postado em 19/06/2019 04:20
Além do Itaimbézinho e do Fortaleza, o Brasil abriga grandes cânions, em outros estados do país, que podem ser visitados.Cânion do Xingó
Apontado como o quinto maior cânion navegável do mundo, foi formado pélo represamento das águas do Rio São Francisco, com a construção da Hidrelétrica do Xingó, no estado de Sergipe.
Cânion do Guartelá
Fica no planalto dos Campos Gerais, no parque estadual com o mesmo nome, entre as cidades de Castro e Tibagi, no estado do Paraná. É o sexto maior cânion do mundo e um dos maiores cânions no Brasil, com cerca de 30 quilômetros de extensão e 450 metros de altura.
Cânion Malacara
Para conhecer, é preciso seguir a trilha da Borda, no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Apesar de pouco conhecido, tem cerca de 3,5 quilômetros de extensão e profundidade média de 700 metros.
Cânion Fortaleza
Incrustrado no Parque nacional da Serra Geral, em Santa Catarina, tem aproximadamente 900 metros de profundidade e 7 quilômetros de extensão. Na parte mais alta, é possível avistar a Praia de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul, a cerca de 30 quilômetros do local.
Cânion do Rio Poti (ou Poty)
Fica a pouco mais de 200km de Teresina, capital do Piauí. O nome é uma homenagem ao rio, que nasce no vizinho estado do Ceará e corre por suas entranhas em decorrência de uma falha geológica.
Cânion Josafaz
Nos Aparados da Serra, tem uma grande parte da Mata Atlântica no seu interior. Com extensão de carca de 16km e 1.000 metros acima do nível do mar, é pouco visitado e tem temperatura muito baixa ; média de 14; C, com possíbiloidade de chegar a 0;C, nos meses mais frios.
Cânion do Rio Jaguariaíva
O oitavo maior cânion do mundo em extensão fica no município de Jaguariaíva, no estado do Paraná. Calcula-se que os paredões podem medir até 80 metros de altura.
Cânion dos Índios Coroados
Com 700 metros de altura e 1,5 quilômetro de extensão, fica no Parque Nacional da Serra Geral, em Santa Catarina.