Turismo

Para guardar na memória, locais incomuns para a lua de mel

Escolher um destino de viagem para marcar o início da vida a dois não é fácil diante das inúmeras opções. O importante, no entanto, é viver momentos inesquecíveis, que ficarão guardados na história do casal

Luíza Figueiredo*
postado em 07/06/2019 10:00
Escolher um destino de viagem para marcar o início da vida a dois não é fácil diante das inúmeras opções. O importante, no entanto,  é viver momentos inesquecíveis, que ficarão guardados na história do casal

;Ma-ma-mamãe
Eu tô em lua-de-mel
Eu tô morando
Num pedaço do céu
Como o diabo gosta;

(Lulu Santos, em Lua de mel)


Maio é tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, assim como o mês de junho é dedicado aos santos juninos, entre eles o casamenteiro Santo Antônio. Porém, ao longo dos anos, a tradição das cerimônias foi deixada de lado por diversos motivos, principalmente o financeiro. Noivos e noivas estenderam as festas de bodas para os meses finais do ano.

É o que mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013. Foram realizados 84.143 casamentos em maio daquele ano. Nos meses de novembro e dezembro foram 112.013 e 133.180 cerimônias, respectivamente. Como consequência, a lua de mel, ; momento que sela o início da união do casal com o intuito de curtir os primeiros dias de vida em comum e colecionar e lembranças inesquecíveis ; coincide com as comemorações natalinas e de ano-novo.

As versões sobre a origem do período de lua de mel são diversas. No Ocidente, fala-se que os recém-casados adotaram o costume de viajar no começo do século 19, na Grã-Bretanha. Os casais que dispunham de maior poder aquisitivo, iam acompanhados de seus familiares para visitarem os parentes que não puderam estar presentes na cerimônia. A lua de mel seria o período após o casamento, uma fase encantadora, que duraria em torno de um mês.

Thiago Tosin com sua esposa em lua de mel, em frente ao Monte Saint-Michel, na França.
Para alguns casais, a viagem faz parte do ritual do enlace e precisa ter a mesma importância que é dada à cerimônia. Com o passar do tempo, a maioria opta por um bom período de descanso. Há quem sonhe com a realização da viagem desde criança, quem se inspire nos roteiros apontados como tradicionais, que reserve uma quantia consideravel para não ter problemas durante o trajeto. Seja qual for a motivação, é certo que a viagem será um momento que ficará marcado na memória dos apaixonados.

Foi no processo de criar um roteiro para a própria lua de mel que o empresário Thiago Tosin, 36 anos, notou que faltava no mercado um serviço de assessoria para guiar quem ainda não tinha experiência na área. ;Eu e minha mulher tivemos que fazer o nosso planejamento de viagem romântica e organizamos um lindo roteiro dividido em duas partes: na primeira, fomos ao Vale do Loire, no interior da França, e na segunda parte, em Malta, uma linda ilha do Mediterrâneo;. Há quatro anos, Tosin é idealizador do Padrinhos de Lua de Mel, um serviço que apresenta três destinos diferentes, de forma interativa e personalizada, de acordo com o perfil e poder aquisitivo de cada casal. Eles detalham voos, pontos turísticos, hotéis, passeios, comidas típicas e valores. Caso sejam contratados, reservam os serviços que são necessários e acompanham o casal até o retorno. Para ele, a ocupação não é trabalho. ;Eu faço o que gosto. Meu hobbie sempre foi viagem;.

Alguns destinos são os queridinhos. Tosin conta que a Itália e a região do Caribe são os mais procurados, mas há os que estimulam o espírito de aventura como uma corrida de cavalo na Toscana ou um camping no deserto do Saara, no Marrocos. O Turismo selecionou alguns em que a criatividade é o carro-chefe.

Areias Nômades

Dunas de areia vermelha e cabanas brancas

O cenário cinematográfico promete fazer qualquer um arrepiar. Marrakech, cidade de Marrocos, é a porta de entrada para uma sequência de dias pra lá de especiais. A cidade mantém vivo o seu contexto histórico pelas ruas, cercada de muralhas e grandes palácios. Ela abriga o maior soco berbere, mercado tradicional, como as grandes feiras que vendem artesanato da região. Com o pé na estrada, os dias de repouso estão no deserto. Segue-se até Merzouga, uma aldeia de Berbére, no Saara, responsável por ter o maior conjunto de dunas. Lá, é possível passear no alto dos camelos, fazer circuitos 4x4, se banhar nas areias de forma terapêutica, tudo isso em um acampamento no meio do deserto. O difícil é escolher qual a melhor acomodação para viver a paixão dos recém-casados.


Charme da cavalaria

Montanhas verdes em Toscana, na Itália
A charmosa Toscana, região da Itália, encanta e atrai turistas naturalmente e consegue ser sinônimo de comer, viver e beber muito bem. O que talvez algumas pessoas não sabem é que nos primeiros dois dias do mês de julho e nos dias 15 e 16 de agosto ocorre a mais famosa e tradicional corrida de cavalos do mundo, a Palio di Siena. Fala-se que sua simbologia é dada pela celebração a Nossa Senhora de Provenzano e a Nossa Senhora da Assunção, porém a festa não é religiosa. A corrida é disputada em três voltas na praça e vence quem chegar primeiro. Os pombinhos têm a oportunidade de escolher a melhor acomodação para apreciar a cavalaria italiana.


Cores do infinito

Escolher um destino de viagem para marcar o início da vida a dois não é fácil diante das inúmeras opções. O importante, no entanto,  é viver momentos inesquecíveis, que ficarão guardados na história do casal
O jogo de luzes naturais formado no céu promete deixar qualquer ambiente iluminado com o jogo de cores. A aurora boreal é o fenômeno decorrente da movimentação dos ventos solares, somente registrada no Polo Norte. Alasca, Canadá, Finlândia, Suécia são quatro dos oitos pontos onde é possíel avistar a dança das cores. Por sorte, são várias as melhores épocas para ir à caça das luzes que dançam, como os meses de janeiro a março e setembro a dezembro. Antes de embarcar na aventura, é preciso saber que cada país tem características diferentes. Como dica: os meses mais escuros, como novembro, dezembro e janeiro, aumentam a chance de visualizar a aurora. É inesquecível.


Selva moderna

Cabanas em meio à vegetação em Ruanda
Em Ruanda, a música e a dança são os anfitriões da cultura no país. A agricultura é a atividade dominante da região e, por isso, três parques nacionais protegem a vegetação natural e um grande número de mamíferos. Em solos africanos, a observação da vida animal é artifício imprescindível. Em um dos sítios que protegem a fauna e flora, Parque Nacional dos Vulcões, há uma hospedagem ecológica. As acomodações traduzem o que a natureza tem de mais sublime. Nos passeios, é possível fazer safari e até conhecer parentes primatas. Lá do alto do balão de ar quente, também se consegue ter a visão da grandiosidade do cenário.


Meses de festa

  • Dezembro 133.180
  • Novembro 112.013
  • Outubro 98.493
  • Setembro 93.371
  • Julho 86.679
  • Maio 84.143
  • Janeiro 81.420
  • Junho 78.967
  • Abril 75.857
  • Agosto 72.765
  • Março 70.563
  • Fevereiro 65.026

Fonte: IBGE/2013

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação