Turismo

Preservar para perpetuar

Pesquisa revela que o viajante brasileiro está à frente de turistas de países de primeiro mundo quando o assunto é preocupação com sustentabilidade no segmento de turismo

postado em 10/07/2019 04:23
Pesquisa revela que o viajante brasileiro está à frente de turistas de países de primeiro mundo quando o assunto é preocupação com sustentabilidade no segmento de turismo

Gramado ; Já pensou em se hospedar em um hotel ecológico? É uma ótima oportunidade para conhecer novos lugares, sem causar impactos ambientais e sociais aos destinos visitados. O hábito já é tendência entre os viajantes brasileiros. É o que demonstra uma pesquisa internacional realizada pela plataforma de viagens Booking.com. De acordo com os dados, o Brasil saiu na frente de países como Japão, França, Canadá, Estados Unidos, Itália e Espanha quando a preocupação é com o planeta e o futuro das próximas gerações.

O estudo concluiu que 72% dos viajantes nacionais acreditam que as pessoas devem se adaptar às mudanças e fazer escolhas mais sustentáveis de viagem. Além disso, 86% deles afirmam que teriam mais chances de reservar uma acomodação sabendo que ela segue práticas sustentáveis. ;Em conferências internacionais, o Brasil é visto como um modelo a ser seguido. Sabemos que a indústria ainda tem muitos desafios para enfrentar, mas aos poucos a mudança está acontecendo;, ressalta o gerente de Comunicação da Booking.com para a América Latina, Luiz Cegato.

Tendo em vista que os turistas estão cada vez mais exigentes em busca de acomodações que zelam pelas formas conscientes de uso dos recursos naturais, empreendimentos hoteleiros estão adotando iniciativas sustentáveis, seja durante a construção, ou em suas operações. Os motivos para investir nesse posicionamento são diversos: reduzir custos, garantir espaço no nicho crescente de mercado e a real conscientização de fazer a sua parte pelo bem do planeta.

;Realizamos esta pesquisa há quatro anos e é motivador verificar que o viajante brasileiro está cada vez mais preocupado com a diminuição dos impactos causados por suas férias;, finaliza Cegato. Ao todo, 18.077 pessoas foram entrevistadas em 18 mercados. Desses, mais de 1 mil eram brasileiros. As demais eram do Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia Itália, Japão, México, Países Baixos, Coreia do Sul, Espanha, Taiwan, Reino Unido, Estados Unidos e Israel.

Sinal amarelo

Mas, apesar da boa intenção e da crescente conscientização, nem tudo são flores. O relatório revela as barreiras mais comuns enfrentadas pelos viajantes ao tentar fazer escolhas sustentáveis. Eles (57%) alegam que poderiam escolher opções sustentáveis em maior número de vezes caso fossem oferecidos incentivos financeiros, como redução de impostos. Para 86% dos entrevistados, as empresas de turismo deveriam oferecer mais alternativas de viagens nesse seguimento.

A falta de informação também é apontada como um obstáculo. Os viajantes gostariam de ver a indústria do turismo compartilhar dicas sobre como ser mais sustentável durante a viagem (55%) e 66% dizem que, se souberem de alguma alternativa para compensar a pegada de carbono na sua acomodação durante as férias, vão aderir.


Oportunidade
A Booking.com tem um programa de aceleração de startups dedicadas ao turismo sustentável, o Booking Booster. Pessoas de todas as partes do mundo que tenham um modelo de negócio sustentável inovador podem participar do processo seletivo. Os vencedores, além de receber uma ajuda financeira de 500 mil euros, participam de palestras, workshops e mentorias com especialistas e funcionários da plataforma de viagens.


* O repórter viajou a convite da Booking.com



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