Turismo

Um guia das melhores cafeterias da charmosa Pirenópolis

Nem só de cachoeira, empadão e cerveja vive Pirenópolis. Distante pouco mais de 150km de Brasília, a cidade guarda excelentes cafeterias em suas ruas centenárias

Renato Alves
postado em 19/06/2019 15:15

Nem só de cachoeira, empadão e cerveja vive Pirenópolis. Distante pouco mais de 150km de Brasília, a cidade guarda excelentes cafeterias em suas ruas centenárias

Pirenópolis ; Cafeterias estão brotando em Pirenópolis, famosa pelas dezenas de cachoeiras e pelo casario colonial. Das mais de 10, o Turismo selecionou cinco que merecem uma visita para uma longa prosa e um gostoso e leve lanche. Todas ficam no centro histórico, sendo quatro na mais charmosa rua, a Aurora.

A cafeteria com mais cara, ambiente, know-how de Pirenópolis é a Pé di Café. No meio da Rua Aurora, a casa tem um ambiente agradável, com uma decoração de bom gosto e assentos aconchegantes. O café 100% arábica é extraído por baristas treinados. O menu inclui dos espressos convencionais a opções quentes e geladas, com frapês e um exclusivo frozen com licor de baru.

Há ainda capuccinos especiais, chocolate quente europeu, escondidinho de sorvete e uma carta de chás artesanais de ervas naturais, com massalas exclusivas, chás ingleses e chai indiano. Além de um menu diversificado de cafés e chás artesanais, o cardápio tem uma variedade de quitandas, sanduíches leves, waffles, omeletes, tapiocas, saladas de frutas, sucos e um destaque especial para os memoráveis bolinhos de chuva.

Sobremesas imperdíveis na Pé di café: Prove a torta de ricota com calda de goiaba
Uma novidade que promete fazer sucesso na Pé di Café é a torta de ricota com calda quente de goiabada. Na casa pode-se ainda saborear doces, como brigadeiro de colher (de pau) em xícara esmaltada, além de bebidas alcoólicas leves, como cervejas artesanais, sodas italianas, vinhos e licores.

Para melhorar, recentemente, os donos resolveram um problemão: instalaramum sistema de ar condicionado que deixa o clima agradável sem que a casa precise fechar as duas grandes portas de madeira com vista para a rua histórica. Um diferencial e tanto, pois loja climatizada, apesar do calorão característico, é uma raridade em Pirenópolis.

Sofisticação

De frente para o Pé di Café, do outro lado da rua, fica o Café com Flores, em um sobradinho colonial. A fachada simples esconde o interior sofisticado da casa quase 100% cafeteria, muito procurada à noite para um jantar, especialmente por casais. Costuma ter música ao vivo nos fins de semana, mas no volume certo. Uma barista assina as combinações e drinks do cardápio. Os cafés levam grãos selecionados.

No Café com flores, sofisticação e ambiente que convida para além do café
Também na rua Aurora, um pouco mais acima, está a Pand;oro, uma casa com conceito de panificadora francesa, onde os cafés servidos combinam muito bem com os pães de queijo, brioches e pães artesanais que eles servem. Em tempo: sempre há um bolo do dia. Excelente opção para o lanchinho de fim de tarde.

Outro ponto ideal para unir o café ao lanche é o Pitoresco Arte e Café, na Rua Rui Barbosa, onde concentram-se as lojas voltadas aos turistas. Como o nome sugere, é um mix de cafeteria com galeria de arte. Todas as obras de arte e quinquilharias expostos nos três cômodos públicos do casarão estão à venda. Há ainda a área externa, de onde se vê o movimento na rua e parte do casario da cidade.

No Pitoresco, além do tradicional café espresso, tem comidinhas sempre frescas. Tudo feito na hora, como os biscoitos e bolos da casa da avó. A casa serve de queijo quente a saladas.

Comidinhas

O mais conhecido e badalado dos cafés pirenopolinos é o Café Pireneus, rebatizado de Pireneus Café & Forneria, devido à diversidade de comidinhas. É um daqueles cafés para você sentar, ler um livro (há diversos livros de fotografia à disposição dos clientes), ou jogar conversa fora com os amigos enquanto observa o movimento da praça em frente, a Praça do Coreto, onde ocorre a tradicional feirinha de artesanato nas noites de sábado.

Além do tradicional café espresso, a casa oferece um delicioso café cremoso gelado. Entre as opções de lanche, os sanduíches são os mais apreciados pela clientela. A foccacia é o prato mais famoso. Mas o bolo de banana também faz muito sucesso. Nas noites frias, a melhor pedida é um caldo. No calor, uma cerveja importada gelada. Nos fins de semana, ainda tem música ao vivo e de qualidade, como trios de jazz ou um solo de MPB.


Onde beber

Café com Flores

Rua Aurora, 20

Café Pand;oro
Rua Aurora, 35

Pitoresco Arte e Café
Rua Aurora, 2

Pé di Café
Rua Aurora, 21

Pireneus Café & Forneria

Rua dos Pireneus, 41, em frente à Praça do Coreto

* Repórter viajou a convite da Pousada dos Pirineus

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação