Publicidade

Correio Braziliense EXTERIOR

A capital alça voos maiores

Com frequência de 90 saídas semanais, o Aeroporto de Brasília se prepara para abraçar, cada vez mais, destinos internacionais, graças a decreto do governo local que reduziu a taxa do ICMS do combustível aéreo


postado em 02/02/2019 10:00

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)


Classificado como o terceiro maior do país, o Aeroporto Internacional de Brasília se destaca em aspectos como estrutura, design e capacidade de passageiros. Com 60 anos, o terminal apresenta diversas inovações na área de tecnologia, instaladas pela empresa Inframerica, que administra o local. Neste ano, o Juscelino Kubitschek se prepara para ampliar a oferta de voos internacionais a partir da capital.

Em 2018, o Governo do Distrito Federal publicou o Decreto nº 39.131. Ele garante taxas menores no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incide sobre o querosene de aviação (QAV ou JET-A1) nos voos nacionais. O desconto dá crédito às companhias aéreas brasileiras que ofertarem mais voos internacionais com saídas do aeroporto brasiliense.

O incentivo reduz de 12% para 7% a alíquota do ICMS. No ano passado, o aeroporto registrou 3.546 voos para o exterior. Neste ano, a frequência aumentou para a casa das 90 viagens semanais. Quem ganha com o novo decreto são os passageiros. A assessoria do Aeroporto de Brasília reforça que  “a previsão é de expansão na quantidade de usuários em 2019”.

Em 2019, o movimento no terminal internacional do aeroporto JK vai aumentar (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Em 2019, o movimento no terminal internacional do aeroporto JK vai aumentar (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Por isso também, a própria estrutura do terminal tende a melhorar. Hoje, o complexo tem diversas opções de lanchonetes, lojas de maquiagem, perfumaria, adegas, caixas eletrônicos e uma sala VIP, apontada como a melhor da América Latina, de acordo com o ranking da Priority Pass. O Turismo selecionou as saídas de voos internacionais de distintas companhias aéreas que farão parte da rotina do aeroporto.

No ar

GOL 

Miami
Orlando
Buenos Aires
Cancún (a partir de 27 de junho)

LATAM
Buenos Aires
Punta Cana

AMERICAN AIRLINES
Miami

TAP

Lisboa

COPA AIRLINES
Cidade do Panamá

 

* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade