Turismo

Tesouro no meio do Caribe

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/07/2019 04:09


Willemstad, Curaçao

Maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Holandesas, Curaçao está localizada no mar do Caribe. Atualmente, a ilhota é uma das mais procuradas pelos turistas. Sua capital, Willemstad, tem 125 mil habitantes. Sem o clima de praias paradisíacas, a cidade conta com diversos prédios e casas coloridas, lojas, bancos e restaurantes. Tudo pode ser conhecido a pé. O lugar é carregado de cultura, condição para ser considerado Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Willemstad foi construída em 1888. A estrutura atual é de 1939. As principais atividades econômicas vão do turismo às importações e exportações ; o maior porto do país fica aí ; e uma refinaria de petróleo. A capital está dividida entre os bairros de Punda e Otrobanda, ligados por duas pontes. A primeira é flutuante e brilhosa, a Queen Emma Bridge, de 168 metros, exclusiva para pedestres. É um dos símbolos de Curaçao, assim como o skyline (prédios coloridos) da capital, que são exibidos nas placas de carros. A segunda ligação é feita pela Queen Juliana, que fica suspensa a 56 m acima do nível do mar. Pela ponte, é possível se ter boas vistas de Willemstad.

A arquitetura de Willemstad é misturada com a da Holanda. Os prédios coloniais dos séculos XVII e XVIII são um espelho do que também se encontra em Amsterdã. O motivo para o colorido das obras, segundo moradores, é de que, no século XIX, o governador holandês Albert Kikkert sofreu dores de cabeça provocadas pela enxaqueca, que foi piorada pelo reflexo do sol brilhante do Caribe em seus edifícios brancos. Desse modo, o governante fez um decreto para pintar todas as estruturas naquela ilha de qualquer cor, menos branco.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação