Publicidade

Correio Braziliense PRAGA

Arte, cultura e charme nas ruas


postado em 22/08/2019 11:30 / atualizado em 21/08/2019 20:45

O grafite é uma homenagem ao cantor inglês John Lennon (foto: Wikimedia Commons/Reprodução)
O grafite é uma homenagem ao cantor inglês John Lennon (foto: Wikimedia Commons/Reprodução)



Muro de John Lennon
Próximo à Ilha de Kampa e Malá Strana, um muro grafitado em homenagem ao cantor inglês John Lennon enche de cores as ruas da histórica cidade. Após a morte do ex-Beatle, o espaço recebeu a intervenção de artistas como forma de protesto ao regime comunista, em 1980. Um símbolo de liberdade, o trabalho artístico é um perfeito background para registrar em fotos sua passagem pela capital.


Centro de Arte Contemporânea - DOX
O museu de arte contemporânea é um excelente exemplo de ressignificação de espaços. Criado nas instalações de uma antiga fábrica, o Dox carrega sua convicção até no nome. O termo é derivado da palavra grega doxa e significa crença ou opinião. Para o museu, um novo modo de ver o mundo. No centro do Dox, um dirigível de madeira quase flutuante faz a cabeça dos visitantes. Seu nome, Gulliver, a representação de um viajante, explorador e aventureiro, assim como a própria imagem dos primeiros zepelins que cortam os ares em magnificência moderna.

Parque Folimanka - Robô de Star Wars
Um antigo respiradouro para abrigo nuclear, localizado no Parque Folimanka, foi transformado por grafiteiros no lendário robô R2D2, personagem da série de filmes de ficção científica mais famosa, a Star Wars. Os artistas responsáveis pela obra não foram identificados, mas o seu pequeno legado é um criativo cenário para turistas posarem em frente às câmeras.


Busto de Franz Kafka
A imponente obra, criada pelo artista checo David Cerny, mede 11 metros de altura e possui 42 camadas dinâmicas de metal, que, juntas, pesam 39 toneladas. O rosto do escritor checo mais famoso e um dos mais influentes do último século está localizado no Quadrio Business Centre. A escultura metálica impressiona por suas dimensões e também por sua beleza. As camadas que formam o rosto do escritor se movem, este é o encanto que prende a atenção de quem visita o monumento.


O homem pendurado
Assustador para quem passar distraído por uma das ruas do centro antigo. A icônica obra do artista David Cerny, também criador do busto dinâmico de Kafka, é tão realista que engana os olhos de turistas e moradores de Praga. No topo de um dos edifícios, uma estátua do pai da psicanálise, Sigmund Freud, equilibrando-se em uma haste por uma de suas mãos. O monumento já foi alvo de diversas denúncias à polícia, tratado como uma cena de suicídio.

 

*Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade