postado em 06/11/2019 04:18
[FOTO1]Com o passar do tempo, a fragilidade humana se revela mais contundente. Portanto, é importante observar algumas práticas que tornam a viagem mais segura e confortável aos idosos. ;Nós fizemos um curso no Hospital das Clínicas, em São Paulo, sobre viagem para idosos e sempre recomendamos uma consulta prévia para ver como está a saúde e isso nós verificamos. Isso é importante para todos, imprevistos acontecem com pessoas mais velhas e também com as mais jovens. Outro ponto é que toda a viagem é realizada durante o período da primavera, porque as temperaturas não são extremas, nem muito frio nem muito calor;, explica a guia.
Toda a rota também deve ser pensada com atenção para atender às necessidades do grupo. ;Preparar uma viagem para esse público é bastante interessante e isso leva de seis meses a 10 meses. Haverá locais de acesso mais difícil, com subidas ou com maior trecho de caminhadas. Não excluímos estes locais da rota, mas diminuímos o tempo de permanência neles. Por exemplo, nem em todos os trechos haverá descida e caminhada, eles só serão avistados do transporte;, diz Alessandra.
Tudo programado para que a viagem seja a melhor experiência possível para o viajante. ;O importante é que possa ficar hospedado no mesmo lugar por mais dias para que não fique cansativo. Escolher dois destinos combinados onde um deles seja no meio do caminho, possibilitando uma parada. Isso também vale para os voos, pois viagens muito longas em avião podem acarretar em problemas circulatórios. Também vale cuidar dos hábitos culturais do destino, saber se o idoso tem alguma restrição alimentar. Esse é um problema que já tivemos e que pode ocorrer com públicos de variadas idades, mas a saúde do idoso é mais frágil. Portanto, merece maior atenção;.
Viajantes cativantes
Com a bagagem da vida recheada de experiências, o público da terceira idade é encantador. ;Esses idosos são pessoas ávidas de conhecimento e de desbravar locais diferentes. Elas estão interessadas na cultura que elas vão absorver durante a viagem. A percepção mais importante do cliente idoso é que ele enxerga a viagem de uma forma totalmente diferente. Ele tem sede por conhecer e por descobrir. Saber da história e das peculiaridades de cada local. E sim, eles aproveitam a viagem como nenhum outro. Por isso, tenho tanto prazer em trabalhar especificamente com este público;, conta Alessandra.