Publicidade

Correio Braziliense RELIGIÃO

A visão dos pastorinhos

Durante seis meses, as crianças encontravam a aparição no mesmo local e transmitiam à população os pedidos dela, de rezar o terço e cumprir penitências


postado em 25/04/2019 10:00 / atualizado em 24/04/2019 12:29

(foto: YASUYOSHI CHIBA)
(foto: YASUYOSHI CHIBA)


Era o ano de 1917, na cidade de Fátima, Francisco e Jacinta Marto eram irmãos e primos de Lúcia de Jesus. Os três pastorinhos, crianças de 7 e 10 anos de idade, contaram à sua comunidade terem visto Nossa Senhora  seis vezes, no período de 13 de maio a 13 de outubro. A santa pedia que rezassem o terço e fizessem penitências.

Na sexta e última aparição aos meninos, em 13 de outubro de 1917, ocorreu o milagre de Nossa Senhora, nomeado “milagre do Sol”. Estima-se que 50 mil pessoas estavam presentes, prontos a presenciar a aparição na Cova da Iria. Alguns afirmaram ter visto o sol em formato de disco que girava no céu, acompanhado de luzes multicoloridas. Lúcia contou que viu a Sagrada Família, São José, o menino Jesus e Nossa Senhora, abençoar  o mundo.

O irmãos Jacinta (E) e Francisco e a prima deles, Lúcia, guardaram as revelações da Santa(foto: santuario-fatima.pt/Reprodução da Internet)
O irmãos Jacinta (E) e Francisco e a prima deles, Lúcia, guardaram as revelações da Santa (foto: santuario-fatima.pt/Reprodução da Internet)

Dois anos depois, Jacinta e Francisco morreram vítimas da gripe espanhola, e Lúcia se tornou freira. Além dos milagres, a presença da santa foi marcada por declarações que serviram como um alerta à população. Lúcia escreveu, em livros, os três segredos que Nossa Senhora havia lhes contado, como o fim da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial e a ascensão e queda do comunismo soviético.

Programe-se

Visite
» O centenário da construção da Capelinha das Aparições é marcado por uma exposição temporária, composta por nove núcleos sobre todos estes anos de manifestações religiosas, no Museu do Santuário. A intenção é contar a história aos fiéis com réplicas e destacar os valores católicos em pinturas como a Assunção da Virgem Maria.
» Na pequena igreja é possível participar de visitas guiadas gratuitas, às 11h30 e às 15h30. Visitas temáticas entram na programação na primeira quarta-feira dos meses de maio e outubro.
» Local: Museu do Santuário, Fátima, Portugal
» Data: até 15 de outubro
» Horário: 9h e 18h

Atividades do Santuário em maio


Domingo III da Páscoa - 5/5/2019
» Concerto do Santuário
» Ciclo de Órgão - Concerto III. Wayne Marshall

Domingo IV da Páscoa - 12/5/2019
» Peregrinação Internacional Aniversária

Segunda-feira - 13/5/2019
» Nossa Senhora de Fátima
» 2.º aniversário da canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto
» Memorial Mariano no Carrilhão do Santuário

Sábado - 18/5/2019
» Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto

Domingo - 19/5/2019
» V da Páscoa

Sábado - 25/5/2019
» Missa Votiva da Virgem Maria, Fonte da Luz e da Vida

Como chegar
» A cidade, que tem nome de origem árabe, vindo de uma das filhas do profeta Maomé, é facilmente acessível de Lisboa ou Porto. De carro, a principal estrada que liga as duas cidades é a rodovia A1. Também há saídas de ônibus, com tíquetes que podem custar R$ 184 ida e volta.

Onde ficar

Hotel Santa Isabel

(foto: Booking/Reprodução)
(foto: Booking/Reprodução)

  • Além de ter uma vista privilegiada, com distância de 50 metros do Santuário de Fátima, o hotel é equipado para quem precisa de conforto e comodidade, com facilidades para os visitantes idosos. 
  • Rua São José, nº 1,2495-434
  • www.hotelsantaisabel.pt/index.php/

 

Hotel Avenida de Fátima

(foto: Booking/Reprodução)
(foto: Booking/Reprodução)

  • A distância do hotel até o Santuário é de 100 metros. Ele fica na principal avenida da cidade. Aproveite para se refrescar e conhecer as praias de Nazaré, famosas pelas grandes ondas que atrem turistas de todo o mundo, que ficam a menos de 1 hora de carro.
  • Avenida Dom Jose Alves Correia Da Silva 116, 2495-402
  • www.hotelavenidadefatima.com/pt

 

Hotel Aleluia

(foto: Booking/Reprodução)
(foto: Booking/Reprodução)

 

  • O hotel tem vista privilegiada, em frente ao Santuário. Da varanda o turista se encanta com a visão da Igreja da Santíssima Trindade. Em dois minutos é possível chegar à Estação Rodoviária mais próxima.
  • Avenida D. Jose A. C. Silva, Número 120, 2495-402
  • www.hotelaleluia.pt/em-fatima


Consolata Hotel

(foto: Booking/Reprodução)
(foto: Booking/Reprodução)

 

  • A 70 metros do Santuário, a estadia emana tranquilidade e paz. O espaço abriga em seu complexo o Museu de Arte Sacra e Etnologia, com visitas abertas aos hóspedes.
  • Rua Francisco Marto, 52, 2496-908
  • www.hotel.consolata.pt/

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade