Turismo

Visita aos que se foram em campos santos que exalam cultura

Conhecer cemitérios como roteiro de passeios atrai pela história, monumentos, esculturas e obras arquitetônicas erguidas em homenagem a pessoas que deixaram exemplos de vida

Adriana Botelho*
postado em 23/05/2019 10:00

;Deixemos de coisa, cuidemos da vida
Pois se não chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço sem ter visto a vida...;


(Belchior, em Hora do almoço)

Conhecer cemitérios como roteiro de passeios atrai pela história, monumentos, esculturas e obras arquitetônicas erguidas em homenagem a pessoas que deixaram exemplos de vida
Amor, admiração e saudade são guardados com carinho em meio ao silêncio, à natureza , sob a proteção de anjos e santos. O cenário nem sempre é o mesmo, mas a sensação ao visitar cemitérios quase sempre é de respeito. Muitos consideram mórbido, até assustador, mas um novo olhar revela as belezas guardadas em jazigos, túmulos, trabalhos arquitetônicos criados para atravessar a história. Conhecer os locais onde foram sepultadas figuras públicas, históricas, tem se tornado frequente. Alguns cemitérios pelo mundo fazem parte de destinos turísticos.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), no Brasil, cemitérios como o da Consolação, em São Paulo, e São João Batista, no Rio de Janeiro, têm serviço de guias para orientar visitas pelas ruas e quadras e identificar túmulos. Estudantes, curiosos e turistas foram os grupos mais interessados. Pelo mundo, alguns ganham destaque, como o Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina, e P;re Lachaise, em Paris, na França.

Além de apreciar as esculturas e jazigos construídos em diversos formatos, é possível aprender um pouco da história de personagens que foram importantes para a história, as artes e outros aspectos das sociedades. Para a especialista em Segmentação de Turismo e professora do Departamento de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB) Mara Flora, o que determina esse tipo de visita é a motivação do público que vê relevância em determinado assunto. ;É um turismo que pode agradar a até três públicos, quem estuda arte e arquitetura, pessoas que se interessam pelas histórias dos países ou até mesmo aqueles que vão ao local para prestar homenagem ao ídolo que já faleceu;, complementa.

A especialista explica que há um engano ao falar dessa prática de turismo e que deve haver uma atenção à denominação que se dá à ação. ;Não devemos ficar renomeando ou dando nomes específicos como turismo cemiterial, necroturismo ou qualquer outro tipo;, alerta. ;É apenas uma visita como qualquer outra e que está no âmbito cultural do turismo;, esclarece.

Tatiana no túmulo de Napoleão: poder
Aberto em 1852, pelo então imperador D. Pedro II, o cemitério São João batista, no RJ, recebe visitantes interessados em conhecer os jazigos de brasileiros ilustres como o inventor do avião Santos Dumont, os cantores Carmen Miranda, Cazuza, Tom Jobim, o escritor Machado de Assis e o ex-presidente da República Floriano Peixoto. Ele é aberto aos turistas na última sexta-feira do mês. De acordo com o MTur, é oferecido um sistema de QR Code, em que as pessoas podem aprender mais sobre a vida dos famosos sepultados ali por meio de obras, fotos, vídeos, textos biográficos e outras curiosidades.

;Eu sempre me interessei por essas visitas e costumo colocá-las nos meus roteiros de viagem. Não se trata de nenhum interesse mórbido, apenas cultural e turístico;, diz Tatiana Rocha, administradora do site A nômade, que ressalta ao valor histórico dos locais. ;Quando tem uma história interessante, arquitetura rica e personalidades enterradas ali, acho superbacana visitar;, ressalta. Ela visitou o Palácio dos Inválidos, onde estão os restos mortais de Napoleão Bonaparte, imperador e líder político e militar francês e recomenda a experiência. ;Acho muito bacana comparar quem ele foi e a grandeza que ele buscava na vida, o poder, o reconhecimento, o império. Foi uma pessoa importante para a história. O corpo e a energia dele estão ali, pertinho de você, e o túmulo reflete exatamente isso, uma grandeza e imponência surreal;, descreve.

Em Nova York, a estudante de relações internacionais Renata Lima, 21 anos, descobriu a pequena necrópole da St. Paul;s Chapel (Capela de São Paulo), conhecida como ;a pequena igreja que permaneceu de pé; por ter resistido ao grande incêndio ocorrido na cidade em 1776 e ao ataque às Torres Gêmeas em 2001, que ficavam bem à frente do terreno da igreja, que na ocasião serviu de abrigo para as vítimas e os profissionais que ajudaram no socorro às vítimas. ;Gosto das esculturas, lápides antigas e é interessante pensar como cada um viveu sua vida antes de chegar até aqui;, disse.

Aproveitar a tranquilidade de campos santos para refletir sobre a vida a partir dos exemplos deixados por pessoas comuns e figuras de destaque das sociedades pode enriquecer um roteiro turístico. Um tipo diferente de riqueza é escondida em mausoléus e sepulturas, capazes de fazer o visitante ficar horas observando. Conheça alguns desses locais.

Pére-Lachaise, Paris (França)

Conhecer cemitérios como roteiro de passeios atrai pela história, monumentos, esculturas e obras arquitetônicas erguidas em homenagem a pessoas que deixaram exemplos de vida

O local tornou-se um dos pontos turísticos mais frequentados do país. São mais de 3 milhões de visitantes por ano. Lá, descansam figuras célebres como Jim Morrison (1943-1971), Frédéric Chopin (1810-1849), Auguste Comte (1798-1857), Oscar Wilde (1854-1900), Édit Piaf (1915-1963), Marcel Proust (1871-1922), Allan Kardec (1804-1869), Honoré de Balzac (1799-1850).

Os mais românticos poderão conhecer o local onde finalmente o casal Pedro Abelardo e Heloísa de Paráclito conseguiu ficar unido, após ser separado pelo tio da moça e vivido para a religião. A história virou filme (Em nome de Deus, 1988) que fala sobre a paixão do filósofo e professor da catedral de Notre Dame pela aluna de 16 anos. Eles tiveram um filho, Aastrolábio. Abelardo, vítima de um ataque planejado pelo tio, separa-se dela, que vive o resto da vida em um convento. Heloísa pediu para ser enterrada ao lado do amado.

Cemitério La Recoleta, Buenos Aires (Argentina)
Conhecer cemitérios como roteiro de passeios atrai pela história, monumentos, esculturas e obras arquitetônicas erguidas em homenagem a pessoas que deixaram exemplos de vida
Elogiado pela belíssima arquitetura, o cemitério é uma boa opção de visita para admiradores de arte e contadores de histórias. Vizinho à Praça Intendente Torcuato de Alvear, no bairro Recoleta, é, atualmente, lugar para grandes personalidades argentinas descansarem. Pequenos e grandes mausoléus que exibem 4 mil abóbodas, construídos em mármores e belíssimas estátuas são remetidas às imagens de santos e anjos. La Recoleta, foi inspirado em Pére- Lachaise, na França, e construído em 1822, pelo arquiteto e engenheiro francês, Prosper Catelin.

A ideia principal era de ter um cemitério público em Buenos Aires, mas no início apenas os católicos podiam ser enterrados no lugar. A suntuosidade dos jazigos, que guardam verdadeiras obras de arte, demonstra que lá repousam integrantes de diversas famílias da aristocracia argentina, personalidades políticas e artistas, além de prêmios Nobel. Uma das mais conhecidas é Evita Péron, segunda mulher do general Perón (presidente do país) a quem se atribui a conquista do voto feminino na Argentina.
O túmulo dela é um dos mais visitados.

Cemitério da Consolação, São Paulo
Conhecer cemitérios como roteiro de passeios atrai pela história, monumentos, esculturas e obras arquitetônicas erguidas em homenagem a pessoas que deixaram exemplos de vida
A visita guiada dura uma hora e meia, às terças e sextas-feiras. O cemitério, inaugurado em 1858, é o mais antigo da cidade de São Paulo. Além de nomes importantes da história brasileira, estão sepultados artistas, escritores e políticos. Um dos túmulos mais visitados é o do escritor Monteiro Lobato. Lá estão os restos mortais de Oswald de Andrade, da pintora Tarsila do Amaral, em jazigos que podem ser identificados por endereços com rua, quadra e número de lote.

O ambiente tranquilo, numa das zonas mais importantes da cidade, é repleto de árvores e esculturas criadas por artistas como o arquiteto Ramos de Azevedo, que projetou o órtão de entrada do cemitério e o escultor Victor Brecheret, responsável por algumas das belas imagens angelicais que guardam pessoas queridas e admiradas pelos brasileiros.

Cemitério Judeu de Praga (República Tcheca)

Conhecer cemitérios como roteiro de passeios atrai pela história, monumentos, esculturas e obras arquitetônicas erguidas em homenagem a pessoas que deixaram exemplos de vida
Embora não haja registro de nomes importantes e conhecidos da história mundial sepultados naquele local, o cemitério é um dos locais mais surpreendentes da capital da República Tcheca. Lá estão fincadas 12 mil lápides, mas estima-se que estejam enterrados cerca de 100 mil corpos. Durante mais de 300 anos, o espaço era o único permitido ao sepultamento de judeus. Os historiadores acreditam que em cada cova eram colocados até 10 corpos sobrepostos. O cemitério é uma das provas mais chocantes, embora silenciosa, do genocídio nazista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação