Jornal Correio Braziliense

Turismo

Congresso em Goiânia discute inovações no setor de hospedaria

Durante três dias, expositores, palestrantes, empreendedores e visitantes dividiram os corredores da Conotel e da Equipotel, dois dos maiores eventos nacionais sobre hospedagem

Entre os dias 8 e 10 de maio, ocorreram em Goiânia a 61; edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) e a 56; edição da Equipotel Regional. O tema do ano foi "Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro", palestrantes dividiram o palco trazendo à tona assuntos como a utilização de robôs no atendimento ao público hoteleiro, a importância da profissionalização dos colaboradores nos serviços turísticos e também, o questionamento sobre o preparo dos estabelecimentos do setor para a inclusão dos viajantes com idade superior a 60 anos ou proprietários de pets.

A gama de expositores foi ampla, a feira apresentou produtos que aliam a segurança ao bem-estar do hóspede. Itens que aprimoram e engrandecem a experiência da viagem. Um dos nichos de destaque foi dos amenities, as miniaturas de cuidados de higiene e beleza encontrados nos lavabos e banheiros de quartos de hotel. Hoje, é entendido que o investimento em produtos de qualidade é um diferencial que pode fidelizar o cliente.

Os realizadores do congresso foram a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional e a Regional do estado de Goiás. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi o correalizador e o evento recebeu o aporte da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A festividade de abertura contou com a presença do presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, da ABIH Regional, Vanessa Pires Morales, do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e do governador do estado de Goiás, ronaldo Caiado.

Na oportunidade, o ministro destacou os implementos que o setor têm recebido na nova gestão, como a abertura de capital estrangeiro às companhias áreas e a criação de uma rota religiosa entre Brasil e Argentina. ;Temos pautas importantes avançando e caminhando, como a transformação da Embratur em agência, para maior promoção do turismo brasileiro no exterior;, pontuou Marcelo Álvaro.
*Estagiária sob supervisão de Tais Braga
A repórter viajou a convite da Equipotel.