Turismo

Charme histórico de Andrelândia, em Minas Gerais

Construções barrocas, arte rupestre e riquezas naturais dão vida à cidade mineira de Andrelândia. A pouco mais de 1 mil quilômetros de Brasília, oferece muitas opções de lazer e aventuras na natureza

José Alberto Rodrigues*
postado em 13/04/2019 10:00
Município tem os encantos da cidade pequena com clima de montanha e surpreende com o Cristo Redentor

Localizada no Sul de Minas, Andrelândia é conhecida pelos casarões coloniais, igrejas de estilo barroco, belas cachoeiras, serras e grutas. Um mix de belezas naturais e riquíssimas construções históricas, a cidade encanta turistas. Graças à biodiversidade de seus arredores, Andrelândia ; distante pouco mais de 1 mil quilômetros de Brasília pela BR 040 ; faz parte do Circuito das Montanhas Mágicas, na Serra da Mantiqueira, em que há muitas opções de lazer e aventuras ecológicas. Na cidade, é possível ver uma inusitada réplica do Cristo Redentor, paisagens deslumbrantes, artes históricas, e uma flora diversificada de causar inveja.

As igrejas no estilo barroco trazem uma memória da tradição arquitetônica da época da fundação da cidade. A Igreja de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, no Centro do município, é imponente. Datada do século 18, passou por algumas reformas e modificações. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída pelos escravos da Irmandade do Rosário em 1817 e tem uma pintura em seu forro que impressiona. Destoando do estilo barroco, a Igreja de São Benedito foi inaugurada em 27 de setembro de 1936 e permaneceu dedicada ao padroeiro São Benedito até a derrubada da capela e construção da atual igreja, em 15 de dezembro de 1989. A arquitetura é moderna e representa a mão do papa João Paulo II.

Colonial

Sobrado do Barão do Cabo Verde, construído em 1835
Os charmosos casarões, sobrados e fazendas guardam resquícios dos primeiros moradores da cidade sulista. Muitas dessas construções estão completamente preservadas e o Centro da cidade é uma obra de arte única do estilo colonial brasileiro. Andrelândia tem imóveis construídos nos séculos 17 e 18 que são patrimônio histórico tombados pelos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Destaque para o Sobrado do Barão do Cabo Verde, construído em 1835 pelo barão do Cabo Verde, Antonio Belfort de Arantes. Hoje, a construção funciona como a Fundação Guaíra, que desenvolve projetos e traz benefícios para Andrelândia e região.

Além disso, o artesanato é uma das formas de expressão cultural andrelandense. Quem visita a cidade pode encontrar lojas com produções artesanais feitas com matérias-primas regionais.

Circuito

Serra de Santo Antônio, que guarda riqueza em pinturas datadas de 3.500 anos, feitas por povos primitivos
Pertencente ao Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira, Andrelândia se sobressai pelo Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, com suas famosas inscrições rupestres de 3 mil anos. São cerca de 650 figuras geométricas e zoomorfas, dispostas ao longo de cerca de 50 metros de um enorme paredão rochoso, pintadas nas cores vermelho, amarelo e branco, em um local abrigado da ação da chuva e do vento. Há evidências de terem sido feitas em pelo menos três épocas diferentes.

O parque conta com diversas grutas, trilhas na mata e nascentes de pequenos mananciais, o que acaba contribuindo com o ecoturismo da cidade e municípios de sua região. Tem área de reflorestamento com quatro hectares. Situado a cinco quilômetros do centro de Andrelândia, o parque contém diversos mirantes e formações rochosas intrigantes. O local dispõe de um centro de recepção de visitantes e trilhas sinalizadas para seus principais atrativos.

Para conhecer

Cachoeira do Apiário
A queda d;água proveniente do Rio Capivari, está a 30 quilômetros de Andrelândia. Tem uma queda grande e muito volume de água seguida de poços, corredeiras e um escorregador natural. Umas das cachoeiras mais visitadas da região, é ótima para um dia com a família.

Cachoeira das Bicas
No local há um tobogã natural de aproximadamente 50 metros, que forma uma queda d;água de 2 metros e uma piscina natural, ideal para banho.

Gruta dos Novatos
A gruta de trajeto complicado é o primeiro desafio para ver as pinturas rupestres. Trata-se de uma fenda rochosa com cerca de 12 metros de extensão por onde todo novato na exploração da área tem que atravessar.

Pedra Itapira
O nome significa ;pedra inclinada; e é literalmente uma formação rochosa inclinada, em que se pode tirar uma foto engraçada sustentando o seu peso. Já pensou em ser o incrível Huck por alguns minutos?

Pedra do Gavião
É um mirante de 1.150m de altitude. Lá de cima, é possível ter uma visão privilegiada do parque e do paredão de pedra.

Pedra dos Amores
É o ponto mais alto do parque, com 1.212m de altitude.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram dos Diários Associados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação