postado em 10/07/2019 04:24
;Viajar é trocar a roupa da alma;(Mário Quintana)
Como bem disse o poeta gaúcho, a alma se renova a cada viagem. Mário Quintana, que viveu em diversos hotéis ; e morreu em um deles ; percebeu, com sensibilidade, que viajar provoca boas sensações e algumas mudanças. A busca pelo bem-estar tem sido o estímulo de cada vez mais viajantes pelo mundo. Pesquisa da plataforma de viagens Booking.com mostra que no período de um ano dobraram as buscas por roteiros que oferecem atividades ligadas ao autoconhecimento e cuidados com o corpo e o espírito.
De acordo com o levantamento, feito com 19 mil pessoas em 26 países, em 2018, a tendência de busca para viagens de férias apontava que 1 entre 5 viajantes escolhia esse tipo de destino. Em 2017, a proporção era de 1 entre 10. Do total de entrevistados, 59% afirmaram que priorizam as experiências acima dos itens materiais nas suas viagens de lazer. Atividades como fazer um spa ou tratamentos de beleza foram citadas em 33% das respostas. Em seguida, vieram as práticas esportivas como ciclismo (24%) e esportes aquáticos (22%).
Mais da metade dos pesquisados (55%) acredita que o período de férias é um momento para refletir e tomar melhores decisões sobre seu estilo de vida. Tirar férias para fazer um detox total foi o objetivo apontado por 17% dos viajantes, equanto 16% viajaram para praticar ioga, 16%, corrida e 15%, para a prática de meditação.
A gestora de cultura Maria Thereza Magalhães, 48 anos, é hóspede frequente do centro de revitalização Ponto de Luz, na cidade de Joanópolis, em São Paulo. ;O espaço dá uma amplitude de afazeres relaxantes. Eu me conecto comigo mesma, fujo do tédio, encontro um abraço amoroso. Ao praticar essas modalidades, eu percebo que minha espiritualidade evolui gradativamente. É uma espécie de detox;, garante. Thereza se integra, há cinco anos, a diversas atividades conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como meditação, ioga, dança circular, reike e constelação familiar.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na aplicação das PICS na atenção básica. Para o professor de yoga e meditação do Instituto Unmaní Yoga, Jhonatan Novais, elas evitam a irritabilidade, propiciando diversos benefícios, com a vantagem de todos poderem praticar. ;A modalidade leva o corpo e a mente ao estado de harmonia, além de desenvolver bom humor, equilíbrio emocional e estimulação dos potenciais cerebrais, como foco, concentração e alívio imediato do stress. Há um pouco de limitação apenas para aqueles que possuem problemas ligados a condições ósseas, lesões, problemas de pressão arterial, que podem ser contornados por profissionais;, afirma.
Nas regiões brasileiras, é possível encontrar hotéis, pousadas ou fazendas especialmente preparadas para atividades voltadas à mente. Elas vão desde a imposição de mãos para obter energia vital à leitura da aura em busca da cura dos bloqueios mentais. Junte-se às práticas a alimentação orgânica e a restrição tecnológica, tudo contribui para a conexão interna do ser humano. Visitantes que frequentam os centros de revitalização garantem as boas experiências.
* Estagiária sob supervisão de Taís Braga