Turismo

Paris é sinônimo de tradição com estilo

Paris não cansa. A cidade oferece programas que satisfazem desde o clássico ao mais vanguardista dos visitantes. Cultura, história e gastronomia garantem a diversão

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/09/2019 10:00
Torre Eiffel ao pôr do sol

Paris, a Cidade Luz, tem, em suas belas paisagens, um convite para a descoberta do estilo francês de viver. É impossível não se render aos seus encantos lendários que garantem aos visitantes momentos inesquecíveis em qualquer época do ano. Por todo lado é possível se deparar com magníficas obras de arte, sejam guardadas em museus, sejam transformadas em monumentos que, ao longo do tempo, se tornaram tão famosos quanto grandiosos.

Além de ser um dos lugares mais charmosos e elegantes do planeta, a bela capital francesa é cheia de histórias para contar. Com um cenário inconfundível, oferece a oportunidade única de fazer uma longa viagem no tempo ; da pré-história ao século 20 ; por meio das centenas de monumentos distribuídos pelas ruas, prédios e locais religiosos, atualmente administrados pelo organismo estatal Centro dos Monumentos Nacionais (CMN). Vale a pena visitar ou revisitar os locais tradicionais.

À medida que você caminha pelas avenidas e ruas de Paris, mais belezas vão se revelando. Os parques e jardins são perfeitos para um passeio revigorante ou simplesmente para relaxar e ler um bom livro. As grandes pinceladas verdes na paisagem urbana, as fontes e os lagos proporcionam uma pausa cultural rica enquanto admira a vida parisiense. A beleza arquitetônica de prédios, casas, esculturas, espaços públicos reflete um estilo de vida intimamente ligado à cultura, à beleza e à história. Desde os pontos turísticos mais tradicionais aos redutos mais descolados, passando pelos boêmios, o bom gosto une o antigo ao moderno. Um luxo.


Em boa companhia

Jardim e fontes em frente à Torrel Eiffel
A Torre Eiffel, imensa obra de arquitetura, faz jus à fama. A vista que se tem do alto, em vários ângulos, é simplesmente incrível ; um espetáculo de tirar o fôlego. Criada por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889, em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, a ;Dama de Ferro; é majestosa e encanta não só pela sua grandeza e imponência, mas pelo que ela representa para o país e para o mundo. É uma visita quase obrigatória. Lá, é possível compreender a estrutura da cidade, dividida em 20 distritos (arrondissements), cada um deles reunindo quatro bairros. Ela pode ser vista de todos os pontos da cidade. Encantadora.

Museu do Louvre e praça
Mas, é na esplanada do Trocadéro onde se consegue as melhores imagens da estrutura imponente da torre. O espaço está exatamente em frente ao monumento e faz parte do complexo arquitetônico do Palais de Chaillot. No terraço do palácio, é possível fazer aquelas fotos com ilusão de óptica, onde o turista aparece segurando a torre nas mãos. Irresistível.

A ponte de Iena liga o Trocadéro à Torre Eiffel, sobre o Rio Sena. Aliás, navegar a bordo de um das centenas de barcos que fazem passeio por suas águas é uma boa opção de diversão, além de garantir uma perspectiva diferente da cidade e, principalmente, da torre. Ao longo das margens, as pontes, ilhas e os monumentos se integram ao charme de Paris. Emocionante.


Mergulho na cultura

Arco do Triunfo com bandeira francesa, em Paris
O que dizer da enorme pirâmide de vidro que, ao mesmo tempo em que contrasta com o estilo clássico da arquitetura do antigo Museu do Louvre, dá leveza à casa que abriga um dos mais invejáveis acervos de arte de todo o planeta? O ponto turístico tradicional é roteiro certo para os amantes de pinturas, música e arte em todos os estilos, por ser um dos mais belos e completos museus do mundo. Admirável.

A viagem à Cidade Luz não será completa sem uma caminhada ao longo da glamourosa avenida Champs Élysées. Seguindo até o fim do trajeto, é possível conhecer e admirar o Arco do Triunfo, um símbolo do patriotismo francês, construído por Napoleão Bonaparte como homenagem à glória do seu exército. Estimulante.

Delícias da culinária


Pessoas sentadas a mesas nas ruas de Paris
Um programa essencial para sentir o clima da vida à francesa é escolher um café charmoso para espiar a rotina dos parisienses que cultivam a arte de viver. Os cafés em Paris, com suas mesas pequenas, grudadinhas uma nas outras, são muito mais do que apenas cafeterias, é lá que servem várias delícias da cozinha francesa e onde é possível tomar o cafezinho de todos os dias, apreciar um bom vinho francês e até jantar. Enebriante.

A França é mundialmente reconhecida pela sua excelente gastronomia ; considerada uma das melhores do mundo. Desde 2010, a refeição gastronômica ;à la francesa; e seus costumes estão incluídos no patrimônio cultural imaterial da Unesco. No menu, pratos típicos da culinária francesa, que combina paixão, talento e experiência, cuja qualidade dos ingredientes é perceptível nos sabores e aromas dos pratos. Delicioso.

Segundo Carolina Valvazori, gerente do Restaurante Itacoa, do chef brasileiro Rafael Gomes, ganhador do Masterchef Profissionais em 2018, ;a grande variedade de restaurantes, cada um com o seu estilo próprio, conquista por sua diversidade e sofisticação. As criações do chef Rafael Gomes refletem a cultura brasileira e são preparadas com ingredientes frescos, saudáveis, locais e sazonais a qualquer hora do dia, sendo uma bela ocasião para quem deseja sentir a atmosfera de Paris com gostinho brasileiro;. Inovador.


Bebida dos deuses

Taça de vinho sendo enchida
Para os mais apaixonados por enoturismo ou para um simples apreciador, numa viagem à França, a visita às caves e a degustação de vinhos em Paris é um passeio tradicional e uma ótima maneira de descobrir o variado leque de opções que a França produz: tinto, branco, rosé, champanhe ; uma verdadeira viagem vinícola. Um convite ao pecado.

Para a sommeli;re Marina Giuberti ; primeira brasileira a conquistar o título BEP ; Brevet Professionnel de Sommelerie, empreendedora do Divvino Paris, ;fazer uma degustação de vinhos em Paris é um dos programas imperdíveis que você tem que fazer quando visitar a Cidade Luz. Cada taça é um mundo de aprendizagem, o que nos faz conhecer aromas, cores e sabores, garantindo ao visitante uma experiência completa e inesquecível de forma dinâmica, viva e atual sobre a enologia francesa.;Imperdível.

É de encher os olhos e a alma, tanta beleza, história, arte, cultura, diversão e modernidade. Em Paris, poderíamos passar uma vida inteira descobrindo os encantos da cidade. Com seu charme estonteante e cartões-postais monumentais, a capital francesa se tornou um sonho para um grande número de viajantes ao redor do mundo. Depois de conhecê-la, sem dúvidas, você ficará com um gosto de quero mais. Inevitável!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação