Turismo

Compartilhar é multiplicar, fazendo amigos na viagem

Viajar é conhecer, experimentar o novo, crescer e fazer amigos. Alguns que viram "de infância" e outros, só de festa. Há alguns povos que são mais abertos a novos relacionamentos. O brasileiro, pasmem, está em 28º lugar!

Luíza Figueiredo*
postado em 15/05/2019 10:29

"Amigo é coisa pra se guardar
Do lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a
distância digam não..."


(Milton Nascimento e Fernando Brant
em Canção da América)

Pessoas sobre pier em rio

Quando um milionário tetraplégico contratou um acompanhante para executar tarefas que já não conseguia, como levar o talher à boca durante as refeições ou escrever, o que seria uma relação de trabalho revelou o nascimento de uma relação profunda e respeitosa. O contato diário narrado no filme Intocáveis protagonizado pelos atores François Cluzet e Omar Sy e direção de Olivier Nakache e Éric Toledano revela como a amizade pode trazer benefícios e transformar vidas.

Engana-se quem diz que vive melhor sozinho, segundo a psicóloga clínica Juliana Gebrim. Ela diz que diversos estudos comprovam que a amizade traz benefícios físicos e mentais à saúde. ;Pessoas que têm uma amizade sólida com outra são menos suscetíveis a problemas de saúde, tornam-se mais resistentes a doenças;. Mas, construir novos laços afetivos, nem sempre é um caminho fácil. É preciso vontade e empenho. Uma das maneiras mais fáceis de encontrar amigos é durante viagens, quando se está relaxado e em busca de novas experiências.

Para Juliana, a combinação de amizade com percorrer o mundo é fundamental. ;A viagem pode ajudar nesse compartilhamento de experiências, sensações, conhecimento de lugares novos e quando isso pode ser feito a dois, a três, a quatro torna-se uma experiência muito positiva;. No entanto, a aproximação entre desconhecidos depende tanto do temperamento pessoal quanto da cultura de cada povo. Os brasileiros são conhecidos pela simpatia.

Um estudo feito pela Expat Insider e a InterNations ; rede social para expatriados ; mostrou que alguns países (ou cidades) se destacam nas relações sociais, com habitantes que são mais acolhedores e abertos. A pesquisa destaca as melhores regiões para se fazer amigos. O Brasil ficou em 28; lugar no ranking.

México

Vista superior de cidade do México com mar ao fundo

O México, quinto maior país das Américas, com um território de quase 2 milhões de quilômetros quadrados está em 1; lugar no ranking dos países mais amigáveis. Segundo a pesquisa da InterNations, 82% dos entrevistados acham o local fácil de fazer novos amigos e 27% dos visitantes afirmam que são amigos de moradores locais.

O país tem paisagens para todos os gostos, com montanhas, praias ; são 9.330 quilômetros de costa ;, e selvas. A riqueza cultural é exuberante e salta aos olhos em cada canto da região, que recebeu influência das civilizações pré-hispânicas e da cultura da Espanha. Segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), há aproximadamente 37 mil sítios arqueológicos registrados no território. A maioria aberto para visitação. O país integra a lista de Patrimônio Cultural da Humanidade tombado pela Unesco. Além da cultura rica e colorida, a gastronomia é destaque no país de sabores fortes e picantes. Pratos típicos como taco, guacamole, e bebidas como a tequila fazem parte do cardápio mexicano.

Bahrein

Castelo branco com exército à frente em Bahrein

Uma grande amizade pode nascer nas charmosas regiões do Oriente Médio. O Bahrein é um pequeno país insular do Golfo Pérsico agrega 35 ilhas que forma o arquipélago, que tem fronteiras com árabes como Qatar e Arábia Saudita e uma população de forte influência estrangeira. O espírito cosmopolita do país explica a conquista do segundo lugar na lista dos países amigáveis.

O país caminha com a velocidade da luz, é responsável por desenvolver produção e refinamento de petróleo, exporta cerca de 60% do produto. Comunicação e transporte correm juntos no desenvolvimento e serviço à população. Apesar de ser considerado, entre os países árabes, um dos mais liberais, o Bahrein guarda uma forte cultura islâmica. Por isso, recomenda-se evitar manifestações e carinho em público, roupas curtas e shorts para as mulheres. Os homens podem usar as bermudas e calças na altura do joelho. Segundo a pesquisa da InterNations, 77% das pessoas afirmaram que o local é propício para se fazer amigos e no geral, 88% se sentem felizes morando no país.

Sérvia

Vista noturna da Sérvia

Em 3; lugar no ranking da amizade, surge a Sérvia. O país europeu que esteve em conflito durante a década de 1990, mostra que os dias sombrios ficaram para trás. A região é conhecida por ter uma das culturas mais diversificadas da Europa. O site de busca de passagens Skyscanner classificou o país como um dos destinos mais baratos do Velho Mundo.

Além de oferecer a oportunidade de conhecer diversos museus, bibliotecas, teatros e uma vida noturna agitada, como na capital Belgrado, o lugar também tem atrações naturais, como o Parque Nacional de Tara, que faz parte dos Alpes Dináricos e fica a aproximadamente 1 mil metros acima do nível do mar. Na pesquisa da InterNations, 73% das pessoas dizem ter notado que lá encontra facilidade em fazer novos amigos e 79% relataram ter amigos locais.

Costa Rica

Pôr do  sol em praia de Costa Rica com homem de pé em frente ao mar

Representante da América Central, a Costa Rica aparece na 4; posição. Banhada pelo mar do Caribe o pelo Oceano Pacífico, o cenário litorâneo promete sombra e água fresca para quem passa. O clima é tropical e as grandes árvores representam 30% de floresta tropical úmida. O roteiro turístico é diversificado.

É possível ver vulcões, como o Poás, no Parque Nacional Vulcão Poás, praticar mergulho ou rafting nas águas cristalinas e se encantar pelos borboletários dignos de fotos de porta-retrato, como o La Paz Waterfall Gardens. Segundo a InterNations, 76% dos entrevistados sentiram-se à vontade para construir novos laços de amizade no território costa-riquenho, e 73% afirmam que conseguiram com facilidade fazer amigos entre os nativos.

Portugal

Vista da Torre de Pisa, em Portugal

Portugal está entre os 10 melhores países para se fazer amigos. Localizado no sudoeste da Europa, consegue arrebatar o coração, principalmente do brasileiro não só pela língua como pela história. Em Portugal, é possível voltar às origens. Atualmente, é avaliado como uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo. A terrinha é famosa pelo azul dos azulejos, a gastronomia, as adegas e a riqueza da cultura.

A professora Vivina de Sousa, 45 anos, morou no país durante dois períodos diferentes, 2002 e 2008, para fazer doutorado e mestrado na cidade do Porto. No início, os brasileiros não eram muitos morando no país, muito menos no norte. Apesar disso, ela lembra, foi muito bem-recebida pelos moradores da cidade.;É um povo extremamente caloroso. A comunidade científica me recebeu muito bem. Quando consegue conquistar a confiança deles (portugueses) é uma coisa maravilhosa. Eles abrem a sua casa e você realmente se sente muito acolhido, mas demora um pouco;.

Pessoa de pé em frente à jardim em Portugal
Para a professora e historiadora Vivina, a cidade consegue manter sua cultura viva em bibliotecas, museus e praças e faz de seu acervo disponível ao público. ;A cidade é maravilhosa. É muito cultural. Os meios de transporte são magníficos, é uma cidade que recebe muito bem;, garante.


Para saber mais


Os 10 mais camaradas
1- México
2- Bahrein
3- Sérvia
4- Costa Rica
5- Equador
6- Uganda
7- Colômbia
8- Taiwan
9- Israel
10- Portugal

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação