Turismo

Muito além de uma hospedagem, hostel é lugar para compartilhar

A opção de ficar em um hostel para economizar pode ser sinônimo de conhecer pessoas, cultura e costumes. Em cada canto do mundo, existe um quarto pronto para ser dividido. Experimente!

Luíza Figueiredo*
postado em 20/04/2019 10:00

Rapaz com mala e mochila andando em corredor de hotel


Desde que novelas e séries ganharam a audiência nas telinhas, é possível notar pessoas que vivem juntas em pensões e, muitas vezes, esse tipo de acomodação é sinônimo de bagunça. Depois, vieram os albergues, que funcionavam do mesmo modo, com preços mais baixos, e onde os hóspedes têm maior socialização. Com um público mais exigente com o orçamento, surgiram os hostels. O conceito é o mesmo: a interação entre os visitantes que dividem a hospedagem, e consequentemente um custo menor do que as diárias convencionais como as dos hotéis.

O professor alemão, Richard Schirmann percebeu que faltavam acomodações baratas para estudantes quando, em viagens da escola, foi obrigado a pernoitar em celeiros ou escolas de outras cidades. Com a ajuda de doações, conseguiu abrir um albergue para a juventude ; o primeiro hostel ; em 1912, em Altena, na Alemanha. A ideia ganhou adeptos e se espalhou pelo mundo.

A analista de comunicação e marketing, Michelle Brito, 27 anos, começou a experiência de se hospedar em hostel em um mochilão que fez sozinha pela América do Sul. Desde então, prefere este tipo de acomodação. ;A intenção era gastar pouco pra viajar mais. Fiquei em um hostel onde conheci amigos com quem mantenho contato;. Segundo ela, o custo-benefício para quem viaja sozinha é sempre melhor. ;Em dezembro consegui uma promoção da Black friday e paguei 6 euros na diária de um hostel no centro de Dublin. Em janeiro, por viajar sozinha, paguei 9 euros no centro de Madrid;.

Michelle (segunda a partir da esquerda) fez muitos amigos em Barcelona
Michelle contabiliza 16 experiências em hostels pelo mundo e não pretende parar. ;A minha motivação é conhecer gente nova. Geralmente os hostels organizam walk-tours ou Pub Craw, levam os hóspedes para conhecer a cidade e fazem programação à noite por um preço low cost. Gosto muito dos hostel-party. Você aproveita a festa ;dentro de casa;;. Como dica, ela destaca: ;Use cadeado na mochila, pois os hostels oferecem armário. E guarde o dinheiro, passaporte e celular na doleira amarrada na cintura ao dormir;.

Ao decidir passar o carnaval no Rio de Janeiro, o funcionário público Kardewally Abrantes, 29, se hospedou em um hostel com os amigos. ;A experiência foi a melhor possível, porque você acaba se forçando a conhecer as pessoas, novas culturas e a interagir. Eu fui, recomendo e iria de novo. É uma excelente opção para quem quer fazer coisas diferentes;.

Para facilitar a busca, o site HOSCAR, HOStelworld Customer Annual Ratings elege os melhores hostels por todo o mundo, baseado em avaliações dos viajantes. O Turismo selecionou alguns dos melhores da lista em 2019.

Rússia

Quarto com mesa de computadores e jogos

Soul Kitchen, é um hostel em São Petersburgo, classificado como o melhor para se acomodar quando estiver sozinho. Está às margens do Rio Moika, a Estação de Metrô Admiralteyskaya fica a 8 minutos a pé e o Aeroporto Internacional Pulkovo a 15 quilômetros. A facilidade de locomoção torna a opção muito prática.


Portugal

Quarto de hostel com camas e mesa de centro
Em Lisboa, o hostel We Love F Tourists, é um dos melhores para as mulheres que viajam sozinhas. Fica perto do centro de Lisboa, a sete minutos de carro da Praça Marquês de Pombal e próximo do bairro tradicional Alfama.


Brasil

Quarto de hostel com mulher sentada na rede
Na grande São Paulo, Ô de Casa Hostel entra na lista de um dos melhores lugares para homens que viajam sozinhos. Localizado na Vila Madalena, um dos bairros mais boêmios da cidade, também é vizinho do bairro Pinheiros e do Largo da Batata.


Holanda

Sala de hostel com pessoas sentadas em sofás
Um dos mais populares de Amsterdã, o hostel ClinkNOORD, tem localização privilegiada. Fixado em frente ao Rio IJ ; a orla da cidade ;, fica a 10 minutos de distância da Estação Central.


Espanha

Quarto com camas beliche em hostel
No centro de Madri, o Mola Hostel atrai um grande público. Ainda assim, sua posição favorece conhecer a Puerta del Sol e a Plaza Mayor sem se distanciar da Estação de Metrô Sol. De acordo com o site, é uma excelente opção para as viagens feitas em grupos.


Itália

Sala com móveis em hostel
Em Mestre, um hostel novinho entrou na lista de um dos melhores lugares recém-inaugurados. O Anda Venice, fica a 8,7 quilômetros de Veneza e a 10 minutos do Aeroporto de Veneza ; Marco Polo, garante uma estadia mais confortável.



* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação