Turismo

Pinceladas nos céus do Círculo Ártico

Para apreciar o fenômeno, é preciso ter paciência. Às vezes o espetáculo leva horas para começar. Quanto mais longe das luzes das cidades, mais intenso é o show dos raios dançantes. Vale a pena esperar

Erika Manhatys*
postado em 05/09/2019 10:00

Para apreciar o fenômeno, é preciso ter paciência. Às vezes o espetáculo leva horas para começar. Quanto mais longe das luzes das cidades, mais intenso é o show dos raios dançantes. Vale a pena esperar

Os variados tons de verde, vermelho, azul e violeta que tomam o firmamento formam um dos mais complexos e desejados visuais de quem viaja ao Círculo Ártico. Entretanto, ele não é tão fácil de ser alcançado. Por depender de condições climáticas específicas, o turista que viaja à região precisa estar preparado para uma verdadeira caçada e, também, disposto a aguardar por horas até que os raios coloridos comecem a despontar. Os locais de melhor visualização são aqueles mais afastados dos centros urbanos, onde não haja interferência das luzes artificiais.

Há muitas agências de viagem especializadas em criar roteiros e levar os visitantes aos pontos mais propícios para a observação. Alguns hotéis também possuem programas de alerta aos hóspedes para quando a aurora boreal aparece nos céus. O percurso pode ser feito de forma autônoma por quem já conhece os locais de incidência, entretanto, a presença de um guia é fundamental para turistas.

Árvores congeladas iluminadas pela aurora boreal, na Finlândia
Morando em Rovaniemi, cidade da Lapônia finlandesa, Filippo Dias, 17 anos, participa de um programa de intercâmbio. ;Cheguei ano passado, inicialmente para ficar por 10 meses. Gostei tanto da minha experiência que decidi ficar mais, minha escola me deu uma vaga e pude permanecer. O que mais me chama atenção é ser um país bem tranquilo. Sempre há crianças brincando sozinhas na rua, não existe preocupação com segurança;, conta o estudante.

Apaixonado pelas luzes dançantes, Filippo (foto à direita) diz ter perdido as contas de quantas vezes foi assistir ao fenômeno. ;Não recordo quantas auroras boreais eu já presenciei, mas todas as vezes são como a primeira. É sensacional! Quando cheguei, no ano passado, e vi o espetáculo, não encontrava palavras para descrever o quão lindo era tudo aquilo. Chega até a assustar de tão grande que ela é quando está bem visível. É muito lindo ver quando as luzes estão dançando, totalmente fantástico! E é quase impossível definir essa experiência magnífica;.

Filippo Dias diz ter perdido as contas de quantas vezes apreciou o fenômeno.
A aparição dos raios coloridos é tão aclamada que até a tecnologia dá uma mãozinha para facilitar a observação. Existem aplicativos para smartphones que indicam as condições favoráveis da ocorrência da aurora boreal. Filippo utiliza um desses softwares para traçar sua rota. ;Existe um aplicativo que eu uso no meu celular, que indica o índice KP, uma referência sobre a radiação que cria a aurora boreal. Nesse último fim de semana, tivemos uma ;tempestade de KP; e as auroras foram mais fortes e fáceis de serem visualizadas;, diz.

Montanha de gelo iluminada pelas luzes da aurora boreal
Filippo também conta das inúmeras opções de apoio e programas para levar os turistas a essas regiões afastadas. ;As agências oferecem diferentes opções, agora está começando o outono e ainda não tem neve, então dá para fazer o percurso com quadricíi9clos. Já no inverno, pode-se visitar a área com as motos de neve. Também tem opção específica para aqueles que desejam fotografar a aurora, os guias têm noção de fotografia e dão dicas de como capturar o fenômeno da melhor forma;. O estudante também lembra como a presença de um profissional é importante para tornar a experiência mais segura. ;Como as auroras são muito imprevisíveis, mesmo com as condições certas, elas podem estar fortes e, um minuto depois, ficarem pequenas. Por isso, é legal ir acompanhado com um guia, pois ele está apto a reconhecer quais luzes fazem parte da aurora;, indica Filippo.

Na terra do Papai Noel

A Finlândia faz parte dos países signatários do Acordo de Schengen, que permite o trânsito livre entre as fronteiras por 90 dias. Brasileiros não precisam de visto para ingressar no país, exige-se apenas a apresentação de passaporte válido até, pelo menos, três meses após o término da viagem. A embaixada finlandesa recomenda que o turista se assegure com:
  • Passagem de volta com data marcada

  • 30 euros por pessoa por dia

  • Cartão de crédito internacional

  • Seguro de viagem de 30 mil euros

Não existem voos diretos entre o Brasil e a Finlândia, mas a possibilidade de criação vem sendo discutida, segundo o embaixador no Brasil Jouko Leinonen. ;A distância entre nossos países é infelizmente grande. Mas, sim, os voos diretos são possíveis: em setembro do ano passado, foi rubricado o acordo de aviação entre o Brasil e a Finlândia ; e já é válido para empresas aéreas começarem a transitar por exemplo entre Helsinki, nossa capital, e cidades nordestinas como Recife e Fortaleza. Esses voos seriam razoáveis, com duração de 11h;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação