Turismo

Vilarejo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/11/2019 04:18
[FOTO1]

O povoado de Santana do Rio Preto, conhecido também como Cabeça de Boi, merece visita por sua conexão com a natureza. O vilarejo, datado do século 18, preserva várias nascentes de água e uma fauna variada. É nessa região que estão localizadas algumas das cachoeiras da cidade. A tradicional festa de Itambé do Mato Dentro, o Festival da Banana ocorre anualmente em julho.

Destaque para as pinturas rupestres, a aproximadamente três quilômetros da praça central do vilarejo, abrigadas no sítio arqueológico Serra do Veado. É possível encontrar desenhos de animais como veado, peixe, tatu e boi em diversos tamanhos. Do local também há uma visão panorâmica do vilarejo e da Serra do Lobo e Pico do Itacolomi, além do Rio Preto e Rio Peixe.

A cidade é reduto de águas que encantam e relaxam entre as pedras da Serra do Espinhaço. As cachoeiras e poços naturais, além de proporcionar deliciosos banhos, permitem a prática de esportes radicais como escalada, rafting, rapel e tirolesa. No povoado da Cabeça de Boi também há cachoeiras para aproveitar.


Cachoeira do Lúcio

Com queda de aproximadamente 4 metros e uma mata ciliar no entorno, há um belo poço propício ao banho e uma pequena prainha. O percurso é simples e é a cachoeira mais próxima do Centro da cidade. Um trajeto de aproximadamente dois quilômetros.


Cachoeira da Vitória

Uma das maiores cachoeiras da região, com aproximadamente 75 metros em queda livre. Fica a quatro quilômetros do município e uma trilha de 30 minutos até o poço.


Cachoeira da Serenata

São três quedas sequenciais formando duas piscinas naturais. As duas primeiras quedas têm cerca de 20 metros cada. Está a 10 quilômetros da cidade, na saída para Morro do Pilar, na extensão do Cânion da Serenata.


Cânion da serenata

Desfiladeiro com paredões abruptos circundado por mata de transição e córrego com grande volume, formando cachoeiras com quedas sequenciais de 40m e belos poços propícios ao banho. Localizado a 10 quilômetros da sede, na saída para Morro do Pilar, e 20 minutos de caminhada.


Cachoeira do Funil

Um ótimo lugar para esbanjar selfies nas redes sociais. Apresenta uma pequena queda d;água, com destaque para as piscinas naturais e o córrego do Rio Preto, propícios ao banho.


Cachoeira das Crioulas

Queda com 30 metros, que esconde uma gruta com 200 metros de extensão. Conta-se que, antigamente, as grutas da cachoeira eram usadas para encontros secretos entre fazendeiros e escravas. A trilha não é sinalizada.


Cachoeira do Entacado

Em meio à bela paisagem, essa cachoeira de águas transparentes é um dos bons atrativos que a região oferece. Antes de cair em queda livre, a água passa por um poço que proporciona excelentes banhos.


Cachoeira do Lajeado

É formada a partir de pequenas corredeiras em laje de pedras. Suas águas cristalinas são ótimas para banhos.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação