postado em 30/03/2019 10:00
Quem curte viagem que contempla cultura e história certamente vai amar Puerto Plata, na costa da República Dominicana. A cidade é repleta de atrações que proporcionam uma viagem à história do continente americano. ;A República Dominicana é conhecida como o berço das Américas, e Puerto Plata tem o privilégio de ser um registro desse passado;, afirma Magaly Toribio, assessora de marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (Mitur). ;Os numerosos vestígios coloniais que a província abriga, incluindo uma das fortalezas mais antigas do Novo Mundo e as ruínas de La Isabela, formam um patrimônio valiosíssimo que representa a época em que a influência espanhola se une ao legado dos habitantes originais.;
Conhecida como Puerto Plata, a cidade San Felipe de Puerto Plata tem belas casas de estilo neoclássico e vitoriano do fim do século 19 com cores pastel e varandas com acabamento em madeira. Um dos destaques é a Fortaleza San Felipe, uma das fortificações mais antigas do Novo Mundo (foto). Construída em 1577 para proteger a costa norte do país de ingleses e holandeses, a fortaleza abriga hoje um museu que exibe canhões originais e armas antigas, além de ser um belo local para apreciar o pôr do sol no mar.
O Museu do Âmbar, no Centro da cidade, conta com uma pequena e completa coleção de peças feitas dessa pedra cor de mel, que ainda é extraída da resina fossilizada de árvores pré-históricas. Perto dali, o Museu Gregorio Luperón conta a história desse herói nacional, reconhecido pela vitória das forças dominicanas para restaurar a independência da Espanha, em 1865. Lá estão exibidos trajes e móveis dessa época.
Parque Nacional
Um passeio imperdível é explorar as ruínas de La Isabela, o primeiro assentamento espanhol no Novo Mundo, fundado por Cristóvão Colombo em sua segunda viagem, em 1493. Convertido agora em um parque nacional, ainda há marcas do primeiro lar de Colombo na América, no alto de uma escarpa com vista para o mar, e a primeira igreja católica, onde se celebrou a primeira missa. Basta caminhar por ali ou fechar os olhos em frente ao Oceano Atlântico para imaginar a expedição espanhola chegando ao Novo Mundo.
Na área das ruínas, se encontram o Templo das Américas, uma versão moderna daquela igreja original, e um museu que oferece informações sobre os habitantes taínos e a chegada dos espanhóis, assim como outras relíquias preservadas.
Não deixe de ir, de teleférico, ao topo da colina Isabel de Torres, a 800 metros de altura, um dos lugares mais emblemáticos da região, onde fica um gigantesco Cristo Redentor. Uma vez ali, só resta aproveitar as vistas maravilhosas para as praias do Atlântico ou caminhar pelos jardins botânicos cheios da flora local.