Turismo

Modernidade e antiguidade aliadas para conceder à Turquia uma beleza única

Sexto país mais visitado do mundo, a Turquia chama a atenção. Nação tem 18 patrimônios da humanidade reconhecidos pela Unesco e sítios arqueológicos que guardam a história da humanidade

Carlos Altman
postado em 03/04/2019 10:38

Turquia, detentora de grandes riquezas naturais

Conhecer a Turquia é vivenciar uma experiência transcendental. É conhecer um país diverso, plural, que une o Oriente e o Ocidente. É um daqueles destinos de tirar o fôlego, que encantam os turistas em busca de algo novo. Em um roteiro para desbravar o país exótico, iniciaremos a viagem por Istambul, conhecida como a joia entre dois mundos com seus palácios imponentes e monumentos bizantinos.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a Turquia é o sexto país mais visitado do mundo. A maior cidade turca surpreende também pela agitada vida noturna, pelo Grand Bazar e sua gastronomia repleta de cores, cheiros e sabores. Outro destino imperdível em solo turco é visitar o balneário de Bodrum, paradisíaca cidade banhada pelas águas do Mar Egeu. Por fim, Capadócia e Pamukkale surpreendem pelas paisagens únicas no mundo.

Fim de tarde destaca torres das mesquitas e igrejas de Istambul
Com localização privilegiada, entre a Europa e a Ásia, por séculos, o país foi palco de grandes acontecimentos históricos e onde as primeiras civilizações se desenvolveram. Prova disso são os 18 patrimônios da humanidade da Unesco e sítios arqueológicos localizados no país, registro de suas belezas naturais e sua história. Entre eles, o sítio arqueológico da cidade de Troia, áreas históricas em Istambul, cidade de Safranbolu, Parque Nacional G;reme e sítio de pedras da Capadócia, Hattusha, Monte Nemrut (Nemrut Dag), Aphrodisias, Mesquita de Selimiye, Xanthos-Lethoon, mesquita e hospital Divrigi e hospital Ulu, Pamukkale, sítio Neolítico de Çatalh;yük, sítio arqueológico de Ani, Bursa e Cumalikizik, Pergamon, muralhas de Diyarbakire, jardins Hevsel e Ephesus.

Sítio arqueológico do Vale Goreme, na Turquia
Diante de tantos monumentos, o turista que percorre a Turquia fica impressionado pela quantidade de ruínas gregas e romanas espalhadas por seu território, sobretudo no Mediterrâneo e nas proximidades de Istambul, cidade que já se chamou Bizâncio e Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi a mais importante da Idade Média enquanto a Europa estava mergulhada na barbárie. Por isso mesmo a Turquia é tão rica em castelos, mesquitas, palácios, igrejas e fortalezas.

Oriente revelado

Modernidade e antiguidade são os diferenciais de Istambul


Porta de entrada na Turquia, Istambul é uma das maiores e mais badaladas cidades do mundo. Dividida pelo Estreito de Bósforo, que separa o lado europeu do lado asiático, ligando o Leste ao Oeste, atrai milhares de turistas por conta dessa conexão entre os continentes que mistura a modernidade do Ocidente com a antiguidade do Oriente. Para os casais apaixonados, Istambul é um destino inesquecível, que conta com as mais diversas atrações para tornar esse momento ainda mais especial. Ao longo do canal que separa os continentes, o turista avista no horizonte mesquitas com minaretes (torres) pontiagudos, igrejas com torres em estilo romano e o vaivém de barcos nas águas azuis.

Destaque para Santa Sofia, basílica posteriormente convertida em mesquita e, atualmente, em museu. Uma das principais heranças do Império Bizantino e um dos edifícios mais importantes já construídos, esta foi a maior catedral do mundo durante quase 1.000 anos. Seu interior é impressionante. As dimensões da sala principal (70m por 74m), a iluminação difusa, os enormes medalhões decorativos e as colunas monolíticas deixarão você de boca aberta.

No segundo andar da basílica, você vai encontrar diversos mosaicos de grande interesse histórico. O mosaico mais destacado mostra o imperador Constantino e a imperatriz Zoe adorando Cristo. Entre 1204 e 1261, Santa Sofia foi a igreja do papa. Em 1453, foi tomada pelo Império Otomano e transformada em mesquita. Os otomanos dotaram a igreja de quatro minaretes, uma escola teológica e um refeitório público.

Azulejos azuis

Mesquita Azul é ornamentada com azulejos azuis, sinal da dominação do templo muçulmano


Largamente confundida com a Santa Sofia, a Mesquita Imperial do Sultão Ahmet Camii, conhecida como A Mesquita Azul, com seis minaretes, é outro lugar bastante visitado em Istambul. No interior, mais de 20 mil azulejos azuis (por isso o nome) que adornam a cúpula e a parte superior da mesquita. A iluminação interna vem de seus mais de 200 vitrais e dos lustres pendurados no teto. Um conselho ao visitar um templo muçulmano é respeitar as seguintes regras: usar roupa apropriada e tirar os sapatos antes de entrar. As mulheres devem ter os ombros e os cabelos cobertos.

Para quem gosta de compras, vale conhecer o Grand Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas, atraindo milhares de visitantes todos os dias. Calcula-se que cerca de 20 mil pessoas trabalhem no local. Aberto em 1461, ele é referência na Turquia, principalmente pela joalheria, artesanato, luminárias, cerâmica, especiarias e tapetes. E quem busca cheiros e sabores locais, não deixe de visitar também o Bazar das Especiarias.

Em seus pequenos corredores, o turista encontra uma infinidade de temperos, frutas secas, chás e os inconfundíveis lokum;s (doces turcos, como os de pistache, nozes e damasco). O cheiro das especiarias, misturado ao aroma da fumaça de narguilé de maçã, é uma experiência sensorial única. Nesse importante mercado de Istambul, é possível encontrar presentes tradicionais por preços baixos. Para almoçar entre um passeio e outro, a recomendação é o Eftalya, lugar tranquilo e com um panorama único. No cardápio, uma deliciosa combinação de frutos do mar frescos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação