postado em 04/09/2019 04:08
Por entre o relevo montanhoso e as águas que brotam na região, Passa Quatro se revela um destino surpreendente. A cidade abriga o quarto maior pico do Brasil, além de ser um reduto para quem busca relaxamento com águas terapêuticas ou a adrenalina das aventuras radicais. Integrada ao Circuito Terras Altas da Mantiqueira, o pequeno município de 16 mil habitantes está próximo do eixo Rio-São Paulo, mas a viagem de cerca de 13 horas (pouco mais de 1.100km pela BR-040), de Brasília até lá, compensa a distância.
Pra começar, Passa Quatro conserva uma relíquia que deixou saudade em muita gente. A Maria-fumaça se mantém preservada e é um convite para voltar no tempo. O trem sai da estação central do município e vai até a estação Coronel Fulgêncio, inaugurada por dom Pedro II, e ao Túnel da Mantiqueira. A estação fica no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Da janela do comboio, é possível admirar o verde das matas, o relevo montanhoso, o azul do céu e as águas que passam pela cidade. O passeio custa R$ 65 por pessoa.
A cidade também abriga o quarto maior pico do Brasil. Com 2.798 metros de altitude, a Pedra da Mina fica na travessia para Serra Fina, divisa entre Minas e São Paulo. O nascer e o pôr do sol vistos do alto são algo inacreditável. Para subir, é preciso disposição e guias especializados pelo alto grau de dificuldade. Há várias trilhas de acesso, mas algumas, inviáveis para o caminhante sem experiência.
Clássica
O Centro Histórico conta com uma arquitetura clássica e típica de cidades do interior. Com casas datadas do século 19 e início do século 20, exibem nas suas fachadas uma verdadeira aula do design histórico da região. A Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal fazem parte do conjunto arquitetônico eclético do início do século 20. Atualmente, o local é sede do Patrimônio Histórico Municipal. No ano 2000, o imóvel foi tombado, passando a ser o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade. As igrejas também fazem parte do cartão-postal da cidade, com destaque para a de São Sebastião.
Mas nada disso se compara à principal caracaterística de Passa Quatro, que é um paraíso hidromineral. Espalhadas por toda a cidade, é possível se deliciar com fontes de água potável. Outro atrativo é o Rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina, formando um rio que corre entre o relevo rochoso e a vegetação nativa.
* Estagiário sob supervisão de Taís Braga