pessoal)
Carol Pacheco organizou uma comemoração única para o Natal e a gravidez: emoção (foto: Kayo Oliveira/ Arquivo pessoal)


O fator econômico é o principal ponto levado em consideração na escolha do destino das férias. A CVC e a Booking.com apontam que os brasileiros têm planejado com antecedência as viagens de fim de ano. A atenção às promoções e o parcelamento em até 12 vezes, tanto no boleto bancário como no cartão de crédito, têm ajudado os turistas a passarem o natal e o rèveillon em grande estilo. Entre as duas datas, o Ano-Novo é o mais procurado, já que as pessoas preferem passar o Natal com as famílias, em seus estados.

A publicitária Carol Pacheco, 35 anos, tem um motivo mais que especial, além do Natal e da virada do ano, para estar com os pais. "Fiquei grávida e vou passar o fim de ano com a família,para festejar. “O Natal será em Campo Grande e o Ano-Novo, em Bonito.” A brasiliense aproveitará para turistar na cidade com a família. "Vamos ficar 12 dias, sendo oito em Campo Grande e depois faremos um pequeno tour por Bonito e Ponta Porã". Carol está planejando a viagem desde agosto. “Falta apenas decidir o hotel em que todos vamos ficar. Como é muita gente, é um pouco difícil de organizar”, explica. Para a publicitária, que sempre viaja para a praia, desta vez, fugiu do roteiro. “Nunca ficamos tanto tempo por lá, mas já que nosso primeiro filho está a caminho, queremos estar perto dos meus pais, mais tempo este ano", complementa.
 

Em grande estilo

Quem gosta de festa pode unir a curtição da praia com a programação oferecida por hotéis e resorts à beira-mar. É possível encontrar vaga em alguns deles, não custa tentar, já que, entre os brasileiros do Centro-Oeste, 14% marcaram e/ou compraram a viagem. A média nacional é de 17%. Os brasilienses que não pretendem se afastar da capital, podem comemorar a chegada de 2019 em Caldas Novas. O Turismo dá algumas dicas.


Nannai Resort & Spa Pernambuco 
(foto: Thiago cavalcanti/Nanairesortspa/Divulgação)
(foto: Thiago cavalcanti/Nanairesortspa/Divulgação)

Dá para revezar entre a praia de Muro Alto e seis mil metros quadrados de piscinas que percorrem todo o desenho de sua área de lazer com raias para natação. Na praia, o resort oferece passeios de jangada, caiaque, mergulho com máscara e snorkel. A festa de reàveillon é temática e surpreende a cada ano. O resort tem apartamentos e bangalôs, além de atividades especialmente preparadas para crianças, que contam com um clubinho. www.nannai.com.br / (81) 3552 0101.

Txai Itacaré - Bahia 
(foto: Txai Itacaré resorts/Divulgação)
(foto: Txai Itacaré resorts/Divulgação)

Para celebrar a chegada de 2019, o resort organizou uma programação com música ao vivo e apresentação de Capoeira da Angola, além de um ritual em homenagem a Iemanjá, quando seu altar, repleto de desejos dos hóspedes para o novo ano, é levado em cortejo ao som de percussão até a praia e deixado no mar. Da orla, os participantes celebrarão a chegada de 2019 com queima de fogos. São 38 bangalôs construídos com matéria-prima nativa, como a piaçava e a tala do dendê. Uma sala VIP no aeroporto de Ilhéus recebe os visitantes. www.txairesorts.com / (11) 3040-5010 / (73) 2101-5000.

Salinas Maragogi - Alagoas
Localizado no litoral norte de Alagoas, às margens do Rio Maragogi, adota o sistema all inclusive e fica entre Recife, capital de Pernambuco, e Maceió. O Clubinho do Siri é o espaço infantil, que proporciona contato com a natureza e oferece uma experiência inesquecível às crianças. No Salinas, além das piscinas, é possível se divertir nas quadras poliesportivas, salão de jogos e se aventurar na prática de esportes radicais e náuticos. www.salinas.com.br / 4020 3296.

Caldas Novas - GO
(foto: Caldas Novas/Divulgação/ Flickr )
(foto: Caldas Novas/Divulgação/ Flickr )

Uma das festividades que mais ganham multidão é Caldas Novas no Goiás, e, por isso, quem quiser estar presente na virada de ano deve reservar sua hospedagem com antecedência para não ficar de fora. O local é indicado para aqueles que gostam de muito barulho e festas nas ruas; o show de fogos acontece em frente à prefeitura.

 

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade