Jornal Correio Braziliense

Turismo

Jornada de auto-conhecimento, destinos espiritualizados brasileiros

Viajantes pelo mundo buscam práticas de autoconhecimento e atividades que contribuam para o crescimento espiritual, tranquilidade mental e boa saúde. No Brasil, há diversos locais especializados

;Viajar é trocar a roupa da alma;
(Mário Quintana)

Como bem disse o poeta gaúcho, a alma se renova a cada viagem. Mário Quintana, que viveu em diversos hotéis ; e morreu em um deles ; percebeu, com sensibilidade, que viajar provoca boas sensações e algumas mudanças. A busca pelo bem-estar tem sido o estímulo de cada vez mais viajantes pelo mundo. Pesquisa da plataforma de viagens Booking.com mostra que no período de um ano dobraram as buscas por roteiros que oferecem atividades ligadas ao autoconhecimento e cuidados com o corpo e o espírito.

De acordo com o levantamento, feito com 19 mil pessoas em 26 países, em 2018, a tendência de busca para viagens de férias apontava que 1 entre 5 viajantes escolhia esse tipo de destino. Em 2017, a proporção era de 1 entre 10. Do total de entrevistados, 59% afirmaram que priorizam as experiências acima dos itens materiais nas suas viagens de lazer. Atividades como fazer um spa ou tratamentos de beleza foram citadas em 33% das respostas. Em seguida, vieram as práticas esportivas como ciclismo (24%) e esportes aquáticos (22%).

Mais da metade dos pesquisados (55%) acredita que o período de férias é um momento para refletir e tomar melhores decisões sobre seu estilo de vida. Tirar férias para fazer um detox total foi o objetivo apontado por 17% dos viajantes, equanto 16% viajaram para praticar ioga, 16%, corrida e 15%, para a prática de meditação.

A gestora de cultura Maria Thereza Magalhães, 48 anos, é hóspede frequente do centro de revitalização Ponto de Luz, na cidade de Joanópolis, em São Paulo. ;O espaço dá uma amplitude de afazeres relaxantes. Eu me conecto comigo mesma, fujo do tédio, encontro um abraço amoroso. Ao praticar essas modalidades, eu percebo que minha espiritualidade evolui gradativamente. É uma espécie de detox;, garante. Thereza se integra, há cinco anos, a diversas atividades conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como meditação, ioga, dança circular, reike e constelação familiar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na aplicação das PICS na atenção básica. Para o professor de yoga e meditação do Instituto Unmaní Yoga, Jhonatan Novais, elas evitam a irritabilidade, propiciando diversos benefícios, com a vantagem de todos poderem praticar. ;A modalidade leva o corpo e a mente ao estado de harmonia, além de desenvolver bom humor, equilíbrio emocional e estimulação dos potenciais cerebrais, como foco, concentração e alívio imediato do stress. Há um pouco de limitação apenas para aqueles que possuem problemas ligados a condições ósseas, lesões, problemas de pressão arterial, que podem ser contornados por profissionais;, afirma.

Nas regiões brasileiras, é possível encontrar hotéis, pousadas ou fazendas especialmente preparadas para atividades voltadas à mente. Elas vão desde a imposição de mãos para obter energia vital à leitura da aura em busca da cura dos bloqueios mentais. Junte-se às práticas a alimentação orgânica e a restrição tecnológica, tudo contribui para a conexão interna do ser humano. Visitantes que frequentam os centros de revitalização garantem as boas experiências.

Joanópolis - São Paulo


Joanópolis está no estado de São Paulo, mas faz divisa com Minas Gerais. A região atrai muitos turistas pela formação antiga e o clima ideal para trilhas. Além disso, a cidade conta com um centro de realização do ser, Ponto de Luz. O núcleo fica na serra da Mantiqueira, um ambiente adequado à realização de atividades que estimula o desenvolvimento espiritual independentemente de religião, com o objetivo de o ser humano se fazer no momento presente, sem o uso de qualquer tecnologia, utilizando terapias energéticas no processo de limpeza material.

O Ponto de Luz existe há 25 anos. Por mês, são recebidas 230 pessoas. Nos quartos não há televisão, e não é disponibilizada a internet. No momento da refeição que inclusive, conta com alimentos 100% orgânicos, com um cardápio ovolactovegetariano, não é permitido o uso do celular. Pois, de acordo com o centro, é preciso se desligar de tudo que possa atrapalhar a conectividade pessoal.


A meditação está como a principal base do Ponto, e é dividida entre a ativa e a passiva, por questões de individualidade do ser humano. A força, que é contato da natureza, funciona como um dos pilares do local, e está em primeiro lugar. A vivência corporal e caminhada são voltadas para a terapia corporal, que se objetiva ao despertar do corpo, e momento presente, sendo exercida por meio de yoga, reiki, ou dança circular. Nos fins de semana, o visitante pode contar com a arte da música de alguns artistas convidados.

Para os que desejam algo mais profundo e atendimentos terapêuticos individuais, tem o Programa de Revitalização que funciona com a Imersão de cinco dias. O cliente entra em um domingo à noite e vai embora na sexta. Além do mais, há 40 tipos de terapias em que estão incluídas, a energética que trabalha com a limpeza e alinhamento do chakras, autoconhecimento, constelação familiar, e consulta com os florais.

Extrema - Minas Gerais


Município de Minas Gerais, a 492km da capital do estado, a cidade de Extrema tem mais de 35 mil habitantes. Nas montanhas da região, a 1.400m, na divisa com a cidade paulista de Vargem, a 120 km da cidade da capital, há o Retiro Tao Tien. O centro é voltado para atividades espirituais, com o objetivo de curar karmas, doenças, bloqueios mentais, fobias, traumas, extrair energias negativas, e encontrar a paz de espírito e equilíbrio do indivíduo, feitos por meio de conexões com ele mesmo.

Os retiros espirituais são realizados independentemente da religião praticada pelo visitante. Os programas estão divididos em quatro atividades: Análise da Aura, em que a leitura do campo de energia da pessoa é expressa em um desenho à mão, Regressão Pacificando as Emoções, volta ao inconsciente, na qual o medo ou ;impressão kármica; podem estar, Ateliê de Arte YabYum a arte no poder de estudar o ser profundo; Formação em Reiki, em que é ensinada a forma medicinal de fortalecer a vitalidade da pessoa pelas mãos.


Tânia Barbosa, moradora de São Paulo, graduada em direito e em fisioterapia, é meditante durante 26 anos, pós-graduada em Yoga, e palestrante em filosofia oriental e espiritualidade há 18 anos. É assídua ao Tao Tien há nove anos. Ao visitar o centro, elogiou o trabalho de análise de aura. ;A leitura de aura é maravilhosa. É possível identificar desde as coisas físicas com seu corpo até analisar a parte espiritual, percebendo como é que está;, afirmou.

O foco de Tânia é na meditação. Ao aderir à modalidade, garantiu mudanças nos meios social e pessoal. Segundo ela, estar em casa traz muitas distrações que a fazem se desligar do que realmente é.; Quando vamos para um lugar lindo, uma vista maravilhosa e contemplamos a vida sob nova perspectiva, tudo muda. Há alterações internas e externas. Ao meditarmos, vamos nos centrando e percebemos que fazemos parte de uma grande rede universal;, garante.

Garopaba - Santa Catarina


O município do litoral sul de Santa Catarina, com aproximadamente 23 mil habitantes, e a16km da capital do estado, Garopaba atrai muitos turistas pela tranquilidade, urbanismo com lindas paisagens, e preservação da vila de pescadores. Na cidade, há um centro de prática de yoga caracterizado como um dos maiores da América Latina, que oferece refúgio ao corpo e ao espírito.

Há 16 anos, o Centro de Yoga Montanha Encantada se fez no objetivo de ser a sede da escola Yoga Integrativa, voltado em especial para cursos e locações. São recebidos em torno de 1.500 pessoas, entre eles, alunos, professores e visitantes. Em média, são 340 dias do ano ocupados com retiros e aulas. A localização do núcleo entre o mar e as montanhas em uma área aproximada de 40 hectares de Mata Atlântica dá harmonização para as atividades inseridas como a meditação.


O Espaço tem um calendário de atividades terapêuticas e cursos a serem realizados no decorrer de 2019. Afazeres que incluem: Capacitação em Redução de Sistema de Estresse, Retiro de Meditação Vipassana, Restore e Renew Yoga Retreat Brasil, Introdução à Yoga Interativa, os Yoga Sutras de Pantajali na Prática, Retiro de Yoga Nilaya, Intensivo de Ashtanga Yoga, Hatha Vinyasa Yoga, The Yoga Experience, Formação de professores de Yoga Integrativa, Formação livre em Meditação, Curso intensivo de Yoga Dance, e Yoga Nidra.


Pousada Villa Lagoa das Cores - Bahia


No Vale do Capão com 1.500 habitantes está o Parque Nacional da Chapada Diamantina, cercado por uma linda formação montanhosa e atmosfera hippie. É uma atração turística do estado, e possui diversidade de afazeres. Afastada do centro, há uma das pousadas mais charmosas do local, a Villa Lagoa das Cores, que oferta muitas atividades terapêuticas, e espirituais.

Há seis anos , a pousada atua com atividades espirituais realizadas em um ambiente específico, a Casa Flor de Lótus, onde são oferecidas: meditação, yoga, oráculos, orientações terapêuticas, mantras, caminhadas zen e no labirinto. Além disso, há um spa holístico com direito à sauna na pedra e reiki.

As orientações terapêuticas são feitas individualmente por meio de uma abordagem holística para a ampliação da percepção do momento atual e sessão da constelação familiar. Um passeio aos oráculos permite receber uma mensagem às questões pessoais. Nos cantos sagrados, é possível encontrar a paz e a tranquilidade, por meio do mantra. Contemplar a natureza a cada passo dado para se fazer a meditação são os caminhos zen e o labirinto.

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga