Turismo

Os encantos da neve

Quem decidiu fugir do calor dos trópicos, neste início de ano, e arriscar uma experiência diferente no Hemisfério Norte, a dica é seguir alguns conselhos para não mergulhar numa fria. Há diversão para todos nas estações de esqui

Correio Braziliense
postado em 05/01/2020 10:00

Quem decidiu fugir do calor dos trópicos, neste início de ano, e arriscar uma experiência diferente no Hemisfério Norte, a dica é seguir alguns conselhos para não mergulhar numa fria. Há diversão para todos nas estações de esqui

O inverno no Hemisfério Norte começou, oficialmente, em 21 de dezembro e termina no final de março. Embora o brasileiro demonstre preferência pelas praias quando planeja o destino de férias ou recesso, muitos descobriram os encantos da estação mais fria na parte de cima do planeta. Principalmente, nos destinos onde é possível encontrar neve.

Quem nunca viu, certamente irá se encantar e descobrir diversas formas de diversão. Muitos viajantes aproveitam para curtir todo o glamour de estações de esqui. As mais charmosas e famosas  já estão cobertas de neve e repletas de atrativos para a alta temporada, que pode ir até meados de abril. É uma boa oportunidade para quem pratica ou sonha em praticar esportes de neve. Mas, como lidar com a vontade de esquiar sem ter experiência no assunto?

Praticar esportes de neve requer, além de atenção, destreza, equilíbrio, preparo físico, espírito aventureiro e, claro, alguma noção da modalidade. Este último fator, aliás, pode influenciar diretamente a sua experiência. Algumas dicas da Interpoint Viagens e Turismo, agência de viagens especializada em viagens de luxo e experiências de inverno podem ajudar aquelas que nunca tiveram contato  com o esqui ou snow.

Antes  de pensar em pegar o esqui ou a prancha de snow e deslizar por aí, lembre-se de que o bom desempenho na prática do esporte escolhido vai depender da sua mobilidade. O importante é qualidade, não quantidade. Portanto, é altamente recomendável que se utilize roupas adequadas (de preferência, coloridas) para a prática, como calças, meias e casacos impermeáveis. Nada de utilizar duas meias, três casacos e duas calças. Isso só reduziria os movimentos te faria cair mais rápido. Vale lembrar que as estações de esqui possuem roupas para aluguel ou venda.

Além das roupas, é de extrema importância a utilização de equipamentos de segurança, mesmo que a pista, aparentemente, não represente perigo. Outro fator importante para observar é o tamanho dos equipamentos. Eles devem estar perfeitamente ajustados nos seus pés. Caso contrário, haverá a perda de aderência e, consequentemente, inúmeras quedas. Os equipamentos também podem ser alugados.

 

Esquiar sem medo 

 

 

Pessoas se equilibrando em esqui na neve

Instrutor

Se você está pensando em pular esta dica e partir para o Youtube, esqueça essa ideia. Esquiar exige mais do aluno. Faça uma ou mais aulas com algum instrutor local, se possível. Só assim você poderá ter uma noção melhor do esporte e evitar acidentes e tombos desnecessários. Cair é inevitável, ok? Mas fazendo umas aulinhas você poderá cair menos.

Ambientação

Antes de começar a esquiar é importante se adaptar aos equipamentos e à neve. Faça um reconhecimento da área a ser esquiada, caminhe calçando as botas de esqui, faça movimentos para se adaptar às roupas e não se esqueça de usar protetor solar e óculos escuros.


Lições

 

 

Pessoas esquiando na neve entre bandeirinhas
Equilíbrio e posicionamento são as chaves para aprender a esquiar. Mantenha os joelhos sempre flexionados e incline o corpo para frente, utilizando os bastões como auxílio. Desta forma, você evitará quedas e conseguirá esquiar como manda a cartilha.

Freio

Agora que você tem noções de posicionamento e está ambientado com a neve, é de bom tom saber frear. Um dos movimentos básicos para frear é conhecido como cunha, em que as pontas dos pés são viradas para dentro. Basta abrir bem as pernas e fechar os esquis para dentro, mas sem cruzá-los.

Curvas

Realizar curvas no esqui é relativamente fácil, mas tudo depende da velocidade em que se está conduzindo o esqui. Quanto mais devagar, mais fácil. Simples assim. Se você não tem noção e muito menos intimidade com a neve, é melhor andar tranquilamente. Caso você se descuide e precise realizar uma curva de forma mais rápida a dica é: incline o corpo para o mesmo lado da curva.

Cuidados

Esquiar requer cuidado, até porque a neve encobre muitas coisas, como pedras. É muito importante ficar atento ao caminho que se está percorrendo. Então, nada de ficar olhando para o equipamento ou para o chão, pois isso dá mais medo. Olhe somente para frente, pois será mais fácil para desviar de algum obstáculo a tempo.

Evolução

Treine muito antes de arriscar pistas com maior grau de dificuldade. Geralmente, elas são classificadas de verde (as mais fáceis) à vermelha ou até preta (as mais difíceis). Aventure-se somente após conquistar plena confiança e equilíbrio nas pistas mais fáceis. Todo cuidado é pouco.


Divirta-se

 

Pessoas esquiando em ladeira nevada com montanhas ao fundo
E por último, mas não menos importante, divirta-se. Mas lembre-se: antes de sair esquiando por aí, previna-se. Use sempre os equipamentos de segurança e escolha bem o local onde terá o seu primeiro contato com a neve.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Pessoas se equilibrando em esqui na neve
    Pessoas se equilibrando em esqui na neve Foto: Visit California/Divulgação
  • Pessoas esquiando na neve entre bandeirinhas
    Pessoas esquiando na neve entre bandeirinhas Foto: Corralco/Divulgação
  • Pessoas esquiando em ladeira nevada com montanhas ao fundo
    Pessoas esquiando em ladeira nevada com montanhas ao fundo Foto: Antarctica Expeditions/CB/D.A Press

Tags