Publicidade

Correio Braziliense PORTO

Encantos da Cidade Invicta

Descobrir os encantos da cidade é uma aventura gratificante. Há opções para turistas interessados em temas diversificados, desde os cenários naturais exuberantes à história, literatura e, claro, aos prazeres do vinho


postado em 15/08/2019 09:00 / atualizado em 14/08/2019 17:34

(foto: Diego Delso/Wikimedia Commons/Reprodução)
(foto: Diego Delso/Wikimedia Commons/Reprodução)


Para quem chega a Portugal e procura um destino que represente a verdadeira portugalidade, o Porto é a opção certa. E para orientar o passeio numa das cidades mais encantadoras do país, também conhecida como a Cidade Invicta, não deixe de conhecer alguns pontos turísticos.

 


Estação São Bento

(foto: JCornelius/Wikipedia Commons/Reprodução)
(foto: JCornelius/Wikipedia Commons/Reprodução)
    

Uma das estações de trem mais bonitas do mundo pela arquitetura e os seus deslumbrantes azulejos pintados à mão, que contam um pouco da história de Portugal, principalmente da zona norte do país. Visita imperdível!

 

 
Livraria Lello 

(foto: Wikimedia Commons/Reprodução)
(foto: Wikimedia Commons/Reprodução)

Em virtude do seu valor histórico e artístico, a Lello é apontada como uma das mais belas livrarias do mundo por ser um ambiente único e inspirador. Todos os visitantes se encantam com a escadaria central, que serviu de inspiração para a série de filmes Harry Potter.

 

 

 
Torre dos Clérigos 

(foto: Edgar Jiménez/Flickr)
(foto: Edgar Jiménez/Flickr)

Localizada no centro histórico, a Torre dos Clérigos é um daqueles pontos turísticos indispensáveis na viagem. Em arquitetura barroca, faz parte da bela Igreja dos Clérigos, e seu mirante garante uma vista 360 graus da cidade, desde pontos de interesse centrais até a Ribeira, o Rio Douro e as caves do outro lado da Ponte Dom Luís, em Vila Nova de Gaia.

 

 

 
Avenida dos Aliados    

(foto: AntoniusJ/Wikipedia Commons/Reprodução)
(foto: AntoniusJ/Wikipedia Commons/Reprodução)

Conhecida como o coração da cidade, esta é uma das mais belas avenidas da Europa, com destaque para a bela arquitetura dos edifícios imponentes que a compõem, como a Câmara Municipal. Um dos locais obrigatórios para visitar em Porto!

 

 


Visita a caves no Porto   

(foto: Daniel Villafruel/Wikimedia Commons/Reprodução)
(foto: Daniel Villafruel/Wikimedia Commons/Reprodução)

Único e especial, assim é o vinho do Porto. Não deixe de apreciar essa deliciosa bebida, uma das marcas da cidade. Há imensas caves para conhecer na outra margem: umas mais à vista, outras mais escondidas, no centro histórico de Vila Nova de Gaia, que também vale a pena visitar. Prove esse delicioso vinho, produzido no Alto Douro Vinhateiro.


Jardins do Palácio de Cristal    
(foto: Concierge.2C/Wikimedia Commons/Reprodução)
(foto: Concierge.2C/Wikimedia Commons/Reprodução)

Faça um passeio e relaxe nos magníficos jardins, onde é possível admirar a Avenida das Tílias, o bosque, o pavilhão dos desportos e as varandas sobre o Douro. Sim, porque este jardim oferece uma incrível vista do rio e da cidade, devido aos miradouros que deste sítio fazem parte. Sem dúvida, um local para visitar no Porto!

 

 

 Outros passeios podem surpreender os turistas que visitam Porto. No verão, muitos turistas procuram as praias e os passeios de barco até a foz do Rio Douro. Além dos festivais de música, dança e gastronomia programados na cidade.

Litoral 

(foto: Hugo Cadavez/Wikimedia Commons/Reprodução)
(foto: Hugo Cadavez/Wikimedia Commons/Reprodução)
   

A diversidade mora no Porto. Além dos parques, castelos, história, tecnologia, a cidade tem opções para quem quer curtir o litoral. Vale a pena passar um dia na Praia de Matosinhos, caminhar pelo calçadão da Avenida Brasil e observar o Castelo do Queijo. No fim de tarde, seguir em direção ao farol, fazer uma parada obrigatória na pérgola para contemplar o pôr do sol e escutar o som das ondas.

Feira da Vandoma

Esta feira de comida e antiguidades é realizada aos sábados pela manhã, próximo à Catedral da Sé. Mesmo que não queira comprar nada, vale a pena conhecer.


Café Majestic   

(foto: Majestic/Divulgação)
(foto: Majestic/Divulgação)

Localizado na Rua Santa Catarina, ele entrou na lista dos 10 mais belos cafés do mundo do site ucityguides.com. Inaugurado em 1921, o local conta a história do Porto e mantém vivas as memórias da época. É reconhecido como Porto da bélle époque, com sua decoração de art noveau.

Muito além do bacalhau

A dica gastronômica para quem visita a cidade é saborear a famosa francesinha — prato típico do Porto. Trata-se de um suculento sanduíche feito com linguiça, salsicha, fiambre, presunto, bife de vaca ou lombo de porco coberto com queijo derretido. O toque especial fica com o molho feito à base de tomate, cerveja e outros condimentos, e o prato ainda vem acompanhado de uma porção de batatas fritas.


Jardim do Morro    
(foto: Diego Delso/Wikimedia Commons/Reprodução)
(foto: Diego Delso/Wikimedia Commons/Reprodução)

Localizado em Vila Nova de Gaia, o local leva a uma linda vista para a parte histórica do Porto, principalmente no pôr do sol e à noite. Uma construção de 1927 que se caracteriza como espaço ideal para uma caminhada, um piquenique ou para simplesmente se encantar com a vista da cidade, ao lado de um lago e da natureza, no sopé da Serra do Pilar.

Estádio do Dragão

Gosta de futebol? Vale então conhecer o estádio do time Porto. O local oferece visita guiada aos interessados contado a história, os prêmios conquistados e os jogadores que brilharam e ainda brilham no time português.

 

 

 

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade