Jornal Correio Braziliense

Turismo

Música e história



Quem gosta de conhecer a história local e está hospedado em Fortaleza há muitas opções culturais. A principal delas, que faz jus ao nome, é a peça Ceará Show, que ostenta o título de único espetáculo permanente do Brasil. Bem diferente das apresentações de humor que o turista encontra nas ruas e em alguns teatros, o turista vai encontrar um musical refinado, com atores de altíssima qualidade que esbanjam no palco a simpatia do cearense. O elenco tem até um cão ator.

;Nosso objetivo é tocar o público e transformar pessoas;, define o idealizador do musical que já está em cartaz há dois anos e meio, Fernando Cattony. A peça conta a história de um garoto que resolve fugir de casa em busca de um amor de infância. No caminho, ele conhece personagens históricos do Ceará, como o jangadeiro Francisco José do Nascimento, líder abolicionista que ficou conhecido como Dragão do Mar. Também ;esbarra; com nomes como Jovina Feitosa, Padre Cícero, Iracema e Moacir e Seu Lunga.

Além do protagonista Moa, vivido pelo ator Lucas Cavalcanti, ganha destaque o cachorro Ayron, um border collie de 5 anos e meio contratado pela empresa Cão Elegante. No currículo, ele tem participação em vários trabalhos, como campanhas de vacinação da Prefeitura de Fortaleza. Apesar do sucesso, o cão não pode ser tietado, pois há todo um trabalho para que ele não se estresse ; que inclui tempo específico de atuação e saída estratégica para evitar os fãs mais afobados.

Cordel

Outro atrativo para quem gosta de história é a banca do simpático senhor Jesus Rodrigues, conhecido como Poeta Sindeaux, no Mercado Central de Fortaleza. No espaço, que fica no primeiro andar, ele oferece os títulos mais variados de literatura de cordel, incluindo, claro, vários ;causos; da cultura nordestina, como a clássica história de Lampião e Maria Bonita. Mais de 100 poetas vendem seus livretos no espaço que ele administra há seis anos. Tem até um CD de literatura de cordel musicalizada.

Mas o motivo de um dos maiores orgulhos do poeta é o prêmio Patativa do Assaré, que ele ganhou em 2010 pelo livro As aventuras do valente Vicente Girão. ;Não posso mais estudar, mas tenho bastante conhecimento, é vivendo e aprendendo. Sobre isso aqui, posso dizer que sou até um professor;, conta o vendedor, que não nega uma boa prosa a quem o procura.

Não só de boas histórias, porém, vive o mercado. Desde lembrancinhas como chaveiros, brinquedos e camisetas a bolsas, redes e roupas de cama, o espaço vende todo tipo de itens. Os produtos regionais como as castanhas, as cachaças e doces com preços bem bem camaradas são alguns dos principais atrativos do espaço, que é o maior mercado do Nordeste.

Ainda no roteiro fora das praias, o turista pode visitar o Centro Cultural Dragão do Mar, que contempla um museu de arte contemporânea e um de arte cearense, além de dois cinemas, anfiteatro e um teatro. O espaço que completa 20 anos em 2019 tem visitas guiadas para grupos de 10 pessoas e sempre conta com um educador presente para as explicações pedidas. O acesso é gratuito. (JC)

* Viagem a convite da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará