postado em 11/12/2019 04:18
[FOTO1]De fato, é uma delícia passear pelas ruas que circundam as casas com fachadas decoradas, muitas vezes com flores e plantas. O visual é romântico e surpreendente a cada esquina. A 150km de Hanover e 200km de Berlim, Quedlinburg, no Nordeste do país, possui outras atrações. A igreja de São Servatius abriga os túmulos do primeiro rei alemão, Henrique 1;, fundador da dinastia Ottoniana, e de sua esposa, Matilde, que foi venerada como Santa Matilde.
Há também o Museu do Enxaimel e o Museu dos Vitrais e inúmeros ateliês artísticos e artesanais como opções turísticas da cidade.
Quem se interessa por arte pode visitar a Galeria Feininger, que expõe as obras expressionistas de Lyonel Feininger (1871;1956). O pintor, artista, cartunista e caricaturista norte-americano deu aulas no Bauhaus ainda na primeira fase, em Weimar, onde a escola estreou, em 1919.
Quando retornou aos Estados Unidos, perseguido pelos nazistas, Feininger deixou alguns de seus trabalhos com o arquiteto e colecionador Hermann Klumpp, de Quedlinburg, que manteve o acervo escondido e salvo da destruição. Hoje cerca de 40 peças estão em exibição na Galeria Lyonel Feininger. A coleção é composta de xilogravuras, litografias, desenhos e esboços datados de 1906 a 1937.
Há, na cidade, edificações em estilo Bauhaus, algumas preservadas e outras danificadas durante os tempos da cortina de ferro.
Apesar das atrações da cidade medieval, não se vê tantos visitantes, como em outras localidades turísticas da Europa. Também há menos moradores hoje que há três décadas. Quedlinburg teve decréscimo populacional e hoje conta com menos de 25 mil habitantes. O problema é que, depois da queda do Muro de Berlim, muitos jovens se mudaram para as cidades maiores em busca de emprego e oportunidades. (AMC)
Caridosa
Esposa do rei Henrique I da Alemanha, Matilde era adorada pelo povo por ser caridosa e participar ativamente do reinado, construindo hospitais, conventos e escolas. Ela é bastante admirada na Alemanha, Itália e Mônaco. Sua festa é celebrada no dia 14 de março. De Santa Matilde, descenderam os reis de Portugal e a Família Imperial do Brasil.