[FOTO1]
Que a cerveja é uma das paixões do brasileiro, não há dúvida. Por esse motivo, ao planejar uma vigem às terras germânicas, um roteiro que não pode faltar é saborear a bebida alemã, considerada uma das melhores do mundo. O país, no entanto, está em terceiro lugar no consumo da bebida por ano. Os alemães bebem anualmente, em média, 107 litros por pessoa. Os brasileiros estão em 17; no ranking, com uma média de 62 litros por pessoa, por ano. De fato, no país estão muitas das mais renomadas cervejarias do mundo. Mas há muito mais em terras germânicas a se saborear além da bebida feita de malte ; só para ficar no ramo da gastronomia, o joelho de porco assado é imperdível, e é uma opção para quem quer conhecer mais que os tradicionais salsichões.
Porém, a Alemanha tem muito mais a oferecer. Com uma população que ultrapassa os 80 milhões de habitantes, o país tem mais de 2 mil anos de história e guarda uma cultura tradicional, grandes monumentos, paisagens encantadoras, cenários artísticos e um povo acolhedor e divertido. A vida noturna é agitada em diversas cidades. Para visitar o país, o brasileiro não precisa de visto. A infraestrutura turística oferece hotéis e restaurantes de boa qualidade e pessoal bem treinado para facilitar a vida do visitante. O inglês é utilizado como segundo idioma.
Inovação e tradição andam lado a lado nas metrópoles. Joias seculares estão escondidas em cidadelas charmosas. Tudo isso interligado por um eficiente sistema ferroviário, que encurta distâncias e torna a jornada muito mais agradável. A cosmopolita Berlim e a badalada Munique são pontos de parada obrigatórios para todo turista. Mas não se contente com elas, nem com as rotas tradicionais. Pelo caminho, há diversas paragens que enriquecem o roteiro e aquecem o coração dos viajantes com cenários que ficarão marcados na memória.
Munique
A capital bávara é famosa pela centenária Oktoberfest, que dura duas semanas e, acredite, não agrada apenas aos cervejeiros de plantão. Ladeando os pavilhões das cervejarias (com capacidade para mais de 1 mil pessoas), há barracas de comidas típicas e um colorido parque de diversões com inúmeros brinquedos para todas as idades. Fora do roteiro tradicional de Munique, há atrações bem pitorescas, como o surfe nas ;ondas; do Rio Eisbach, no Jardim Inglês ; um dos maiores parques urbanos do mundo, com mais de 400 hectares.
Colônia
[FOTO3]Cortada pelo Rio Reno, a cidade tem como principal cartão-postal sua catedral, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco. Entre as preciosidades da igreja, em estilo gótico, datada de 1880, está uma arca contendo os restos mortais dos reis magos, o que fez de Colônia um dos destinos de peregrinação mais importantes da época medieval. Outra curiosidade: a catedral resistiu bravamente a nada menos que 14 bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.
Hamburgo
Famosa pelos canais, a cidade que tem o maior número de milionários entre a população da Alemanha pode não estar na lista de muita gente, mas deveria. Com construções imponentes, encanta aos olhos. No excêntrico Bairro de Saint Pauli, a Beatles Platz eterniza os Beatles com uma escultura em metal dos garotos de Liverpool. A obra está ali porque foi em um clube situado naquela localidade que a banda inglesa fez uma de suas primeiras apresentações.
Frankfurt
[FOTO5]Quem vai a Frankfurt acreditando encontrar apenas um dos centros financeiros mais importantes do mundo ; é a casa, por exemplo, do Banco Central Europeu ; vai se surpreender. Além de modernos arranha-céus, a cidade abriga muitas construções históricas e uma das mais belas praças da Alemanha, a R;merberg, com seus prédios coloridos, com a típica arquitetura alemã.
Heidelberg
Conhecida por seu castelo (de onde se tem uma vista privilegiada da cidade) e pela universidade, a mais antiga da Europa e uma das mais prestigiadas do mundo, a pequena Heidelberg é considerada uma das mais românticas cidades alemãs. Situada no vale do Rio Neckar, não por acaso recebe 3 milhões de turistas por ano e merece muito mais do que um bate e volta de trem.