Correio Braziliense
postado em 17/01/2020 10:00
A cidade de Jundiaí, a cerca de 1 mil quilômetros de Brasília (aproximadamente 10 horas, de carro), foi eleita recentemente o melhor destino de turismo rural de São Paulo pelo prêmio Top Destinos Turísticos, por escolha e indicação popular. O município tem mais de 300 propriedades que abrigam plantações de uvas, restaurantes, pousadas e trilhas que levam o turista a reviver momentos de contato com a natureza, curtindo com a família, além de uma vivência totalmente diferente de outros roteiros e hotéis.
Na segunda semana de janeiro, começa a tradicional Festa da Uva, que segue até 2 de fevereiro. O desfile de abertura percorreru as principais ruas, com as presenças da rainha Joyce de Oliveira, da primeira-princesa Tamires Fernandes e da segunda-princesa Geovana Alcântara. Em sua 37ª edição, o evento tem como objetivo comemorar o surgimento da uva niágara rosada, que é típica da região. Na festa, é possível encontrar os principais produtores reunidos no Parque da Uva e aproveitar para conhecer um pouco de cada um, além de música dos grupos de tradições italianas. Na entrada, sempre há um grupo de teatro contando a chegada dos imigrantes italianos à região.
Neste ano, a programação da festa está focada nas crianças, com brincadeiras ao ar livre como amarelinhas, cirandas, pega-pega. O fato de esta edição destacar o universo lúdico da infância tem motivo: a cidade é a primeira do estado e a segunda no país, após Boa Vista, capital de Roraima, a integrar a Rede Latino-Americana — Projeto Cidade das Crianças, que contempla os programas Comitê das Crianças e Ruas de Brincar, que têm como objetivo a implementação de políticas públicas que valorizam o protagonismo nas tomadas de decisões que reforçam a importância do ato de brincar. A iniciativa é resultado das adesões do município à rede e ao Instituto Alana. Por isso, para as crianças de idade e de espírito, o convite às brincadeiras está feito.
Jundiaí tem um roteiro interessante para quem gosta de se aventurar. A Serra do Japi está a poucos minutos do centro da cidade e é uma área de mata preservada com cachoeiras e nascentes, cascatas, mirantes, trilhas. Além da Serra do Japi, há algumas propriedades particulares na região, também destinadas ao ecoturismo e que recebem grupos para se aventurar em suas trilhas.
Os passeios não param por aí, a cidade guarda muitas propriedades rurais para conhecer. São restaurantes, adegas, rotas turísticas, barracas de frutas, artesanato e muito mais. É possível optar por um café colonial em uma das propriedades cercadas pela natureza, como é o caso da Villa Brunholi, que também participa da Festa da Uva com as bebidas da sua adega. Também é impossível deixar de passar na Adega Maziero, que todo ano tem seu concorrido pão de uva sendo disputado na festa. Por isso, se ficar uns dias a mais na cidade, vá até lá e prove diretamente no local. E não deixe de provar a famosa coxinha de queijo, sempre um atrativo da festa, que se tornou patrimônio imaterial da cidade.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.