Turismo

Pacífico agitado

Duas cidades trabalham juntas para fomentar o turismo da costa oeste do país e mostrar ao mundo as belezas de suas águas esmeraldas. Cultura, aventura e culinária conquistam os brasileiros

Erika Manhatys*
postado em 15/10/2019 10:00

orla de praia com escadaria e pedras


Os belos tons de azul das águas cristalinas caribenhas são um desejo de 11 a cada 10 brasileiros. O México é um dos, se não, o mais famoso destino que abriga estes lindos mares, mas nuestro hermano latino guarda riquezas que vão muito além de seu Golfo. Do outro lado da costa e banhados pelo Oceano Pacífico, dois pequenos paraísos formam uma bela e harmoniosa dupla. Os distritos de Puerto Vallarta e Riviera Nayarit são destinos vizinhos e complementares e a diversidade é palavra-chave para ambos.

Piscinas rodeadas de coqueiros à beira-mar


As maravilhas naturais seriam atrativo o suficiente, mas a pujante cultura mexicana enche as ruas, os ares e os corações. As cores, aromas e sabores encantam quem todos que têm a sorte de conhecer as duas cidades. Bem explorada, a gastronomia mescla o requinte, que exige o luxo característico do local, com os costumes dos antigos nativos. E tudo contribui para que o turista seja conquistado pelo estômago. A ampla variedade de peixes e frutos do mar, tudo fresquinho, enseja mais de 50 variedades de ceviche.

Escultura de cavalo marinho à beira-mar


Resguardada pela Sierra Madre Ocidental, uma cadeia montanhosa que se estende por 1,5 mil quilômetros da costa oeste mexicana, a região está a salvo de tempestades. A topografia também é um deleite para os amantes de aventuras e esportes radicais. Ideal para a prática de tirolesa, rali, arvorismo, escalada, além dos esportes aquáticos como mergulho, snorkeling, trekking, kitesurf, as opções são incontáveis. E para os mais conservadores, as dezenas de campos de golf e os veleiros são a distração perfeita.

Clima tropical

Homem jogando golfe à beira-mar

Na contramão do que se espera, as praias dos estados de Nayarit e Jalisco, onde encontram-se a Riviera Nayarit e Puerto Vallarta, respectivamente, não são gélidas. Assim explica o porta-voz da I-Tour, Enzo Avezum. ;É importante ressaltar que não é um Pacífico de água gelada, diferente da Califórnia. A nossa disposição geográfica possibilita águas temperadas, e a prova disso são as baleias que vêm todo ano entre novembro e maio. É bem diferente da Califórnia e do Chile. Esse mito precisa ser derrubado;.

Dois oceanos, belezas distintas. Diversos da parte caribenha, os mares da costa pacífica não possuem coloração azul, mas esmeralda. Entretanto, a cristalinidade é uma dádiva observada nas duas costas e as areias douradas e brilhantes, também. Os dois destinos compartilham lindas praias, sol e sal, mas muito mais que isso. As atividades abrangem desde pride day a competições de esportes de ação que enchem as ruas de espectadores, como triathlon e mountain bike.

As rotas culturais também são bem exploradas, Enzo ressalta que a proximidade das cidades facilita o livre acesso aos variados tipos de passeios. ;Com a opção de voos entre os destinos, o turista pode chegar até Guadalajara e conhecer uma parte histórica das cidades. Como a cidade de Tequila (estado de Jalisco), onde ele poderá conhecer a produção de tequila premium do México. Neste itinerário, ele pode passar a noite lá e ir conhecendo as cidades que estão no trajeto até Puerto Vallarta, como San Sebastián del Oeste. Dá para fazer uma combinação histórica, cultural e de praias;, aconselha.

Brasileiros na mira

arcos de concreto em frente à praia

Na semana passada, representantes das duas cidades reuniram-se em Brasília para viabilizar a negociação dos destinos com agências de viagens nacionais. Consagrar a costa pacífica mexicana e mostrar que o belo caribe é uma das opções e não a única, hoje, é o desafio dos empreendedores e governo. Carlos Eguiarte, coordenador de promoções e vendas de Riviera Nayarit fala ao Correio que visita ao Brasil é para ;dizer ao público que há mais que Cancún no México; e mostrar a grandeza de seu país.

;Um sabor mexicano, belas praias, excelente gastronomia, muita história e sobretudo o México. Desejo que sintam nosso país e nossas tradições. Eu creio que está funcionando e, pouco a pouco, vamos tratar de convencer o público brasileiro desta nova opção, que eles precisam conhecer um pouco mais. Puerto Vallarta e Riviera Nayarit trabalham juntas, somos os únicos destinos que trabalham juntos para promover nosso México;, diz Carlos.

A costa pacífica, apesar de não ter a aclamação caribenha, é uma antiga conhecida do público brasileiro. Ou, pelo menos, um pedacinho dela, como explana Luis Villaseñor, diretor de promoções e relações públicas de Puerto Vallarta. ;Hoje, para o mercado mexicano, os brasileiros são um público muitíssimo importante. Antes mesmo de Cancún ser conhecido, já havia um destino bastante visitado pelos brasileiros que era Acapulco;.

;Hoje, em Puerto Vallarta recebemos mais de 5 milhões de visitantes, dos quais 45% são nacionais e 55% são internacionais. Dos estrangeiros, a maior parcela é de estadunidenses, seguido pelos canadenses. Já no plano latino-americano, o primeiro é a Colômbia, o segundo é a Argentina, e o terceiro é o Brasil. Vemos um grande potencial com o Brasil, pelo tamanho da população e queremos aproveitar a situação econômica do país. O poder aquisitivo aqui é melhor e o real é uma moeda forte ao chegar ao México;, afirma o representante de Puerto Vallarta.
Buraco de pedra que recobre praia
Luis defende que as diversas rotas turísticas mexicanas deveriam entrar no radar do viajante. ;O México é hoje um dos países mais visitados do mundo e, além disso, é um destino que deve ser revisitado, pois sempre há algo novo para conhecer. Temos Guadalajara que é uma cidade incrível e, até mesmo, a Cidade do México que tem muitos teatros e opções culturais. Além de lugares como San Miguel de Allende que foi considerada a mais bela cidade do país. Precisamos transmitir a mensagem de que há muitas opções de como desfrutar mais desse México;, diz.

A oferta de linhas entre os países aumentou, a Copa Airlines opera voos saindo de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e Bahia com destino a Puerto Vallarta. Todos com escala única no Panamá.

Novidade à vista

Em 2022, o mundialmente conhecido Cirque du Soleil inaugurará na Riviera Nayarit um complexo de entretenimento exclusivo. Além dos habituais espetáculos, o empreendimento contará com um parque aquático com atividades voltadas aos públicos de todas as idades. ;Não existe nada igual no mundo, e a ideia surgiu a partir da criação do Circo de los Niños, um projeto do cofundador do Cirque du Soleil, em San Pancho, cujo objetivo era ensinar arte circense aos jovens locais;, conta Enzo Avezum.

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação