Turismo

Destino surpreendente

Na fronteira com a Espanha, a cidade do Porto oferece atrações culturais e históricas, além do vinho

Carlos Altman - Especial para o Correio
postado em 24/08/2019 10:30

Passear pelas ruas da cidade e observar a arquitetura e a beleza dos azulejos é um programa imperdível

Arquitetura de encher os olhos e gastronomia de dar água na boca têm levado milhares de pessoas ao país de Camões, Eça de Queiroz, Saramago e Fenando Pessoa. E a cidade de Porto, com toda a sua imponente história, gastronomia diversificada e aspectos culturais únicos, aliados ao baixo custo de vida, vem chamando a atenção do mundo inteiro, principalmente dos brasileiros.

E esse é justamente o clima de encantamento vivido pelo casal José Odair Figueiredo e Helem Figueiredo toda vez que visita a cidade de Porto. O filho deles, João Paulo Figueiredo foi estudar na cidade portuguesa há mais de seis anos. Desde então, foram três viagens inesquecíveis do casal. ;Eu pessoalmente, nunca incluí essa cidade como roteiro em meus sonhos de viagem, mas como corações e mentes caminham ao lado dos filhos, nossos olhares se voltaram para esta terra, mãe de todos nós. Cada dia é um olhar diferente sobre o país;, emociona-se a mineira Helem.

De acordo com o casal, vale a pena vistar os pontos turísticos tradicionais da cidade. Helem e Zezito enumeram os destinos obrigatórios em Porto: ;Nada se compara em se perder na região da Ribeira admirando o Rio Douro com suas pontes, barcos e gaivotas. Visite a Rua Santa Catarina, onde o burburinho das várias línguas se entrelaça numa energia contagiante! Não deixe de comer um delicioso bolinho de bacalhau e saborear um pastel de nata diluído no saboroso vinho do Porto. Assistir a um show na Casa da Música, com sua acústica impecável, é um belo programa. Passar uma manhã no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, sempre com uma exposição surpreendente, também é inesquecível. Caminhar pela cidade descobrindo ruelas e becos é muito prazeroso. Esparramar-se pelos parques e jardins, apreciar a comida maravilhosa. Não deixe de visitar a Estação Ferroviária de São Bento e se encantar com a história de Portugal por meio de seus belos azulejos em azul e branco. E, por fim, agradecer a Deus ao visitar as belíssimas igrejas espalhadas pela cidade;. (CA)

No Cais da Ribeira, o passeio à margem do Rio Douro é inspirador

Ribeira e Rio Douro

Localizada às margens do Rio Douro, bem no centro histórico da cidade, a região conta com diversos restaurantes, bares e pontos turísticos em sua extensão, como o Palácio da Bolsa. As luzes do céu, o pôr do Sol, os reflexos na água, enfim, a atmosfera local transforma o ambiente em uma paisagem dos sonhos. Passear de barco no Rio Douro é o cenário ideal para quem quer sentir um clima único de paz e encantamento. É emocionante. Vale a pena fazer um passeio durante o dia e outro à noite. Com 897 quilômetros de comprimento, ele é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica.


Casa da Música

É a principal sala de concertos do Porto e foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, fazendo parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura (2001), mas a sua construção foi finalizada em 2005. Antigamente, o local era usado para reparação dos bondes (os eléctricos) que circulavam pela cidade.


Vila nova de Gaia


Cidade portuguesa da área metropolitana do Porto. Em uma caminhada é possível se deparar com a antiga casa de ícones da literatura, como Eça de Queiroz, ou espaços como o Mosteiro da Serra do Pilar, sem contar que com mais alguns passos é possível se deparar com a charmosíssima Capela do Senhor da Pedra, num rochedo batido pelo mar, na Praia de Miramar. Com museus, monumentos, teleférico, circuitos e muito mais, Vila Nova de Gaia é local para explorar e contemplar.

No alto da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia é possível apreciar a cidade do Porto

Mosteiro da Serra do Pilar

Está no alto da Serra do Pilar, na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Local é um refúgio para apreciar a cidade do Porto da melhor maneira possível.


Ponte D. Luís I


Construída entre 1881 e 1888, liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia e foi projetada pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação