Turismo

Do mercado à catedral

Aproxima-se o fim do ano e as ruas de Helsinque se enchem de luzes e das cores do Natal. Além dos passeios pela cidade, e apesar do frio, visitas aos templos religiosos são bons programas para os visitantes

Gustavo Werneck/Estado de Minas
postado em 19/12/2019 10:00

[FOTO1]


Um belo passeio ao ar livre, apesar do frio, é caminhar pelo centenário mercado à beira do Mar Báltico. No caminho, uma rápida visita à Capela Kamppi, que muitos conhecem por Capela do Silêncio e teve projeto dos arquitetos Mik- ko Summanen, Niko Sirola e Kimmo Lintula. O templo é administrado em conjunto pelas congregações luteranas de Helsinque e pelo Departamento de Serviços Sociais e Cuidados de Saúde da Cidade. Construída com três tipos diferentes de madeira e 11,5 metros de altura, a capela, na parte externa, tem paredes revestidas com um tipo especial de cera. Uma boa surpresa para os brasileiros: a capela fornece folheto com informações em português.

Durante a caminhada, as vitrines das lojas chamam a atenção dos turistas. Como todo ambiente em Helsinque, a calefação torna o lugar mais aconchegante. Numa vitrine, caviar de todos os países do Norte europeu e regiões da Rússia, carne de rena, e um doce (halva) no formato de queijo que, segundo a vendedora, leva pistache e outros ingredientes.

Nada como apreciar a decoração na região Central, onde uma árvore de Natal, no cenário, ganhou o tom prata e o efeito é magnífico, ainda mais no breu em que os dias se tornam no fim do outono. Segundo os moradores, novembro é o mês menos indicado para visitar a cidade, pois chove muito. Mas vale a pena cada passo, pois, muitas vezes, a sensação é de estar ;dentro; de um filme, ainda mais quando só se vê a silhueta das pessoas encapotadas passando sob as luzes meio mágicas e o piso molhado refletindo prédios e faróis dos carros.

Com a proximidade do Natal, é preciso destacar um personagem familiar ao universo infantil e figurinha fácil em qualquer esquina do planeta, em dezembro. Pois é ele mesmo, o Papai Noel, que sai lá da sua vila na Lapônia, ao Norte da Finlândia, para viajar pelo céu com suas renas e povoar os sonhos de meninos, meninas e, claro, dos adultos que não deixam de lado um pouco de fantasia ; e, cá para nós, é possível viver só de realidade? Quem acreditar no contrário, que faça seu pedido a Santa Claus, que deu origem ao bom velhinho e já está ;turbinando; o trenó para deixar a terra dos lapões.

Já nas barracas do mercado, uma infinidade de produtos, como frutas típicas, doces, peixes, quitutes e curiosidades. Em uma das bancas, é possível encontrar geleia de blueberry colhida na Lapônia, a terra do Papai Noel. Para enfrentar o frio, uma profusão de chocolates. Quase um pecado, que pode ser perdoado com a visita à Catedral de Uspenski, que pode ser vista ao longe, desde as imediações do porto onde as embarcações atracadas formam um cenário bucólico.

O templo da Igreja Ortodoxa fica numa parte mais alta, onde se chega subindo uma escada de pedra. No pico da torre central, uma cruz dourada quebra o tom ocre avermelhado da construção, que pode ser vista como um imponente castelo. No interior, não deixe de apreciar as imagens dos santos (ícones).

Sons do Natal

Cânticos invadem a catedral luterana e convidam a população a saudar o nascimento de Jesus Cristo

A Catedral Luterana foi originalmente construída como tributo ao czar Nicolau I da Rússia (1796-1855) e grão-duque da Finlândia. Até a independência da Finlândia, em 1917, ficou conhecida como Igreja de São Nicolau. No período pré-natalino, a programação nas ruas inclui feiras e concertos, além das belíssimas decorações com milhares de luzinhas brilhantes que anunciam a chegada do Natal.

Para chegar ao templo, é necessário vencer cerca de 50 degraus. Mas vale a pena. Adiantando os festejos natalinos, a partir do mês de novembro, é possível assistir aos concertos de Natal e ouvir os sons envolventes do gigantesco órgão de tubos instalado na catedral. Neste ano, um coral masculino, regido pelo jovem maestro Ilkka Aunu, e com alguns números a cargo da soprano Jenni L;ttil;, a programação atrai centenas de pessoas.

Feira


Uma curiosidade local é uma boa dica para turistas: evite ingerir bebida alcoólica nas ruas, já que é proibido vender qualquer tipo de bebida alcoólica. É mais fácil ser preso vendendo isso do que drogas. Aproveite as ruas para admirar as fachadas dos prédios, o movimento dos moradores e a impecável infraestrutura da cidade. Não se vê lixo nas ruas, sequer um pedaço de papel jogado na calçada.

[FOTO3]
Na feira de Natal, tradicional evento em muitas cidades europeias, há uma enorme variedade de produtos artesanais e os mais diferentes tipos de Papais Noéis. Nas barracas lindamente decoradas, os objetos natalinos encantam os visitantes, mas atraem a população local, que aproveita para adquirir produtos típicos para a ceia.(GW)


Onde mora a lenda

Em finlandês, Papai Noel é Joulupukki, mas se você falar Santa Claus as pessoas, no país nórdico, vão entender, ainda mais que todo mundo fala inglês ; a segunda língua é o sueco. Reza a lenda que o velhinho mora no Extremo Norte, numa casa coberta de neve, na companhia de Mamãe Noel e das renas que puxam o trenó, no Natal. Mas há outra versão: ele habita as montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia, partindo no fim do ano para levar presentes para as crianças. A história teria se originado nas boas ações, para com os pobres, de um bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d. C. De todo jeito, em pleno século 21, vale mais acreditar nos corações dispostos a distribuir afeto, esperança e paz.

Para saber mais

Vista de praça iluminada na Finlândia

Aos pés da Mantiqueira


Quer sentir um gostinho da Finlândia em plena Serra da Mantiqueira? Pois no Bairro de Penedo, em Itatiaia (RJ), fica a única colônia do país nórdico no Brasil, e que, em 2019, está em plenas comemorações de 90 anos da chegada dos pioneiros. Além disso, Brasil e Finlândia celebraram 100 anos de relações diplomáticas. Portanto, a festa está completa.

Distante 160 quilômetros da capital fluminense, Penedo guarda tradições finlandesas, principalmente na culinária. No Clube Finlandês, há uma exposição comemorativa aberta até o fim de dezembro e o turista não deve perder a visita ao Museu Eva Hilden. No Shopping Pequena Finlândia, de um condomínio de lojistas, a decoração traz a beleza do Natal e tem a Casa do Papai Noel, o mais famoso personagem do país nórdico. Se a visita não for agora, dá para ver a Casa do Papai Noel durante todo o ano, pois fica à disposição todos os fins de semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação