Turismo

Aproveite mais e faça uma esticadinha até Ilhéus

Ponto de voos comerciais mais próximo à Ilha de Comandatuba, a cidade famosa dos romances de Jorge Amado tem praias perto do Centro e pontos turísticos que valem a visita

Laura Valente - Especial para o Correio
postado em 24/01/2019 10:00 / atualizado em 19/10/2020 17:17

Ponto de voos comerciais mais próximo à Ilha de Comandatuba, a cidade famosa dos romances de Jorge Amado tem praias perto do Centro e pontos turísticos que valem a visita


Mesmo se a ideia do turista é dar um tempo da cidade grande, Ilhéus é um destino convidativo. Isso porque a cidade, que tem o litoral mais extenso da Bahia e é famosa pelos romances de Jorge Amado, como Gabriela, cravo e canela e Capitães de areia, mantém a atmosfera de interior.

A começar pelo minúsculo aeroporto, que leva o nome do ícone da literatura brasileira, e que chega a assustar alguns passageiros pela pequena extensão da pista. Mas basta desembarcar para deixar o estresse de lado.

Com temperatura média de 30°C durante o verão, a sétima cidade mais populosa do estado preserva a história da época dos antigos coronéis de cacau. Entre os pontos turísticos mais famosos estão o Bar Vesúvio (onde os personagens Nacib e Gabriela se apaixonaram) e o Bataclã (antigo bordel, que hoje funciona como restaurante e museu, revelando o cotidiano da época da cafetina Maria Machadão).

Em Itacaré, a pesca é um dos atrativos, em cidade bem próxima da famosa Ilhéus


Também a Catedral de São Sebastião, a Casa de Cultura Jorge Amado e os mercados de artesanato valem o passeio. Para quem gosta de praia, basta sair um pouco do Centro para encontrar faixas extensas, com bares e restaurantes variados, muita sombra de coqueiro, oferta de água de coco e bons drinques — inclusive servidos no cacau.

Ao lado do aeroporto, a opção de refeição leve e saudável é o Nosso Quintal, Bistrô e Mercearia (Rua David Maia, 182, loja 3). Aberto, inclusive, aos domingos, o espaço, comandado pelo casal de chefs Hélia Mendes e Alan Bufantinha, privilegia ingredientes orgânicos em refeições preparadas na hora.

O Cine Teatro é um dos locais que pode ser visitado na cidade, que reúne praia e cultura  para os turistas


Já que o assunto é o sul da Bahia, por que não conhecer também as vizinhas Itacaré, Itabuna e Canavieiras? Apesar de serem destinos bastante badalados na alta temporada, a grande variedade e extensão das praias não dá ao turista a sensação de estar em um formigueiro, em que se disputa cada centímetro de areia.

Opção sob medida para os que gostam de pescar é aproveitar a temporada de pesca oceânica em Canavieiras, que vai da segunda quinzena de outubro até o fim de fevereiro (para peixes de bico). “Temos saídas de pesca oceânica e também para quem gosta de pescaria de rio. A primeira é realizada em lanchas de 30 a 47 pés, equipadas com navegação via satélite e ecossondas para localização de cardumes e pontos de pesca”, avisa André Ramos, instrutor da modalidade e de pesca esportiva.

 

Pesca esportiva

 

O Vesúvio fez parte das histórias de Jorge Amado. Em frente, fica uma estátua do escritor


Ramos explica que as saídas são em grupos, em diárias com duração média de oito horas, e pensão incluída no valor (sanduíches, frutas, bebidas comerciais). “Temos um vasto pesqueiro, que começa a partir de 18 milhas da costa até cerca de 60 milhas, em profundidades que vão de 75 metros a 400 metros para a pesca do marlin azul, sailfish e marlin branco.” 

O especialista aponta, ainda, peixes costeiros, como dourado, cavala, barracuda, atuns e bonitos. “Esses são capturados no corrico e outras variedades de peixes na pesca de fundo, como dentão, cioba, vermelho, garopas e xaréus. Há uma infinita variedade.” Os preços das diárias, comenta André, variam de R$ 4 mil a R$ 6,5 mil, de acordo com tipo e tamanho da embarcação. É necessário agendar os passeios. Informações: (73) 99918-5657 e (73) 99968-1137.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação