Turismo

Viver é a maior viagem

Na hora de definir a viagem, idosos preferem destinos que incluam programação variada. A comodidade deve estar a um passo de distância, assim como pontos de atendimento médico

Erika Manhatys*
postado em 27/11/2019 04:17

[FOTO1]


;O uso das viagens serve para regular
a imaginação por meio da realidade, e assim,
em vez de imaginar como as coisas talvez
sejam, você vê como elas realmente são.;


Samuel Johnson


Um mundo sem fronteiras é o sonho de qualquer alma viajante, e para descobrir os encantos que existem por aqui não há idade, não há limitações além daquelas criadas pela mente. E para aqueles que sabem desfrutar o melhor da vida, também sabem que a idade é um número que anda cada vez mais desvalorizado, prestes a levar à falência quem se agarra a ele.

Viajar faz bem à alma e à saúde, ;a viagem dá no mínimo mais um ano ou dois de vida. Eles (idosos) vão ganhar vida;, diz Celso Kaufman, empresário de 79 anos. Para ele, sair de casa e percorrer novos caminhos ainda é o melhor remédio. ;Velho tem é que sair de casa;, diz entre risadas. Kaufman tem uma larga experiência em viagens, já que visitou países nos cinco continentes, e, entre os amigos, se tornou uma espécie de consultor.
[FOTO5]
Com as novas tendências de estilo de vida, os idosos têm mesmo preferido as ruas ao conforto de casa. E para atender a esse público, que anda bastante antenado, o mercado turístico está se adequando para conceber produtos que atendam às necessidades e exigências da terceira idade. Que o diga Aurélio Rovo, 76, que costumava viajar sozinho, mas mudou o hábito: ;minha mulher proibiu;, brinca. ;Agora, prefiro ir com os amigos ou com a família. É melhor viajar reunido com os coroas, que são gente boa, a gente se diverte. E velho é bom estar em conjunto, porque estamos sempre propensos a ter um treco. Então, estar bem assistido é mesmo fundamental;, diz o aposentado, que viajou recentemente para o Rio de Janeiro, com a mulher e um grupo da terceira idade.


Não fugindo à regra, a porta de entrada de nosso país, o nosso litoral, é um dos destinos queridinhos da galera experiente. ;Existe uma certa preferência que são destinos de praia, na sua grande maioria. O diferencial na escolha do destino será a programação;, explica Junior Lins, diretor executivo da agência de viagens Bancorbrás.

Para muito além de desejar ver belos cenários, o viajante da melhor idade quer ser surpreendido e envolvido pelo destino escolhido. Por essa razão, os resorts são uma boa pedida. ;Com ampla gama de programação já definida, os resorts trabalham com sistema all inclusive, bebidas incluídas. Há equipe que monitora a recreação, existem atividades noturnas temáticas, como jantares dançantes. O grupo não dispersa tanto, todos participam das opções de lazer ofertadas;, diz Junior.

De acordo com o representante da agência, há outros destinos brasileiros que despontam como ideais para os idosos. Ambos na região Sul, Foz do Iguaçu e Gramado encantam por sua beleza natural. ;A contemplação de natureza que é bem exuberante, as cataratas, além da possibilidade de visitar três países em um único dia. Tudo isso é chamariz de Foz. E Gramado por si só é um case de sucesso para o turismo nacional;.

Portugal em voga

Foz do Iguaçu desponta como roteiro ideal par a idosos

Agradando a viajantes de todas as idades, Portugal tem se destacado na lista de destinos mais cobiçados. ;Está sempre no projeto e sempre é uma pedida. Não dá para dissociar Portugal do Brasil. Nos sentimos acolhidos, tem a questão do idioma que influencia bastante, mas Portugal por si só tem uma gama que pode explorar bastante. Sobretudo a gastronomia e os excelentes vinhos, além da contemplação de estar na Europa e encontrar nossas raízes;, diz o diretor da Bancorbrás.

;Acabei de chegar de Portugal, estava em Lisboa. Hoje, a grande moda para os brasileiros é Portugal. É um fluxo incrível de brasileiros, desde o garçom ao executivo;, comenta Celso. O empresário defende até uma partida sem volta para a terra de nossos irmãos europeus. ;É muito interessante para o aposentado ir para lá, o serviço médico é muito bom, o que é bastante importante para a terceira idade, e ele oferece uma segurança absoluta e uma tranquilidade. É o grande atrativo para os brasileiros se mudarem para lá;.


Vendo o mundo do navio

[FOTO3]
Um modo antigo de explorar o mundo e viver a experiência da viagem, sem pressa e tendo o caminho também como destino, os cruzeiros são uma excelente escolha para o público mais velho. Completos, os navios são sinônimo de comodidade, além da diversidade de atrações que podem ser desfrutada a uns passos. ;Cruzeiro é bom para velho, para terceira idade. Eu sou conhecedor disso, porque eu estou nessa idade;, brinca Celso Kaufman.

Com todos os serviços inclusos e as opções de lazer disponíveis viajando junto com o hóspede, os cruzeiros são uma experiência ímpar. ;Cruzeiro é bom, porque a gente entra no navio e esquece de tudo. Abre a mala e põe na cabine e esquece. Tem comida e bebida na hora que quer e tem uma série de programas, cassino, jogos. Tudo que tu podes imaginar de entretenimento, tu encontras num cruzeiro;, entusiasmado conta o empresário.

A vasta opção de pacotes contempla os vários públicos e suas exigências. Celso indica planejamento. ;Hoje tem cruzeiros de todos os preços, para gente milionária e classe média, basta se organizar e saber comprar. O problema é saber escolher e comprar certo. As pessoas ficam assustadas achando que cruzeiro é caro, mas não, tem de todos os preços;.


De ônibus, de graça

Bonde elétrico nas ruas de Portugal
Para as viagens interestaduais, idosos podem fazer valer o direito da gratuidade no transporte rodoviário. Mediante o que rege o Estatuto do Idoso, passageiros com mais de 60 anos que possuam renda mensal de até dois salários mínimos poderão viajar gratuitamente ou com desconto de 50% no valor da passagem.

As empresas de transporte rodoviário interestadual devem reservar dois assentos a cada viagem para atender à gratuidade. Caso esses dois lugares já tenham sido ocupados, passa a viger a regra dos 50%. A regra só vale para os ônibus convencionais, o benefício não é estendido aos veículos executivos, semileitos ou leitos.

Para adquirir o espaço gratuito, o idoso deve requerer a passagem junto à empresa até 3 horas antes da viagem. Passado o prazo e se nenhum idoso tiver requerido o direito, os lugares reservados podem ser comercializados normalmente. O idoso deverá apresentar documento de identidade e também outro que comprove a renda, podendo ser: Carteira de Trabalho; Comprovante de contribuição do INSS ou de regime próprio particular ou privado.


* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação