Publicidade

Correio Braziliense

O que está no radar de viagem em 2020?

Conheça novas tendências que prometem conquistar o coração dos viajantes no próximo ano. O turista busca roteiros diferentes e criativos


postado em 20/12/2019 10:00 / atualizado em 18/12/2019 12:04

(foto: PxHere/Reprodução)
(foto: PxHere/Reprodução)


O mundo muda, constantemente, transforma-se. A inquietude dos novos tempos e de suas atuais gerações faz parecer que nossas voltas no espaço ocorrem duas vezes mais rápido. Os hábitos de consumo acompanham a juventude antenada e consciente, que valoriza a experiência de mergulhar na cultura do destino, explorando o belo no cotidiano. O mercado turístico acompanha este movimento e abusa da criatividade na hora de criar roteiros.

Neste ano, o Rio de Janeiro foi escolhido para abrigar uma dessas experiências únicas de viagem, mais precisamente no alto do Morro da Urca, primeira parada do bondinho do Pão de Açúcar. A Booking.com, plataforma de viagens e acomodações, transformou um bonde desativado em um aconchegante quarto de hotel. O evento relâmpago disponibilizou duas diárias, no mês passado.

Dois hóspedes e seus acompanhantes desfrutaram a oportunidade única de dormir e acordar em um teleférico de 1972, sobre uma plataforma que tem os melhores cartões-postais como paisagem. Com direito a um passeio guiado, as diárias também incluíam jantar servido no Clássico Sunset Club, localizado no topo do Morro do Pão de Açúcar., além de um café da manhã montado em um bonde de 1912, estacionado ao lado da acomodação. Muitas vantagens e um valor super-acessível, R$ 200.

“Essa iniciativa sem precedentes é só mais um exemplo das diversas experiências de viagem inesquecíveis que os viajantes podem aproveitar nos mais de 6 milhões de anúncios”, disse Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com Brasil. As reservas para o bondinho foram finalizadas em tempo recorde: em menos de três minutos, as vendas foram debitadas dos cartões dos dois sortudos que venceram a gigantesca fila de espera.

A Booking inova na oferta de acomodações diferentonas. Além do bondinho, também montou um quarto em formato de abacate, para marcar o Dia Nacional do Abacate, data comemorativa australiana. O Avo-condo também esteve disponível por duas noites. As diárias custaram cerca de R$ 256, ou $100 AUD. Experiências únicas ou ideias mirabolantes? O fato é que as ofertas atraem um público que está antenado em uma nova forma de turismo. Desde os aventureiros aos estudiosos, passando pelos curiosos.

No próximo ano, a empresa pretende oferecer novas experiências com base em pesquisas que revelam pelo menos cinco tendências que prometem conquistar o coração dos viajantes em 2020. Foram entrevistados 22 mil viajantes de 29 países. O levantamento também levou em consideração os 195 milhões de avaliações verificadas de hóspedes em seu site.

 

 

 

Destinos alternativos 

(foto: Pixabay/Reproducao)
(foto: Pixabay/Reproducao)


Mudar a rota do primeiro destino para o segundo que vem à mente é uma alternativa que está agradando. Metade dos brasileiros entrevistados (51%) disseram querer contribuir para reduzir o turismo excessivo. Desses, 53% estariam dispostos a mudar o destino escolhido por uma alternativa similar e não tão conhecida, caso a mudança resulte em um menor impacto ambiental.

A preocupação com o meio ambiente é uma crescente entre os turistas, 74% gostariam de ter acesso a um serviço que disponibilizasse informações e dados de destinos onde o aumento da atividade turística poderia contribuir positivamente com a comunidade local.


Companhia especial    

(foto: Pixnio/Reproducao)
(foto: Pixnio/Reproducao)

Destinos e acomodações que estejam preparados para receber um pet estão na lista de preferências de 51% dos brasileiros. Mais da metade dos entrevistados planejam levar o seu bichinho de estimação na próxima viagem em 2020. Desses, 59% afirmaram estarem dispostos a pagar valores mais altos para se hospedar em acomodações pet friendly.

O mercado turístico está atento às demandas e a Booking.com garante que a oferta de ambientes preparados com serviços inclusivos para pets tem aumentado no site, com todas as comodidades pensadas para o bichinho e seu dono, pois quase dois terços dos brasileiros (65%) dizem que seu pet é tão importante quanto um filho. Número que está 10 pontos à frente da média mundial (55%).


Pé da estrada sem pressa   

(foto: Marina Brioche/CB/D.A Press)
(foto: Marina Brioche/CB/D.A Press)

Em 2020, a moda será ir com calma. Mais da metade (56%) disse que optará por meios de transporte mais lentos, tudo para reduzir os danos ambientais. Outros 72% afirmaram preferir um caminho mais longo para ter tempo de curtir a experiência de locomoção. Portanto, transportes como bondinhos, barcos e bicicletas estarão no radar dos viajantes e dos prestadores de serviço.

Em especial os trens têm se tornado objeto de desejo na hora de escolher um modo de cair na estrada; o trajeto percorrido pela máquina já é um dos grandes atrativos da viagem. A massiva maioria dos turistas brasileiros (75%) afirmou ter interesse em fazer essa viagem de “volta ao tempo”, passando algumas horas nos vagões.


Tecnologia aliada às viagens    

(foto: Pexels/Reproducao)
(foto: Pexels/Reproducao)

Contar com a ajuda da tecnologia na hora de escolher um destino é um facilitador do qual os viajantes não abrem mão. A pesquisa mostrou que 7 a cada 10 brasileiros entrevistados (73%) esperam que recursos tecnológicos sugestionem novos destinos surpreendentes.

Outros 59% disseram que usarão aplicativos que tornem sua experiência de viagem mais prática e prazerosa. Para o planejamento da viagem, 55% dos entrevistados brazucas pretendem usar aplicativos previamente para encontrar as várias opções de lazer em um único lugar.


Boa mesa, para que te quero?      

(foto: GoodFreePhotos/Reproducao)
(foto: GoodFreePhotos/Reproducao)

Escolher o destino pensando na gastronomia local é uma tendência forte para 2020. Quase quatro em cada cinco brasileiros entrevistados (78%) disseram que vão direcionar seus planos para destinos com oportunidades gastronômicas únicas. Lugares que ofertem rica variedade de alimentação baseada na produção local. Fortalecer a cultura é um forte nos dias atuais. 

 


* Viajou a convite da Booking.com

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade