Publicidade

Correio Braziliense

Caminho secular

Antes de se aventurar pelos degraus irregulares da muralha, vale descobrir um pouco da história dessa construção de mais de 21 mil quilômetros e que atravessa praticamente todo o território do país


postado em 21/09/2019 10:00 / atualizado em 18/09/2019 10:50

(foto: Nahima Maciel/CB/D.A Press)
(foto: Nahima Maciel/CB/D.A Press)
 


Pequim (China) — A Grande Muralha não nasceu de forma única e foi construída aos poucos, ao longo das dinastias, como fortalezas para proteger o império das invasões nômades. Os primeiros trechos datam do século 7 a.C, mas boa parte foi construída mesmo entre os séculos 14 e 17. Localizada em Ju Yongguan, a cerca de 40km de Pequim, esse trecho da Grande Muralha é um dos mais equipados para visitação. É possível contratar pacotes com agências de viagem, mas também fazer o trajeto de táxi por cerca de R$ 120. Uma visita de um dia costuma sair por R$ 290.

Vários entrepostos marcam os intervalos da muralha, que servia também para delimitar fronteiras e facilitar o comércio da rota da seda. Na seção de Pequim, há sete entrepostos, cada um mais alto que o outro. O desafio é chegar ao último, por isso esse passeio merece um dia inteiro e bom condicionamento físico. Não tente subir tudo de uma vez porque, sim, é íngreme e mesmo com preparo, a empreitada pode ser complicada.

(foto: Nahima Maciel/CB/D.A Press)
(foto: Nahima Maciel/CB/D.A Press)

 
A dica é parar nos entrepostos, se abrigar do Sol, porque o verão de 40ºC da China é cruel, e contemplar a paisagem montanhosa. Sentar no cantinho dos degraus a imaginar a correria dos soldados pela fortaleza a cada alerta de inimigo também ajuda a mergulhar na história do local. Chapéu, boné, água, bolsa e roupas leves são recomendados. E na descida, se sentir reconfortado com uma frase atribuída a Mao Tsé-Tung: “Quem nunca escalou a grande muralha, não é homem de verdade.”



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade