Turismo

Atenção! Vírus influenza tem maior chance de contágio em aeronaves

A chegada do inverno alerta para o cuidado com a transmissão da gripe nas viagens, principalmente de avião. Evitar a propagação da doença é dever de todos. Previna-se

Tuanny Carvalho*
postado em 11/05/2019 08:00
A chegada do inverno alerta para o cuidado com a transmissão da gripe nas viagens, principalmente de avião. Evitar a propagação da doença é dever de todos. Previna-se

Os olhos ficam pesados, a cabeça dói e o nariz coriza. Os sintomas não deixam dúvidas, a gripe chegou. A doença, causada pelo vírus influenza é transmitida principalmente pelas secreções da saliva. Pesquisa feita por cientistas da Emory University e divulgada pela Organização Mundial da Súde (OMS), no ano passado, afirma que uma pessoa tem mais chance de ser contaminada se estiver a até um metro de distância de um doente que espirra ou tosse.

Em locais fechados e com circulação de ar limitada, como aviões, metrôs ou ônibus, o risco de contágio é ainda maior. O mesmo estudo concluiu que, em média, um passageiro infectado sentado nas fileiras do meio de um avião tem potencial para infectar 0,7 pessoas por voo. Por outro lado, se o doente é um membro da tripulação, a possibilidade de infecção é de 4,6 passageiros. O especialista em Medicina Interna e Infectologia do Hospital do Câncer Anchieta, em Taguatinga, César Omar Carranza Tamayo acrescenta que além dos passageiros próximos ao doente, ;aqueles que foram mais vezes ao banheiro; estariam mais suscetíveis, já que a pessoa que contaminada, pode ter usado as pias para tossir, espirrar ou higienizar o nariz;, explicou.

O infectologista ressalta que em qualquer lugar fechado, onde haja uma pessoa doente e outras saudáveis, especialmente aquelas com fatores de risco como cardiopatas, pneumopatas, grávidas, crianças pequenas, idosos, e indígenas, há a ameaça de pegar a gripe e outras doenças virais respiratórias. Mas alerta que ;em aviões, o risco é maior, porque as entradas de ar estão sempre fechadas;.

O uso de máscaras é uma das medidas para evitar o contágio
No Hemisfério Sul, quando o período de frio e chuvas coincide com o período das férias escolares, programar viagens, notadamente aquelas que exigem muitas horas em um meio de transporte, exige um cuidado especial para evitar a contaminação pela gripe. Segundo dados do Hospital Anchieta, dos 42.727 atendimentos na emergência no período de maio a julho de 2018, foram feitos 217 diagnósticos clínicos de síndrome gripal.

Na última viagem que fez à Colômbia, saindo de avião do Rio de Janeiro, a atriz Isabella Satine, 30 anos, decidiu usar uma máscara sobre no nariz e a boca para não transmitir a gripe a outros passageiros.;As empresas não orientam os passageiros a se prevenirem durante o voo. Sempre levo máscara, porque já peguei os piores vírus de avião;, explicou. ;Certa vez viajei ao lado de pessoas que tossiam próximas a mim e ao meu bebê;, queixou-se.

O médico César Tamayo ressalta que por não haver, por parte das empresas de aviação, um processo de triagem de doentes suspeitos de doenças infecciosas ou portadores do influenza, o principal cuidado para quem vai viajar é tomar a vacina anualmente, higienizar as mãos com frequência, e se estiver doente com suspeita de influenza cobrir o nariz e boca, ao tossir ou espirrar. A vacina contra a gripe pode ser encontrada nos centros de saúde do Distrito Federal para os moradores que não estiverem nos grupos prioritários. Nas clínicas privadas, custa a partir de R$ 120.

As empresas aéreas, no entanto, garantem que tomam medidas preventivas para evitar a contaminação nas aeronaves. A Gol informou, por nota, que ;realiza higienização completa dos aviões, com troca de filtros de ar e campanha de vacinação contra a gripe com todos os colaboradores. A Latam Airlines Brasil afirma que ;adota protocolos de manutenção e operacionais que regulam o controle de doenças infecto-contagiosas e esclarece que as 312 aeronaves da frota têm um filtro de ar especial que, em conjunto com a baixa umidade da cabine, dificulta a proliferação de vírus e bactérias. A empresa acrescenta que a cada voo, uma equipe de solo faz higienização interna. A Azul ressaltou que tem autorização para vetar o embarque de clientes doentes.

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação