postado em 26/06/2019 04:18
O exílio foi uma oportunidade de descoberta para Miguel de Unamuno. Isolado em Fuerteventura em represália às suas posições políticas e críticas à ditadura de Primo de Rivera, na Espanha, o escritor e professor da Universidade de Salamanca se apaixonou pela ilha, do arquipélago das Canárias, e mostrou ao mundo a beleza calma e a paisagem lunar do local onde viveu por quatro meses.
Ele foi pioneiro numa época em que o turismo estava fugindo do sol para lotar spas no norte ou para as compras e a vida cultural das grandes capitais da Europa. O tempo deu razão a Miguel, porque, hoje, Forteventura se tornou um destino apreciado por aqueles que fogem da superlotação e querem aproveitar o clima e as paisagens para relaxar ou para praticar esportes ao ar livre.
A segunda maior ilha das Canárias é mundialmente conhecida pelas suas praias. São 150 quilômetros de litoral. No entanto, os atrativos para o viajante são incontáveis. As praias são acompanhadas por propostas interessantes para o turismo ativo, tanto no mar quanto na montanha, além de uma oferta cultural única e, claro, da cozinha local. Essas são apenas algumas das opções. Há muito mais.
Caminhada
A ilha, que é geologicamente uma das mais antigas do arquipélago das Canárias, oferece centenas de quilômetros de trilhas de todos os tipos, curtas ou longas, difíceis ou fáceis, para todas as idades, que marcam sua paisagem lunar construída por antigos vulcões. Seus caminhos são perfeitos para caminhadas e ;solidão; com a companhia da natureza. A trilha conhecida como GR 131 é a maior da ilha. São 255 quilômetros, cobrindo todo o território, e pode ser percorrida em vários dias. Consulte http://visitfuerteventura.es/wp/wp-content/uploads/topoguia-fv-red-de-senderos-Gr131.pdf.
Mas existem muitas outras opções, com algumas horas de percurso ou um dia de duração, como o pequeno passeio de Calderón Hondo-Lajares, perto de El Cotillo, onde é possível subir até a ponta de um antigo vulcão, e, nos dias claros, pode ser vislumbrada a ilha de Lanzarote. Ou o tour de Tindaya-Vallebrón, sempre com a visão do Tindaya ao fundo. Este monólito, que os antigos Guanches consideravam mágico, e onde os restos pré-históricos são preservados, não pode ser escalado no momento, pois é necessário subir com guias oficiais, um serviço interrompido por enquanto.
Praticamente toda a ilha está cheia de rotas. Para acessá-las, é necessário viajar de carro, que pode ser alugado. Algumas empresas locais também oferecem serviço de trilhas a pé com guias: http://visitfuerteventura.es/deporte/senderismo/.
Ciclismo
Por seu clima ameno e as inúmeras possibilidades de trilhas, ciclistas amadores e profissionais podem desfrutar de grandes momentos em Forteventura. Praticamente em todas as cidades turísticas, é oferecido o aluguel de bicicletas comuns ou bicicletas de montanha durante dias ou horas. Além disso, algumas empresas oferecem visitas guiadas.
Na parte norte da ilha, fica o Parque Natural de Corralejo, uma grande área de dunas. O mar é simplesmente deslumbrante na região. Vale a pena fazer passeios nas areias e dar uma ou muitas paradas para mergulhar nas águas mornas e azuis do Oceano Atlântico. Uma oportunidade de aproveitar praias praticamente desertas e intocadas, oferecida em poucos destinos no mundo.
Algumas estradas possuem ciclovias, embora, em geral, o tráfego local seja bastante respeitoso com os ciclistas. A corrida geralmente não se aplica ao espírito da ilha, a vida segue tranquila nessa ilha de 1650 quilômetros quadrados e povoada apenas por 115.000 habitantes.
O valor do aluguel de bicicleta gira em torno de 12 euros por dia ou 25 euros por três dias. Bicicletas elétricas também são oferecidas nos principais pontos turísticos, tanto para desfrutar de ciclismo quanto para usar quando viajar para as praias. Visitas guiadas, em alguns casos, são pagas de acordo com a distância. As rotas de 50 quilômetros percorridos em mountain bike custam 35 euros e até 80 quilômetros são 50 euros. Pesquise s valores em www.holaislascanarias.com/ciclismo/fuerteventura/ ou https://vulcanbike.com/fuertetracks/.