Turismo

Liberdade para explorar

Contar com um veículo na viagem ao exterior facilita os deslocamentos. Mas é preciso observar alguns pontos para se planejar e economizar. A escolha do modelo depende das atividades programadas

postado em 06/12/2019 10:00

[FOTO1]

Quem pretende viajar para fora do país, pode considerar o aluguel de um automóvel e desfrutar das paisagens, além de flexibilizar os horários da programação. É preciso lembrar, no entanto, que em algumas cidades, a locomoção é complicada, há carência de locais de estacionamento, que por sua vez, são muito caros. Viajar pelas rodovias é bem mais fácil e, em muitos casos, há cobrança de pedágio. Um item importante é um GPS, embora os turistas possam usar aplicativos de locomoção em todos os países. Para garantir total tranquilidade na hora de alugar o carro, a Rentcars.com aconselha algumas medidas para facilitar a experiência.

Serviço

; Idade mínima

O padrão para viagens nos Estados Unidos e na Europa é de, no mínimo, 25 anos, mas pode haver variação dependendo do país escolhido. Algumas locadoras oferecem uma opção de pagamento da taxa underage (menor de idade), que permite ao viajante locar um carro mesmo abaixo da idade mínima exigida por meio de uma taxa adicional na reserva.

; Habilitação necessária

É essencial que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul, por exemplo, o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde ; um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru. Mesmo assim, é importante ficar atento às normas e regras para trafegar além da fronteira brasileira. Na Europa, recomenda-se que tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passaporte. Já nos EUA, o estado da Geórgia solicita obrigatoriamente a PID; para outros estados, a recomendação é consultar diretamente a locadora para mais informações.

; Internacional

Por incrível que pareça, é simples de se obter a PID. Uma vez que o condutor tenha a sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emissão da carteira internacional, mediante uma taxa.

; Cartão de crédito

O cartão de crédito é um requisito para a locação e é usado pela locadora na caução de garantia ; que nada mais é do que o bloqueio de um valor (predeterminado) no cartão do responsável pela reserva. Após a devolução do carro o valor é devolvido integralmente.

; Receber e devolver

Na maioria dos casos é possível alugar em uma cidade ou país e devolver em outro, mas é recomendado consultar a disponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço.

; Quilometragem livre

O ideal é alugar veículos com quilometragem livre, até porque, se ela for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais não é baixo.

; Seguro incluído

Opte pela cobertura mais completa possível. Dessa forma, evite problemas em casos de danos ao veículo, receba garantia de proteção contra colisões em terceiros, seguros de vida e quaisquer outras ocorrências que possam acontecer durante a locação do carro.

; Tanque de combustível

Alguns pacotes já incluem o serviço de tanque de combustível e permitem a devolução do carro com o tanque vazio. Se esse serviço não fizer parte do pacote na hora da retirada do carro, o veículo deverá ser abastecido antes da devolução.

; Economize na locação

É possível economizar na hora de alugar um carro para viagens no exterior com a Rentcars.com. Por meio da plataforma, é possível parcelar reservas internacionais no cartão de crédito sem pagar a alíquota de 6,38% para operações de crédito no exterior (IOF).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação