Publicidade

Correio Braziliense

Bauhaus: 100 anos de uma lenda

O primeiro centenário da Bauhaus é um ótimo motivo para voar direto para a Alemanha e conferir os eventos e marcos da arquitetura e design espalhados pelo país ao longo do ano


postado em 26/03/2019 19:44 / atualizado em 27/03/2019 14:57

Prédio da Bauhaus, em Dessau, na Alemanha: projetado por Walter Gropius, hoje sedia a Fundação Bauhaus.(foto: DZT (Centro de Turismo Alemão)/ Divulgação)
Prédio da Bauhaus, em Dessau, na Alemanha: projetado por Walter Gropius, hoje sedia a Fundação Bauhaus. (foto: DZT (Centro de Turismo Alemão)/ Divulgação)
Quando Walter Gropius fundou a Escola Bauhaus em 1919 em Weimar, Alemanha, será que imaginava que 100 anos depois o mundo festejaria tanto o movimento? Provavelmente sim. Bauhaus virou sinônimo de simplicidade, elegância e funcionalidade elevadas à enésima potência, que permeiam várias vertentes do design, arquitetura e artes.

Grandes nomes do modernismo passaram e ensinaram na escola — de Mies Van Der Rohe a Marcel Breuer, de Kandinsky e Paul Klee a Josef Albers — entre muitos outros. A Escola Bauhaus nasceu em Weimar, cidade do nordeste da Alemanha, onde viveram Schiller, Goethe e Nietzsche.Cresceu e avançou para cidades como Dessau e Berlim e foi fechada pelos nazistas em 1933.

Gropius e muitos outros seguiram para o mundo e fizeram história. Bauhaus 100 anos é um ótimo motivo para pegar um voo direto para a Alemanha e conferir os eventos e marcos da arquitetura e design espalhados pelo país ao longo do ano, como a inauguração do Museu Bauhaus Dessau (projeto do escritório de arquitetura Gonzalez Hinz Zabala ) em setembro de 2019, um dos destaques do centenário.

 

Serviço:

Quem leva: Lufthansa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade