Turismo

Fátima sem segredo. A fé portuguesa que atrai milhões de turistas

Neste ano completam-se 100 anos da construção da Capelinha das Aparições, erguida no exato local onde Nossa Senhora de Fátima surgiu para três crianças no local conhecido como Cova da Iria

Luíza Figueiredo*
postado em 24/04/2019 11:10
Neste ano completam-se 100 anos da construção da Capelinha das Aparições, erguida no exato local onde Nossa Senhora de Fátima surgiu para três crianças no  local conhecido como Cova da Iria

É na fé diante da promessa que muitas vezes os obstáculos são vencidos. Diz-se mover montanhas, curar enfermos, salvar aflitos. Berço de fiéis, Fátima, em Portugal, atrai turistas do mundo durante todo o ano, tornando-se rota religiosa. Província da Beira Litoral, é famosa por concentrar relatos de aparições da Virgem Maria. No ano de 2018, a cidade recebeu mais de 7 milhões de peregrinos, destes, 60% eram visitantes de 79 países. Distante aproximadamente 130 quilômetros da capital Lisboa, o refúgio cristão é destino certo para todos os meses do ano, mas é em maio que as capelas e praças santuárias agregam milhões de religiosos.

Segundo a fé católic, foi no mês de maio de 1917 que se iniciaram as aparições de Nossa Senhora de Fátima a três crianças pastorinhas, no local conhecido como Cova da Iria. Ali ficava uma azinheira (árvore) na qual a Santa apareceu. Neste ano, a capelinha das aparições completa 100 anos desde a sua construção. ;Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário;. O pedido da santa foi concretizado, e a Capelinha das Aparições, erguida em 1919, passou a acolher quem busca a presença divina. Missas são realizadas em horários e dias especiais. A imagem de Nossa Senhora de Fátima que é exposta no complexo marca o local exato onde ela apareceu à época.

Na capelinha, missas diárias
Como o afluxo de visitantes crescia a cada ano, surgiu a necessidade de ampliar as instalações para acolher os peregrinos e foi construída, em 1953, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde estão sepultados os pastorinhos Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto, e pode ser visitada a pé. Próximo dali, a Colunata esbanja beleza e lembra as construções feitas por romanos. Ela é um conjunto de 200 colunas inteiras e meias que fazem parte da via-sacra. Nelas estão17 imagens, entre santos que se fizeram presentes em Fátima e os que foram apóstolos marianos. No recinto de oração, uma grande esplanada é cercada por árvores. É o lugar onde são celebradas assembleias.

No espaço, uma das construções com reforma mais recente é a da Basílica da Santíssima Trindade. O lugar é dedicado às aparições do Anjo da Paz, às palavras de João Paulo II ditas na Capelinha mencionando a Santíssima Trindade. A basílica, em frente à do Rosário, foi inaugurada em 2007 e recebe os fiéis nos dias de hoje.

A primeira visita em Fátima gerou bons frutos à professora, Claudia Leal, 54 anos. Em 2011, esteve pela primeira vez na cidade. ;Encontrei em Fátima uma fé que não presenciei em Roma. Lugar onde o amor está no ar, a fé e os milagres. Fui lá e vou voltar quantas vezes tiver oportunidade;. Devota de Nossa Senhora, ela afirma que ;ir a azinheira onde aconteceu a aparição e assistir à missa é maravilhoso;.

Simplicidade

Gabriel Alves foi uma vez à Basílica, mas gostaria de voltar muitas vezes
O professor Gabriel Alves, 27, foi a primeira vez à cidade com o intuito de cumprir uma promessa e comemorar a celebração de um ano de matrimônio. ;Foi uma experiência incrível a sensação de estar naquele lugar da aparição. Fui só uma vez, mas voltaria muito mais vezes;.

Os visitantes podem aprofundar os conhecimentos cristãos seguindo um trajeto não tão distante dali. A aproximadamente dois quilômetros da Cova da Iria, Aljustrel faz parte da freguesia de Fátima, onde nasceram e moraram as três crianças pastorinhas. Na pequena aldeia estão as casas onde moravam Lúcia, Jacinto e Marta. A casa dos irmãos foi adquirida pelo Santuário em 1996 e, apesar de ter sido reconstruída, ela ainda retrata a simplicidade de como viviam as duas crianças.

A alguns metros, a casa de Lúcia mostra as marcas da história que viveu. Em seu quintal, as figueiras faziam sombra às brincadeiras dos pequenos e era lugar dos primeiros interrogatórios feitos por peregrinos sobre as aparições que relatavam. A casa também é de posse do Santuário, desde 1986. As residências de Lúcia e dos irmãos Jacinto e Marta ficam abertas ao público diariamente, das 9h às 18h, gratuitamente.

Para quem decidir embarcar nessa busca pela fé, fica a dica: Fátima tem influência marítima, por isso, seu clima é mediterrâneo. No verão, o tempo é quente e seco, com temperaturas que variam entre os 30 ;C e os 15 ;C. No inverno, a umidade refresca os dias, as temperaturas marcam entre 15 ;C e 5 ;C.

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação