Turismo

Perto do céu

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/10/2019 04:17
Do alto do Monte Carmelo, é possível ver o domo dourado do templo da fé Bahai



Haifa (pronuncia-se Raifa), é merecedora de muitas horas de contemplação, reza e conhecimento. Para quem pretende comprar escapulários, uma dica valiosa: só aqui eles são encontrados, mais exatamente no monastério carmelita Stella Maris (Estrela do Mar), no alto do Monte Carmelo. A igreja, centro mundial da ordem dos carmelitas, foi erguida sobre uma caverna associada aos profetas Elias e Eliseu. Fique com o celular a postos para registrar a escultura de Elias.

Importante lembrar que, do alto do Monte Carmelo, a paisagem se completa com o domo dourado do templo da fé Bahai. Nos jardins persas, fica o túmulo do Báb ; A Porta ou o Precursor. A fé Bahai prega a unidade de Deus à fraternidade da humanidade. Ao longe, como moldura, a vastidão do mar.

O roteiro leva em direção a Acre, também uma cidade portuária dos tempos antigos. Com o calor, nada mais convidativo do que levantar a barra da calça e molhar os pés no mar ; sempre vale lembrar que, em visita à Terra Santa, homens e mulheres devem usar roupas mais comportadas para entrar nas igrejas, sinagogas e outros lugares sagrados. O auge da cidade ocorreu na época das Cruzadas: em 1.104, foi estabelecido aí o Reino do Acre, comandado pelos Cavaleiros de São João.

A cada parada, o visitante não tem dúvida: a viagem é mesmo ;interior;, pois cada um vai entrando numa espiral de espiritualidade, história, cultura e, de forma plena, encantamento. Rumo à Galileia, chegamos a Safed, centro de religiosidade e cidade no ponto mais alto da região (800 metros acima do nível do mar). Quem saúda é a estátua do Judeu Errante.

Em Cafarnaum, a cidade onde Jesus morou durante três anos, estão as ruínas de uma sinagoga, onde grupos procuram uma sombra para suas orações e também as ruínas da casa de São Pedro, visíveis, embora com uma igreja construída nos locais, e uma imagem do apóstolo com as chaves. Nem precisa dizer que os turistas se esbaldam para eternizar os bons momentos na tela do celular. Na hora do almoço, à beira do Mar da Galileia, tem filé de peixe, salada, arroz, almôndegas de carne de cordeiro, peito de frango e batatas assadas. (GW)




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação